segunda-feira, outubro 27, 2008

Coisas aqui do burgo... (Com Adenda e Actualização)

Se queres que o teu filho leva* porrada de outros miudos! Se desejas que o teu filho é** roubado no caminho! Se pretendes levar porrada de funcionários da CMB! Se achas graça a que uma comunidade invada uma escola e parta tudo o que aparece na frente! Então, temos a solução para ti: inscreve o teu puto na Escola de Santa Maria. É provável que ele não aprenda muito mas, se sobreviver, no futuro vai ter histórias lindas para assustar criancinhas!***

Adenda: Esta tarde (pelas 18h15) o Conselho de Opinião vai debater este tema: em estúdio Arminda Canário, que, segundo notícias, foi agredida nesta escola.
* se eu não fosse tonto, teria escrito "leve"
** se eu não fosse tonto, teria escrito "seja"
*** ao ler este post o leitor é levado a pensar que foi escrito por um ex-aluno desta escola: não corresponde à verdade. Os excelentes professores que tive, não mereciam estas patéticas linhas!


Adenda 2: Pode ouvir aqui o programa Conselho de Opinião
Actualização: Após uma reunião, os responsáveis decidiram que tudo está resolvido! Ufa.. ainda pensei que existisse ali um problema sério!

22 comentários:

  1. Por agora, as coisas já acalmaram por essas bandas...mas fica mais um episódio a registar nessa já longa história...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:44

    O problema da Escola é falta de policiamento. E porrada naquela gente que não se pode falar, porque é rácismo!!

    ResponderEliminar
  3. Há dois anos que alerto a presidente do C.P. sem qualquer resultado prático. Agora é que acordaram para o problema da violência?
    Aqui há gato...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16:53

    O SR. RESIDENTE DA CAMARA TUDO FEZ PARA QUE ELES "CIGANOS" VIESSEM PARA BEJA, ELE AGORA QUE RESOLVA O PROBELEMA

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22:46

    Você não sabe do que fala. Portanto é melhor estar calado. Fale do que sabe. Por acaso tinha vontade de dizer mais umas coisas, mas a educação que os meus pais (uns simples operários e não uns sofisticados doutores) me deram não o permite.
    Maria Ribeiro

    ResponderEliminar
  6. Maria Ribeiro: o que foi dito por mim, que não sejam meras referências a links da imprensa?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo23:17

    Já fui professora na EB 2,3 Santa Maria e tive que me refugiar numa outra escola em Beja. Desde já a minha total solidariedade para com os professores e auxiliares de acção educativa que tentam trabalhar o melhor que sabem naquela escola. Mas a minha solidariedade não vai para os doutores no Conselho Executivo. Sou uma professora que teve de fugir das tiranias e do fascismo em Santa Maria perpetrados pela presidente do CE e os seus acólitos.

    Quando a violência era embrionária, mas os professores que realmemte davam aulas e os funcionários que lidavam com os miúdos todos os dias já sabiam o que ia acontecer, a malta do conselho executivo escarrava para o ar, incentivava os alunos e os pais a irem queixarem-se à escola dos professores. Não conseguiu manter a ordem, intimidava professores e agora é o que se vê. A psicóloga sempre apoiou os alunos marginais em todos os disparates que eles faziam mas nunca conversou com eles como devia ser para que ajudasse a resolver problemas. Aliás ela era mais um problema.

    E agora? Acreditam mesmo que a sra. ministra da educação e a câmara vão ajudar a resolver o problema?

    ResponderEliminar
  8. Anónimo00:04

    H está a ver, pelo que foi relatado no post anterior, como eu tinha razão e vosse estava a falar do que não sabe. A incompetência do conselho executivo daquela escola não deve estar relatada nas noticias que leu. É pena.

    ResponderEliminar
  9. @anónima - Eu limitei-me a fazer "colagens" da opinião publicada! Não encontra uma palavra minha sobre a Escola em si (onde tenho amigos e sei "versões" do que se passa!).
    Sobre o CD, nunca me pronunciei, exactamente por não saber o que se passa. Mas... não é preciso estar dentro da escola, para concluir o que é óbvio: responsabilizar o CD pela recorrente violência é uma parolice. Admito que o CD tenha cometido erros, como admito que não! Mas este caso é muito mais vasto que isso!

    ResponderEliminar
  10. Já imaginaram a turma dos EX.OS EX TODOS. Os Ex que foram expulsos daquela escola; os EX que foram expulsos das outras escolas e os EX que como não foram expulsos abandonaram a escola porque achavam que já sabiam tudo.
    Imaginem uma sala de aula com 20 personagens destas todas juntas. Eu tenho uma turma composta apenas por estes EX. EX que estão ali porque, como um me disse, precisa de mostrar ao senhor da bata prêta ( entenda-se juiz) que até já se portar melhor(está cheio de processos crime "até ás orelhas").
    Alguem imagina o que é estar um dia inteiro com este grupo que faz questão de se auto- denominar de Gang.
    Já tenho uns anos de experiência formativa, tenho tido grupos diferentes e dificeis, mas como este nunca.

    ResponderEliminar
  11. Desculpem mas deve ler-se " já se está a portar melhor"

    ResponderEliminar
  12. e mais uma vez uma situação em que os professores têm toda a razão é aproveitada por alguns para malhar na avaliação dos professores!

    andam sempre á boleia, estes....

    e aquele sr do bigode das manifs dos profs,já apareceu? de certesa que se vier lá aprece no telejornal á porta da escola a culpar a avaliação dos professores, a ministra, e os mesmos do custume...

    será mesmo culpa das avaliações ou da ministra? isto só acontece nas escolas? e nos hospitais? e nos CTT? e na seg social?

    culpados somos todos nós! que permitimos que sucessivos governos fossem amolecendo as penas...

    para começar retirem os rendimentos minimos(aqui culpo o governo, este e os anteriores) e os beneficios de habitação social( e aqui a camara) a quem não se sabe comportar devidamente.

    Que a sociedade não tenha de pagar os vicios de quem rejeita as suas regras mais básicas.....

    ResponderEliminar
  13. Anónimo08:49

    h, "leve" porrada ; "seja" roubado...M&M

    ResponderEliminar
  14. @M&M - Estou chocado com a minha própria estupidez: dois erros na mesma frase, mesmo para mim, deverá ser um record. Haja parvoice!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo21:31

    É incrivel como persiste em ofender e achincalhar os alunos de Santa Maria. O meu filho foi aluno de Santa Maria durante 5 anos. Este ano anda no 10º ano na D. Manuel (não sei se conhece), dos vários testes já feitos este período, teve sempre das melhores notas da turma. Por ele e por outros como ele peço-lhe que se CALE!!!

    ResponderEliminar
  16. @anónimo -
    ONDE ofendi os alunos desta escola? Mais. Acha MESMO que estes eventos não tem consequeÊncia na aprendizagem?
    Amanha, deixo aqui link para o Conselho de Opinião, onde um familiar falou da escola e UNICO sitio onde falei sobre o tema! Não vai ouvir uma palavra sobre os alunos da escola!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo desculpe que lhe diga mas a verdade é que não há regra sem exepção. Quero com isto dizer que o facto do seu filho ser um bom aluno, e desde já lhe dou os meus parabnes, não significa que se tenha de dizer que aquela escola é um exemplo de escola quando na verdade está a anos luz de a ser. Pois olhe eu estou como o outro e digo-lhe que o meu filho "JAMÉ" seria aluno daquela escola. Aliás se fosse um exemplo de escola qualquer professor teria orgulho em ser lá professor quando na verdade muitos se pudessem "fugiam de lá". Não é ofensa para os professores, pais ou alunos falar-se da realidade dos factos. Tapar o sol com a peneira foi talvez o maior erro em relação a este assunto que, como consequência teve os resultados que estão á vista de todos.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo18:43

    H-Todo o seu post, e até o ponto 3 da adenda, sugerem que os alunos de Santa Maria são marginais e burros, ou então, poderão vvir a sê-lo. Esse familar de que fala, será a mesma pessoa que se expôs praticamente nua num jornal sesacionalisra, ou será, aquela que deu uma entrevista a um programa de TV, do mesmo estilo do jornal, e que expôs uma nenor para que todo o pais ficasse a conhrecer bem a sua cara (onde estão as Comissões de Protecção de Menores nestas alturas), ou será, que essa pessoa tem credililidade porque é Srª Doutora.
    Em resposta à sua pergunta - Acha MESMO que estes eventos não tem consequeÊncia na aprendizagem? - acho que tem razão. todas estas situações prejudicam os alunos. Mas sabe o que prejudica mais os alunos daquela escola? É a falta de qualidade profissional (para não dizer mais) de alguns professores daquela escola, e felizmente que para o bem dos alunos não são todos.
    Em resposta à notivaga. Penso que não será de Beja, porque se é está mt enganada quanto à qualidade das outras duas escolas (Mário Beirão e Santiago Maior), desta cidade. Ainda a semana passada houve problemas graves na Mário Beirão e a comunicação social não disse nada. Quanto aos professores realmente é pena alguns terem que se ir embora, mas também é pena que alguns lá continuem à muitos anos, nos mesmos lugares (Conselho Executivo) e talvez esses tenham prejudicada mais a escola até agora, do que meia dúzia de arruaceiros.

    ResponderEliminar
  19. @anónimo - Vou responder-lhe honestamente. Tive o cuidado de reler o que escrevi: as primeiras linhas são remissões para a imprensa e, penso, que a única frase minha susceptitvel de ser lida como indelicada para os alunos é "provável que ele não aprenda muito mas, se sobreviver, no futuro vai ter histórias lindas para assustar criancinhas!"
    E reitero: claro que podem haver alunos excepcionais, mas, com a experiência de quem dá aulas há uma década, não estão reunidas condições para uma boa aprendizagem.
    MAis. Faça como eu: volte a ler o que escreveu. E veja, quem de nós, mais atacou a Escola...

    ResponderEliminar
  20. Anónimo20:15

    Eu não tenho dúvidas, de que aquela, é uma escola com muitos problemas. Tenho é a certeza que, muitos deles poderiam ter sido evitados, por quem agora se vitimiza, e acha que resolve os problemas com a mesma técnica, que as mães arruaceiras o fazem.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo11:16

    Nao é que o H precise de defesa pq no meu entender nao atacou ninguem mas a escola em assunto é um problema dos grandes. Existem lá professores bons, tal como alunos bons. Mas quantos alunos só estao lá pelo rendimento de inserção???? Isso sim devia vir a publico e depois espelharem quem causa os arruaços e os problemas. Serão mesmos os alunos??? A educação começa em casa meus Srs, não na escola e a escola não devia ser tipo um contentor para despejar os miudos. Eu MUDEI a minha filha e se quiserem podem criticar mas não acho saudavel crianças de 8 anos com GANGS. Vá e agora podem me dar porrada que tenho as costas largas.

    ResponderEliminar
  22. @Pedro - tocou num ponto que me parece crucial e que ainda não tinha sido esbatido!
    Não tenho certezas, mas, preocupa-me MUITO esta tendência de juntar na mesma escola crianças de 6 anos com adolescentes de 16 e 17! Acho que isto deveria ser repensado, com IMENSO cuidado!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!