sexta-feira, outubro 10, 2008

Hoje é Dia de Teatro... (Actualizado...)


... no Pax Julia, Sala Estúdio. E amanhã também. E sexta também.
Basicamente é uma peça de Teatro escrita por alguém que é o Autor, encenada por um tipo que é o encenador, produzida pelos seus produtores, com um tipo a representar e a Mói Chéri Ademar.
Desconto especial para os leitores do Viagra e Prozac que, apresentando o cartão de leitor, pagam exactamente o mesmo que os outros.

Actualização: Fui ver a peça. E faço post porque gostei. Mesmo. Porque se não tivesse gostado, provavelmente assobiava para o lado e ficava caladinho. Apesar de, como o leitor sabe, é perfeitamente possível fazer um post calado, pelo que a escolha do vocábulo foi um disparate. Como é disparatado estar agarrado à semântica em vez de estar a falar da peça...
Mas dizia. Gostei mesmo! Já escrevi algo similar no passado, mas repito-me: o Lendias de Encantar têm a imensa vantagem competitiva de poder ter música do Paulo Ribeiro. E mais uma vez, é poética a forma como a música brinca com o texto, como preenche os vazios.
Mas, apesar do elogia à música (que vindo de mim, não sei se é grande coisa) sou mais um gajo de texto! E este é um texto realmente bom; texto contemporâneio, bem escrito, com bom ritmo, por um autor daqueles que não tem medo do público, um daqueles desavergonhados que têm a distinta lata de achar que o teatro existe para o público e escrevem para que as pessoa assistam. (devia escrever o nome do Autor, mas estou de rabo no sofá e com demasiada preguiça para me levantar e ir buscar a sinopse. Por falar nisso, não na sinopse, mas no rabo: não quero ser queixinhas ou alimentar polémicas, mas aquelas cadeiras da sala estúdio arrumam o rabito de um gajo. Bem sei que muitos dos frequentadores estão habituados a ter o rabito mutilado, mas valia a pena pensar numa alternativa àquelas cadeiras).
De regresso à peça, gostei realmente da encenação: muito física (NA. espero bem que a televisão seja leve ou o coitado do actor chega à noite com os braços arrumados), diferente sem ser extravagante, com bom ritmo (achei o guarda-roupa o elo mais fraco!).
Deixei para o fim, um parágrafo sobre os actores: ele, não conhecia e achei que esteve bem. E ela? Bem... a actiz é a Ana Ademar (Moi Chéri para quem acompanha o blogue), pessoa que, não tenho o prazer de conhecer. Tomámos um café de dez minutos uma única vez, quando fez de mim um homem feliz - (não pense maldades; fez de mim feliz porque me ofereceu a 4ª temporada da Anatomia, numa edição oficialissima, da melhor pirataria do mercado - se a ASAE ler este texto, esta parte é mentira!) - pelo que, não tenho com ela a menor intimidade, apesar de brincar com ela na blogosfera. Ainda assim, não vou escrever que esteve muitissimo bem - e por acaso, esteve mesmo - porque podiam interpretar as minhas palavras como uma hipócrita gentileza. Por isso não a vou elogiar: mesmo ela merecendo. Digo apenas uma coisa! Uma miuda de vinte e poucos anos, que, sendo miuda é gaja, sendo gaja, com toda a certeza que é vaidosa, que aceita rapar o cabelo para encarnar um papel numa peça de Teatro, diz tudo sobre o empenho com que se oferece à arte. O resto? Meu bom leitor, se quer saber o resto, levante o rabinho do sofá e, amanhã à noite (Hoje), em vez de ficar em casa a ver telelixo e coçar os tomatinhos, passe pelo Pax-Julia e perceba porque em dado momento das nossas vidas, cada um de nós, também não foi a Bagdad..

PS - Para os indevidos efeitos, venho sublinhar o facto de ter escrito um post sobre a peça com várias linhas, sem em momento algum ter feito nenhuma alusão às cuequinhas da actriz, ou outra qualquer piadinha de gosto indecoroso, contrariamente ao que este tipo fez aqui...

4 comentários:

  1. Excelente publicidade, é à lá h :))

    ResponderEliminar
  2. Então sempre voltou!!!
    Bem Vindo!
    Já o não esperava!
    Férias de 2 meses só conhecia para os Juízes de outro tempo!

    ResponderEliminar
  3. ontem à tarde tentei deixar aqui um comentário, mas pelos vistos não deixei... era para agradecer a a publicidade "grates" e aque assim já tinha direito a dois bilhetitos...
    ora agora já não faz sentido! o que faz sentido é um obrigada por teres ido e pelas palavras que aqui deixas. obrigada :-)
    quanto à ausência de comentários às cuequinhas... um valente obrigada! ;-)

    ResponderEliminar
  4. Comentando a Adenda:

    1º a tv é leve (as duas...)
    2º também só falei com ela cerca de 10 minutos (bem, nem tanto) e também tive logo a sensação que é uma excelente pessoa, mesmo sendo do signo gémeos (como eu)
    3º não "rapou" o cabelo uma vez, mas sim, duas vezes!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!