Pessoalmente, não acrescento nada ao que escrevi no passado!
"O que nunca ninguém diz, porventura com medo de parecer vaidoso, é que a inteligência tem um preço: a solidão" (Nuno Lobo Antunes)
sexta-feira, abril 30, 2010
Pulido Valente...
Pessoalmente, não acrescento nada ao que escrevi no passado!
Porque perguntar não devia ofender!

A ser apenas para substituir esta deputada, fica desde já a proposta para que seja substituída por aquela menina altruísta que foi apanhada a fazer no parlamento aquilo que os partidos há anos nos fazem a nós!
Um passeio na Ovibeja!
Depois, com o passar dos anos, mudou a minha relação com a Feira. Gosto, defendo-a, visito-a - embora mais do que um ano não tenha conseguido ir - mas não sinto o encanto dos primeiros anos. Muito mais por mim, do que pela feira em si!
Visitei-a esta tarde! Numa hora de pouca confusão, como gosto de fazer, de forma a ver a feira com olhos de ver! E a Ovibeja está igual a si mesma! Gosto de enaltecer a inteligência de quem a tem e reconheço sapiência da organização em saber esconder a crise, que objectivamente se nota! Não há muitas novidades, mas parece-me uma crítica fútil: quem visita outras feiras nacionais e internacionais, sabe que tendem a repetir-se!
Voltei ao Pavilhão do Azeite, mantenho a opinião sobre a sua excelência - apesar de não ter tido muita sorte com a guia - mas tinha gostado de ver algo novo! Não ia destacar o Pavilhão da CMBeja, mas li hoje umas bocas, pelo que vi com alguma atenção: e, como qualquer pessoa que olhe sem cegueira histérica, reconheço que está muito bom! E que vai no caminho que me parece correcto, i e, privilegiando a dimensão económica da cidade.
Não comi na feira! Nem sequer uma fartura! Mas vi restaurantes cheios, apesar da hora da tardia e confesso que me deu fome, apesar de ter almoçado há muito pouco tempo! Embora isso não seja propriamente uma novidade para mim!
Sobre o número de visitantes, no momento que escrevo estas linhas, faltam-me dados para opinar! Mas acredito piamente que como em todos os outros anos, no fds vai haver uma enchente terrível, reforçando o impacto da Ovibeja.
Porque a Ovibeja é o melhor que a cidade tem para oferecer! Porque é uma Feira maior que a cidade! E por mais que seja a ambição, não acredito que a cidade consigo realizar outro evento com esta dimensão!
quinta-feira, abril 29, 2010
Não entendo esta gente!

Nota: Cartoon de Luis Afonso!
Coisas que é complicado dar um título...
Quando entrei sabia que não ia encontrar ninguém! Porque os anos passaram e eles regressaram à sua Bragança Natal! Mas foi impossível não sentir a nostalgia das recordações que o tempo não consegue roubar! E a estranheza desconfortável de ver quase vazias as mesas sempre cheias, onde mulheres deslumbrantemente ocas nos revigoravam as hormonas, as saudades das tardes de cerveja a recordar noites históricas!
Só tomei um café! (e por acaso fui dar uma mijinha, mas não acho que deva referir isso no post!). Quando saí, fiquei na dúvida entre estar triste ou contente por ter regressado...
quarta-feira, abril 28, 2010
Moda Lisboa
Começou a Ovibeja (Com Passatempo)

terça-feira, abril 27, 2010
Pediram-me para fazer um post...
Então...
Bom Noite ou Bom dia...
Finja que escrevi algo aqui sobre maminhas, que sempre foi um tema interessante neste blogue ou sobre reprodução animal in vitro, que estou certo é algo extremamente interessante e que espevita os neurónios! Ou ainda sobre a importância do fogo de artifício como qualificador de democrata, o que permite que a caixa de comentários fique repleta de coisas giras!
segunda-feira, abril 26, 2010
É o fim do mundo em cuecas fio dental, meu bom leitor! Um atentado ao bons costumes!!!

E nem sei o que vos diga! Uma pouca vergonha: não consegui ver um único gajo giro lá dentro!
domingo, abril 25, 2010
Está há 5 anos a esperar pelo momento de bater palmas! Será hoje?! (Com Adenda)
sexta-feira, abril 23, 2010
O aproveitamente turistico do Alqueva

Tenho dúvidas que seja possível fazer aqui uma discussão, mas o tema está lançado!
Nossa Senhora

De forma a evocar Nossa Senhora de Fátima, a Atlantis fez este peça comemorativa em cristal, que já está à venda!
Uma coisa não tenho a menor dúvida: muita gente vai comprar a peça a gritar "ai meu Deus"!!!
quinta-feira, abril 22, 2010
Testes de Direito
"A Assembleia da República aprovou, em complemento à lei sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, um diploma com o seguinte teor:
Artigo 1º- É admitido o casamento poligâmico entre seres humanos.
Artigo 2º- Desde que exista um projecto de vida em comum, podem contrair casamento um ser humano com um animal vertebrado doméstico.
a) Se procurasse defender a constitucionalidade do diploma, que argumentos utilizaria? (5 vals.)
b) E se lhe fosse pedido defender a sua inconstitucionalidade, quais os argumentos que usaria? (7 vals.)"
Ainda querem falar dos meus casos?!
O Frango Gay

Finalmente alguém coloca o dedo na ferida e diz aquilo que já todos sabemos há muitos anos: o frango de aviário faz dos homens maricas! Ou carecas, sendo que, a falta de cabelo num consumidor de frango é a prova provada da sua enorme capacidade sexual no coito com o outro sexo! Aliás, bastava olhar para a posição do frango para perceber que só podia ser uma mariquice!
A revelação pertence a um bonito rapaz, muito macho e Presidente do Pais dele, chamado Evo Morales e suscitou centenas de manifestações no mundo inteiro, exigindo a proibição da venda de frangos a não gays. (no caso dos gays, o consumo de frango torna-os hetero!). No caso da foto, pode ler-se no cartaz em chinês "não comas o frango, come-me a mim, que também sei ficar de 4 e podes enfiar-me mais que o limão".
Uma nota breve sobre comunicação social regional...
Quem tem genuína paixão pela comunicação social, preocupa-se com a sua integridade e independência, combatendo a subserviência económica e a dependência dos poderes políticos; por isso, desde há anos enquanto cidadão, tenho escrito e falado sobre a independência da imprensa, especialmente da imprensa regional, da qual, amiúde sou crítico, divergências que assumo e assino, na luta por uma maior transparência, valor que me parece o mais importante num órgão de comunicação social!
Uma guerra nem sempre simples de travar, tantas vezes isolado, perdido na hipocrisia daqueles que se queixam em surdina sem coragem de dizer alto o que gritam em grupos fechados.
Pelo que fica dito e pelo muito que ora se cala, é uma surpresa agradável perceber que recentemente algumas vozes se começaram a preocupar com a transparência da comunicação social; acho estranho, que essas mesmas vozes tenham ficado caladas, provavelmente por distracção, quando dinheiro dos municípios pagavam um jornal totalmente ao serviço de caprichos partidários ou quando outro órgão de comunicação era obscenamente subsidiado por dinheiros municipais, para desinformar consoante o interesse do dono! Infelizmente, por esses dias, os novos arautos da liberdade da informação, estavam distraídos, tremendamente ocupados, para agora emergir dos buracos, gritando como pegas virgens, procurando confundir para baralhar, ao abrigo do velho principio de que quem não está comigo está contra mim!
Tenho pena, que gritem tanto, sem perceber o essencial: que a absoluta independência não existe, porque os jornalistas são homens e com tal não imunes às suas próprias convicções, aos seus desejos, muitas vezes aos seus preconceitos, porque os órgãos de comunicação nem sempre consegue ser independentes do poder económico, porque outros são cobardes e se entregam ao conforto de receberem para ser a voz do dono! Mas terrivelmente importante é a transparência: que sejam os leitores através do mercado a fazerem a sua triagem entre o verdadeiro jornalismo e a propaganda, entre quem interpreta as duas faces da notícia e os outros que se limitam a tomar uma das posições; que os cidadãos exijam ao Estado, central e e local, independência na informação, que cedam à tentação da manipulação por instrumentos políticos ou económicos. Porque não há verdadeira cidadania nem verdadeira democracia, sem órgãos de comunicação verdadeiros. Por muito que isso faça doer a quem tem medo da liberdade…
quarta-feira, abril 21, 2010
Posso estar enganado como tantas vezes acontece...

Prémio Cornudinhos 2010

Bem sei que o tempo anda cabrão, mas já se começa a sentir o cheiro na cidade! Para uma primeira triagem, convidam-se os leitores a sugerir os concorrentes ao prémio, dissertando sobre onde comeram este ano uns caracóis que mereçam referência!
António Zambujo no Pax Júlia

Confesso que gosto pouco de espectáculos em sítios fechados à borlix: espanta quem realmente gosta e atraí aquela fauna que gosto de tudo desde que seja grátis! Mas percebo que era impossível não fazer nada para o 25 de Abril - até porque o Vitor faz anos - e com as esquisitices de S. Pedro era arriscado um local aberto!
Fica o mais importante: a cidade vai receber de braços abertos um filho pródigo, deixando para a história os tempos em quem não apoiasse o regime era excomungado!
Com Direito a música nova!
Porque perguntar não devia ofender!

PS - apesar do atleta ter demonstrado pouco carácter, ficam os desejos de rápida recuperação!
terça-feira, abril 20, 2010
Conselho de Opinião (Com Adenda)
Quatro anos depois a resposta é afirmativa: por estranhas razões o Conselho é dos programas com mais audiência na nossa rádio regional - presumo que já terá tido mais, mas é apenas uma impressão - e tornou-se uma tertúlia obrigatória onde semana após semana falámos de tudo e de coisa nenhuma. Com largas dezenas de convidados! (aliás, só tivemos uma recusa até agora!).
Um programa que se tornou referência no debate, não raras vezes atacado e ridicularizado na blogosfera, a chamada prova provada que a dor de cotovelo é uma coisa realmente tramada e tende a atacar os ressentidos(as).
No meu caso pessoal, aqueles fins de tarde de terça começaram a ser um agradável ritual: fiz amizades no programa, conheci pessoas admiráveis, aprendi a ouvir os outros comentadores e os convidados, sendo que, não o esqueço, parte do meu percurso cívico está intimamente ligado ao Conselho de Opinião, onde partilhei momentos inesquecíveis.
Praticamente Ultima Hora

Entre o largo sorriso e uma pitada de estupefacção
segunda-feira, abril 19, 2010
Universidade Sénior de Beja
Uma excelente iniciativa que se aplaude!
Achas que sabes peidar?

O júri do programa é composto pelos membros do sabe dançar e por aquele mais parvo dos ídolos: para avaliar os concorrentes vai ter-se em conta, não apenas o odor e a sonoridade, como a expressão corporal, a interpretação e a capacidade de dissimulação! Porque de uma vez por todas, importa dar a conhecer e valorizar as idiossincrasia de um povo, esta arte que caracteriza a portugalidade, premiar que investe e tem talento, porque como bem sabemos, um peido brilhante não surge por acaso, mas tem na sua génese imenso trabalho, arte e perícia!
Sempre que o júri aprove, uma maluca grita: vem apanhar o teu passaaapórteeee...
Benfica Campeão Nacional de Futebol

Este post é dedicado ao Braga, que tudo fez para ser campeão, que merecia ser campeão, que em condições normais tinha sido campeão. Que apenas não foi, porque teve pela frente um Benfica excelente!
Durante meses e meses desvalorizei aqui o Braga: achava que mais semana, menos semana, iria começar a perder pontos; porque apesar de ter um bom onze, não tem os recursos que o Benfica, Sporting e Porto têm, porque quando estes em Janeiro se reforçam, o Braga vendeu um dos seus melhores jogadores. Mas o Braga vai lutar mesmo até ao fim! Porque tem ambição, tem querer, porque os jogadores lutam em cada jogo como se fosse o jogo da vida deles. Parte de mim tem pena que o Braga não seja campeão; uma parte pequena, obviamente!
domingo, abril 18, 2010
Coisas realmente quase importantes...
O sonho
Blogosfera...

sábado, abril 17, 2010
Biografias

sexta-feira, abril 16, 2010
A tolerância de Ponto e a intolerância de gente parva!
Vamos perceber uma coisa: se a família recebe pela primeira vez o noivo da filha, não lhe dão de jantar torradas barradas com miséria para o cabrão perceber que são gente humilde e de parcos recursos: fazem um esforço, procuram oferecer o melhor que conseguem, tiram dos armários as velhas toalhas doadas pela avó e aquele serviço de pratos que só aparece no Natal! E isto não tem nada de snobismo ou hipocrisia, é a cortesia de quem gosta de receber!
Obviamente que a visita a Portugal do Papa numa semana simbólica como a de Maio é importante para o País: até mesmo economicamente, porquanto os pastorinhos trazem mais dinheiro a Portugal que vários do Ministros da Economia! Por isso, só os gente tonta anda entretida a zurrar sobre o dinheiro que se vai gastar nas três missas que o Papa vai dar! Porque nem sequer é mesquinhez: é mesmo estupidez!
Questão diferente é a tolerância de ponto! E não pelo argumento idiota de perda de produtividade, curiosamente, também usado aqui no burgo quando se ofereceu o dia de aniversário aos trabalhadores municipais. A questão é que Portugal, recorde-se e pasme-se, é um País laico, pelo que, abrir esta excepção, pode suscitar complexas questões no futuro, porquanto, quando amanhã vier a Portugal o Dalai Lama os seus seguidores vão exigir o mesmo tratamento! E um dia vamos ter uma tolerância de ponto, porque vem a Portugal o Edir Macedo da IURD...
Sinto-me um gajo famoso
Já me conhecem! Sabem que me esqueço sempre de qualquer treta e tenho sempre de voltar no dia seguinte...
Pxiiu, não contem a ninguém!
O mais velho é o M., tem 11 anos e é lindo de morrer! E claro que tem Facebook! E obviamente que tem lá umas fotografias onde está horrorosamente mal, com um patético cabelo; claro que um destes dias rapo-lhe o cabelo com a minha máquina da barba, porque há sete meses que não lhe consigo ver os olhos, que ainda por cima são lindos!
Mas a questão é outra: estava em no Facebook dele - o pirralho goza comigo no FB - quando deparo com uma frase duma coleguinha dele com os seguintes dizeres: amo-te ...(nome dele)!
Confessem lá! Não é para um gajo ficar todo babadinho?!
quinta-feira, abril 15, 2010
Aeroporto do Alentejo - Beja
A verdade é que nunca a cidade teve um projecto para o Aeroporto: perdidos em guerrinhas impotentes, mais preocupados com dividendos partidários do que com o futuro da região, deixámos terminar a obra sem responder ao mais importante: para que queremos este Aeroporto! É verdade que na campanha autárquica a BejaCapital procurou pensar o futuro e determinar uma estratégia! Mas isso só por si não basta! Agora urge que o município crie as condições que dependem de si - invertendo o longo atraso e estagnação - bem como que pressione o Governo Central para fazer o que lhe é exigido, mormente a certificação da pista e explicar aos militares que eles não mandam no aeroporto. E controlar a ANA! Se é esta a solução, então que rapidamente surja a ANA Regional e que tenha a missão de proteger os interesses do Alentejo e não de Alcochete e Algarve!
Pulido Valente...
Coisas quase importantes!
Amanda Flowers poderia ser uma comum utilizadora de Wii Fit, mas não o é nem de longe nem de perto. É que esta empregada de um catering de Manchester transformou-se numa viciada em sexo depois de ter caído da Balance Board.«Tudo começou com uma picada aqui em baixo, tendo depois passado a uma vaga pelo corpo todo. Por vezes, acaba mesmo por ser um trepidante orgasmo», explica Flowers ao The Daily Star.De acordo com a publicação, a fã de Wii Fit é agora muito sensível a vibrações, bastando as do telemóvel ou das batedeiras para a excitarem sexualmente. A mesma fonte adianta que a mulher precisa agora de pelo menos dez sessões de sexo diárias.
A minha (nossa) cidade...

Segunda-feira feira no fim da manhã, aproveitando uma pausa nesta chuvosa Primavera, calcorreei o centro da cidade de Beja, sem pressa nem destino, pelo simples prazer de uma boa conversa e de um passeio! Subi a rua a que chamamos das lojas, atravessei a Praça deserta da República, enfiei-me numa ruela, entrei no Castelo e fiquei mais surpreendido pelo que não vi do que pelas obras, continuei pela rua que liga a Sé a Santa Maria, voltei atrás, passei pela rua da cadeia velha, que será sempre a rua dos caixões, voltei a entrar na Praça, para descer a rua em que um estranho incêndio implodiu os serviços técnicos da Câmara, para regressar ao local de partida, no meu caso, o parque de estacionamento maravilha, que destruiu um bonito parque, para erigir uma ponte sem rio!
Regressei deprimido ao carro! Nas ruas onde antes havia movimento, encontrei tristeza, vi o vazio desprezível, centenas de casas fechadas, onde apenas habita a memória de quem um dia lá viveu! É a história recente da nossa cidade que ficou esquecida no tempo, condenada ao abandono, uma ausência quase absoluta de comércio, apenas reminiscência de habitantes, presos a casas gastas pela pobreza ou pelo sonho de viver na zona histórica, que oferece muito pouco mais do que nada!
E os erros do passado recente não são resposta bastante; porque a degeneração dos centros históricos da maioria das cidades portugueses não é culpa dos comunistas; nem se resolve nas urnas ou por artes mágicas!
Mas o facto de um problema ser complexo, não pode ser motivação para desistir, para continuarmos de olhos insensíveis a assistir ao definhar de parte da nossa história colectiva, de uma riqueza mais valiosa do que dinheiro! Ninguém me peça nesta manhã para oferecer uma solução, porque gosto muito mais de dúvidas do que de certezas absolutas: mas não me parece que expulsando os carros do centro, roubando estacionamentos, encerrando ruas ao trânsito se consiga caminhar para inverter esta tendência de desertificação! Como será crucial recuperar prédios a todo o custo, com obras estruturais ou pelo menos compondo as fachadas, fazendo regressar o branco a casas que hoje são mares de fendas e de cores esbatidas de tristeza! E trazer pessoas para o centro! Se por agora é complicado persuadi-las a morar, que se inventem feiras e feirinhas, pequenos mercados, espectáculos, exposições, que se ofereça vida e alegria a estas ruas onde por estes dias apenas mora a tristeza!
Porque no fim do dia, quando o cansaço nos traz a noite, uma cidade, seja pequena ou grande, com mais ou menos lugares de atracção, não é mais do que a simples soma das pessoas que a vivem! E que as amam…
quarta-feira, abril 14, 2010
Ultima Hora

Porque as boas ideias devem ser aplaudidas - II
Não faço ideia de quem foi a ideia, mas deixo uma palavra de felicidades e os parabéns!
Porque as boas ideias devem ser aplaudidas - I

terça-feira, abril 13, 2010
Privatização do Diário do Alentejo: eu sou a favor! (Com Adenda)
Adenda: A minha posição sobre a privatização, escrita há mais de dois anos!
Adenda 2 - Afinal parece que a deliberação é apenas conversa...
Vamos lá falar a sério e de coisas quase importantes...
Posto isto, mais mês, menos mês, a lei vai entrar em vigor, porque, felizmente, não precisa de regulamentação, o que vai permitir que não se arraste no limbo da inaplicabilidade por meses ou mesmo anos!
Assim, venho hoje reforçar um repto que lancei há meses no Conselho de Opinião. Um desafio para a CMBeja e para a cidade! Mesmo para a Região! Como se sabe, nas noivas de Santo António organizadas pela CMLisboa, estão proscritos os casamentos gays: qualquer coisa da Igreja que acha mal que dois homens se casem,
Mas vamos ao repto, que agora mais que nunca é pertinente, porquanto pode ajudar a unir os actuais eleitos com os eleitos passados, terminando com esta guerra de almofadas e culpas: porque não, Beja organizar o primeiro casamento gay do País? A coisa podia fazer-se na Praça da República - permitindo dar uma nova valência àquele espaço abandonado - através da instalação da primeira tenda homossexual do País, com música alentejana a embalar o velório, digo, casamento, colocando desta forma Beja no mapa da modernidade!
segunda-feira, abril 12, 2010
Acho que todos estamos de acordo que ele é giro... (Com Adenda)
Isto era suposto ter título, mas agora não me recordo de nenhum!
A Ovibeja anda moderninha...
Para mais informações, informe-se!
domingo, abril 11, 2010
As frangas e a Rua

Professora Primária - "Porque o frango queria chegar ao outro lado da rua."
Criança - "Porque sim."
Platão - "Porque queria alcançar o Bem."
Aristóteles - "Porque é da natureza do frango atravessar a rua."
Descartes - "O frango pensou antes de atravessar a rua, logo, existe."
Rousseau - "O frango por natureza é bom; a sociedade é que o corrompe e o leva a atravessar a rua."
Freud - "A preocupação com o facto de o frango ter atravessado a rua é um sintoma de insegurança sexual."
Darwin - "Ao longo dos tempos, os frangos vêm sendo seleccionados de forma natural, de modo que, actualmente, a sua evolução genética fê-los dotados da capacidade de cruzar a rua."
Einstein - "Se o frango atravessou a rua ou se a rua se moveu em direcção ao frango, depende do ponto de vista... Tudo é relativo."
Martin Luther King - "Eu tive um sonho. Vi um mundo no qual todos os frangos livres podem cruzar a rua sem que sejam questionados os seus motivos. O frango sonhou."
George W. Bush - "Sabemos que o frango atravessou a rua para poder dispor do seu arsenal de armas de destruição maciça. Por isso tivemos de eliminar o frango."
Cavaco Silva - "Porque é que atravessou a rua, não é importante. O que o país precisa de saber é que, comigo, o frango vai dispor de uma conjuntura favorável. Não colocarei entraves para o frango atravessar a rua."
José Sócrates - "O meu governo foi o que construiu mais passadeiras para frangos.
Quando for reeleito, vou construir galinheiros de cada lado da rua para os frangos não terem de a atravessar."
Mário Soares - "Já disse ao frango para desistir de atravessar a rua! Eu é que vou atravessar! Não vou desistir porque sei que os portugueses querem que eu atravesse outra vez a rua!!!"
Manuel Alegre - "O frango é livre, é lindo, uma coisa assim... com penas! Ele atravessou, atravessa e atravessará a rua, porque o vento cala a desgraça, o vento nada lhe diz!"
Jerónimo de Sousa - "A culpa é das elites dominantes, imperialistas e burguesas que pretendem dominar os frangos, usurpar os seus direitos e aniquilar a sua capacidade de atravessar a rua, na conquista de um mundo socialista melhor e mais justo!"
Francisco Louçã - "Porque é preciso dizer olhos nos olhos que só por uma questão racista o frango necessita de atravessar a rua para o outro lado. É uma mesquinhice obrigar o frango a atravessar a rua!"
Valentim Loureiro - "Desafio alguém a provar que o frango atravessou a rua. É mentira...!!! É tudo mentira!!!"
Paulo Bento - "O frango atravessou a rua com naturalidade... Era isso que esperávamos e foi isso que aconteceu, com muita naturalidade. O frango ainda é muito jovem e estas coisas pagam-se caro, com naturalidade!!!"
Zézé Camarinha - "Porque foi ao engate! É um verdadeiro macho, viu uma franga camone don outro lado da rua e já se sabe, não perdoou!!!"
Lili Caneças - "Porque se queria juntar aos outros mamíferos."
PCP – Beja – “A culpa é do Pulido.”