quarta-feira, maio 12, 2010

As festinhas da cidade...

Amanhã é o dia da cidade de Beja, com direito a feriado e tudo, sendo que a CMBeja oferecesse aos bejenses uma mão cheia de quase nada. Recebi por mail o programa e é fraco, fraquito.
Como sempre, os camaradas agitam-se e gritam incompetência, recordando que o ano passado as Festas da Cidade tiveram direito a um palco sumptuoso no Parque da Cidade, com um dia de passagem de modelos, um segundo com Carlos do Carmo e um terceiro com Xutos e Pontapés. Não vi a passagem, mas os concertos foram muito bons. Claro que os camaradas não falam das comemorações de há dois anos, porque simplesmente não fizeram nada!
O que me assusta no comunicado da CMBeja é a referência à contenção orçamental, como justificação para as tímidas iniciativas deste ano: assusta-me porque tenho receio de que daqui a um ano ou dois as contas estejam em ordem e volte a gastar uma insanidade em um ou dois concertos para alegrar o povinho! Sem visão ou estratégia, sem que a iniciativa seja mais do que pão e circo.
Porque ninguém - ou pelo menos, ninguém com cérebro - defenderá que estas festas sejam feitas por privados, compete à CMBeja ter uma visão para o dia da Cidade.
Confesso que não tenho uma ideia concreta e definida para esta evocação: parecia-me interessante ponderar uma Feira temática - admito que a ideia comece a ser demasiado batida - que envolvesse escolas, associações culturais - mormente aquelas que recebem subsídios - numa qualquer iniciativa que fosse capaz de envolver a cidade e trazer visitantes e visibilidade a Beja.Porque precisamos e todas as iniciativas são poucas!

9 comentários:

  1. Anónimo00:36

    Se o programa é fraco , vamos enriquecê-lo e participar hoje (dia 12 ) numa actividade aglutinadora cujo título é "histórias e Estórias da Republica".
    Um conjunto de actividades alusivas ás comemorações do centenário da Inplantação da Republica , onde irão estar presentes todas as escolas de Beja!

    Ninguém falou nisto e os putos estão todos contentes porque vão cantar o hino na praça da republica!
    Muito mais interessante do que um desfile de moda...:-)

    Vamos todos!

    ResponderEliminar
  2. Raquel a ideia e muito gira, mas só fazia algum sentido se fosse em Outubro (acho eu).Além de que hoje é dia de trabalho, amanhã é que é feriado.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:52

    Como é que se explica que uma situação financeira tão grave, tão grave,como a que é anunciada possa estar resolvida daqui a um, dois anos?
    Será que não podem explicar a fórmula ao Sócrates?
    Ou então se é só com a poupança é porque a situação não é tão grave como a que anunciam.

    ResponderEliminar
  4. Francisco Santos conseguiu fazê-lo em dois anos e pouco. Para depois estragar tudo o que fez em dez meses...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo19:31

    SC: Algo que causou indignação e que vou apurar...

    Já agora corrijo , o evento só "aglutinou " crianças do afrupamento de Santamaria e tinha actividades muito giras e a participação de muitos pais .

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12:39

    Deixem-se de festas, vão mas é trabalhar.As festas só serviam para uns quantos alimentarem a vaca.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo12:43

    Para se fazer um bom programa não é preciso virem grandes grupos de fora. Nem o comércio local beneficia com estes eventos, feitos à noite. Já pensaram que no fim de semana a malta de Beja quer ir embora.
    Vamos puxar pela cabecinha para fazer eventos á Nossa medida e envolvendo gente de cá.Deixem esses grandes eventos, bem caros e bem pagos para o Ovibeja.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23:07

    Acho a ideia da feira temática fantástica.
    De facto Beja tem uma imensa e linda Historia como Cidade Romana e um excelente Castelo e Roteiro Histórico .
    Não se entende como é que ainda não esta explorado de uma forma educativa, e cultural.

    ResponderEliminar
  9. Confesso que também não...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!