quarta-feira, outubro 29, 2008

A Educação, a Ministra e a Gentalha que finge que pensa a educação...

Tenho sido um acérrimo defensor da Ministra da Educação. Disse há cerca de dois anos no Conselho de Opinião, que o futuro prestará tributo a esta Ministra e que muitos dos que agora a achincalham lhe vão erigir uma estátua. Claro que lhe reconheço disparates: mas é a anos luz de distância a melhor Ministra da Educação do Portugal democrático.
E continuo a pensar o mesmo: mesmo num momento em que é crime dizer bem desta Ministra. As avaliações dos docentes, a separação de carreiras e o fim da promoção automática, o horário continuo e as aulas de substituição, são medidas cruciais, que no futuro vamos perceber a importância. Dito isto, pergunto? Quem é a "gentalha" que a aconselha?
O que passa na cabeça do CNE para propor a passagem obrigatória até ao 12º ano?
Não me "forniquem" com o exemplo Finlandês: Portugal não é a Finlândia, aqui não neve e faz noite meses seguidos e nós não somos nórdicos: procurar importar modelos, aplicá-los à pressa em sociedades totalmente diferentes é uma imbecilidade!
Goste ou não a esquerda, o nosso problema não é manter na Escola quem não quer estudar, mas precisamente o contrário: compreender que a universalidade do acesso ao Ensino é um direito, não uma obrigação e encontrar mecanismos para expulsar do ensino todos aqueles que, por comportamentos recorrentes, provam não merecer o exercício desse direito! Por mais que a dureza do principio ofenda as meretrizes imaculadas!

6 comentários:

  1. Anónimo19:56

    Não sabe o que foi a divisão da carreira, as aulas de substituição, nem a avaliação dos professores... lamento que se defendam tais medidas impostas duma forma nada democrática! Consulte o modelo de avaliação do Chile... e compare com o modelo de avaliação nos vários países da europa...

    ResponderEliminar
  2. @anónimo 7.56 - Sei bem o que são. E da mesma forma que respeito o seu direito a discordar, folgo em ver que reconhece o meu de gostar.
    BEm sei que no actual contexto é quase crime defender a Ministra. MAs faço-o: porque não acho que a razão seja a voz da maioria!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:24

    Parabéns à sra. ministra. Cada ano que passa mais afunda a escola pública. Tira a classe média que pretende subir na hierarquia social e deixa lá o esterco que só serve para partir, bater e falar mal. Parabéns aos xuxas, estão a trabalhar bem. Os ricos, os padres e os outros parasitas da escola pública estão a adorar.

    O alentejo tem 4 das 20 piores escolas do país, ou seja, com os piores resultados, não necessariamente más. No entanto, mesmo partindo do princípio que estes miúdos são excelentes pessoas, como vão arranjar empregos decentes e bem remunerados sem terem atingido competências que lhes permite competir com os portugueses do litoral.

    A mim cheira-me que o alentejo não vai sair do fundo da tabela, completamente refém do investimento estrangeiro ou investimento público e incapaz de atingir uma massa crítica de empresários competentes capazes de puxar pela nossa terra. Obrigado socialismo.

    ResponderEliminar
  4. @anónimo - Pode mandar-me link (ou mail) com o ranking de todas as escolas? Desde já obrigado!
    A tempo: faço-lhe a pergunta que faço sempre: consegue dar-me um nome de uma Ministra da Educação melhor?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:39

    Veiga Simão

    ResponderEliminar
  6. Anónimo23:52

    Ranking aqui:

    http://www.jn.pt/infos/ranking.pdf

    Liceu de Beja tem uma boa classificação, aliás como nos anos anteriores, desde que há ranking. Há uma tradição de exigência que não é obra do acaso.
    JN tem muitas notícias sobre o ranking das secundárias. Por vezes há bons comentários dos leitores.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!