segunda-feira, maio 31, 2010

Mercado Municipal de Beja

Há dois anos e uns trocos, num artigo provocatório, defendi, algures entre a ironia e a desesperança, o encerramento do Mercado Municipal de Beja. Porque temia e ainda temo, que se esteja a percorrer um percurso em que fechar seja uma inevitabilidade; e não escondo que tenho receio que já seja demasiado tarde para contrariar o destino.
Mas não me quero resignar: gosto pouco e respeito ainda menos quem desiste sem lutar!
Dito isto, deixo claro, que não tenho na manga nem nas calças soluções miraculosas: a decadência dos mercados é uma realidade geral, que começa a parecer uma inevitabilidade das sociedades modernas.
Claro que o mercado precisa de uma lavagem de cara, claro que é boa ideia usar o piso superior para ninhos de empresas ou associações, quiçá um bar de alterne que sempre atraí mais pessoas, mas, tudo isso, será mais uma insignificância a juntar a outras antes tentadas! Que se saúdam, porque aplaudo sempre quem tenta!
Mas porque o mundo também pertence aos idiotas, deixo aqui uma pública sugestão! Pensei nisto quando a Rádio Voz da Resistência colocou uma lista nada maliciosa sobre as associações culturais e recreativas que recebem dinheiro da autarquia, boa parte delas, que palavra de honra, era capaz de jurar pelo Deus que não acredito, que não existiam, porquanto, se existem, elas próprias, tenho dúvidas que o saibam!
Parecia-me muito interessante, levar actividade cultural ao Mercado Municipal de Beja: numa fase primeira e experimental, com periodicidade mensal, no primeiro sábado de cada mês, por exemplo, ter grupos corais, rábulas de teatro, bandas de música, exposições, de forma a oferecer um produto diferente que despertasse a curiosidade em ir revisitar o nosso mercado, a capacidade de angariar novos públicos, que tanto se precisa! E como recebem da CMB, esta iniciativa ficava contratualizada, o que significa que não teria custos, algo premente no reino da penúria! Podia ser giro, não acham? (camaradas, respondam, como se a proposta não fosse minha!)

18 comentários:

  1. Olha, nada contra! É só dizer onde e quando!

    ResponderEliminar
  2. Não pondo de parte a virtude da sua ideia, tenho de colocar em primeiro lugar as aspirações e direito ao governo de todas as pessoas que vivem do rendimento que retiram da sua actividade no mercado. E neste momento não quero fazer animação nenhuma a incentivar a população a visitar um mercado que fecharia se fosse visitado pela ASAE, com paredes negras e com teias de aranha e com bancas que drenam água para os pés do cliente. Poucos compram assim:sem luz adequada, com mau cheiro e pouca higiene. Primeiro dignifique-se as condições de venda e de salubridade do mercado e só depois convidem as pessoas a visitá-lo. Até lá, mesmo os saudosistas do mercado, os que gostam de comprar local e encontrar produtos de melhor qualidade, continuarão a ir (tristemente) ao Merdelo.

    ResponderEliminar
  3. Andrei - Totalmente de acordo! Mas penso que concorda, que nesta altura, limpar apenas a cara, é pouco!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16:45

    que se lixe a cara, eu vendo na rua, no mercado mais bonito de Portugal, o de Olhão,aos sábados, as pessoas estão-se cagando para a cara lavada
    o que interessa é a oferta: qualidade/frescura/preço

    o resto deixa lá para os lidlsaldispdoceintermarchemodelomosqueteiros, e o raio que os parta a todos, mais a qualidade dos seus produtos

    eu vendo e produzo produtos biológicos,em Tavira, são mais caros,pois custam mais a produzir, também vendo na minha Horta, sempre se poupa na saúde, e evita-se mais a ida ás farmácias, veja~-se todos os anos quando chega o morango de Lepe, a entrada nas urgências dos Hospitais aqui em baixo, com intoxicações alimentares...

    o problema e´que as pessoas deixaram de ter tempo/querer cozinhar, veja-se a praga dos r chineses, indianos e mc donalds, e de pronto a comer, isto é uma realidade (não necessariamente um problema)sociológica, uma constatação DE FACTO

    o pessoal agora quer é plasmas, boas máquinas estremelo caro,férias em Porto galináceo, o resto come-se hamburgers e pizzas de plástico...
    não é pela falta de tempo, é pela gestão do dito...
    são opções...

    ainda bem que pertenço a uma imensa minoria!

    João Pedro

    ResponderEliminar
  5. @Joao Pedro . Acredite, gosto de fazer parte dessa minoria!

    ResponderEliminar
  6. Maria18:41

    Não diga que os seus amigos da cãmara se preparam para fechar o mercado municipal?

    ResponderEliminar
  7. Maria > onde leu algo assim!!!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo19:57

    Não se para que utiliza essas saídas "parvas" desculpe o termo, mas não ocorre melhor de "os camaradas"; quando quem governa é o PS são eles que sabem o que fazer ao mercado neste momento, os camaradas e os outros não camaradas, poderão estar ou não, de acordo.
    Mas como aquela gente não tem ideias,não faz nada, agora ainda querem austeridade, não me admiro que encerrem o mercado, para mim até podem fechar a câmara, já que não tem servido para nada.

    ResponderEliminar
  9. @anónimo - tente ler o texto outra vez! Pode ser que à segunda o entenda...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo22:49

    Querem fechar o mercado? Isto para dar dinheiro aos Belmiros e os outros capitalistas!

    ResponderEliminar
  11. @anónimo - mas quem é que está a defender o encerramento do Mercado?!!
    O outro chama-me parvo, mas é exactamente para evitar este tipo de tolices que terminei como terminei!
    Acha que o mercado está bom e recomenda-se? Acha que os problemas têm menos de seis meses?!!
    VEJAM O que escrevi no passado, ainda em pleno comunistaquistão!!!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo19:42

    O SOCIALISTAQUISTÃO é que está a dar!!!
    Quando é que certas pessoas se desprenderão de preconceitos PARVOS e começam a falar verdade?

    De facto nos últimos anos as coisas poderão não ter corrido pelo melhor, enfim foram opções.

    Agora e para o futuro, estão cá outras pessoas, são estes que têm que ser chamados à razão, os outros poderiam ter feito diferente, mas, já não podem fazer nada. Pelo menos neste momento...

    ResponderEliminar
  13. @anónimo - veja o que escrevi! Antes e agora!
    Porque criticar qualquer idiota o faz: o que precisamos é de propostas e ideias válidas!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo18:41

    "Idiotas" são os seus amigos que entraram na câmara sem saber "ler" e agora já estão arrependidos. Pensavam que havia muito dinheiro para esbanjar! enganaram-se, e agora têm que gerir a autarquia com o orçamento corrente. É assm que se aprende a respeitar os outros.
    Agora digo-lhe, fechando tudo, despedindo, fazendo planos de austeridade, não fazendo nada de nada, conseguem manter-se por lá.

    Muito sinceramente, para mim o mercado representa, o PaxJulia, a Capricho, o Centro Social Lidador, etc, etc, por mais ideias que lhes dê, eles são tão autistas que não vale a pena.

    ResponderEliminar
  15. @anonimo - li duas vezes, sem conseguir perceber o seu ponto de vista...

    ResponderEliminar
  16. Anónimo21:22

    Não é você que gosta de entrelinhas? tem aí muito para se entreter ...

    ResponderEliminar
  17. @anónimo - para ler nas entrelinhas, é preciso que estas sejam escritas...

    ResponderEliminar
  18. Anónimo14:42

    Hugo há coisas que não são para se dizer, pelo menos em "proza".
    Vamos "falando" e as entrelinhas vão surgindo ...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!