quinta-feira, maio 13, 2010

Porque hoje é 13 de Maio...

... escrevo umas linhas sobre a visita do Papa a Portugal.
Nunca escondi que sou agnóstico; como sempre assumi que apesar de não ser crente, não sou anti-clerical e tenho respeito pela Igreja Católica. Reconheço-lhe erros e pecados, mas não ignoro que teve e tem um papel de crucial pertinência!
Sempre me comoveu o fenómeno de Fátima! Não consigo acreditar, mas comove-me ver milhares de pessoas a fazerem sacrifícios incríveis, motivados pela sua Crença: nunca esquecerei as imagens da primeira visita de João Paulo II a Portugal, quando vi uma dezena de freiras de lágrimas nos olhos, por verem na TV o seu Santo Padre. Admito que ter estudado anos no Patronato, tenha deixado em mim algumas marcas, que o tempo esbate mas não apaga.
Mas da mesma forma que me comove Fátima, fico comovido quando um puto chora por um golo do Benfica ou uma mulher grita num orgasmo, pelo que, não é essa comoção por Fátima, que me rouba o discernimento.
Concluídos os preliminares, escrevo a minha estupefacção com tanta parvoíce que tenho lido sobre a viagem do Papa; até aceito e já critiquei a tolerância de ponto excessiva num País laico, mas fico com náuseas ao ler a argumentação saloia dos gastos da viagem, de que o Governo procura anestesiar o povo burro com esta viagem e mais um conjunto de argumentos maravilha!
Por mim, agnóstico, que nem sequer gosto especialmente deste Papa, desejo uma excelente viagem, que seja recebido com todas as honras! Porque, como já o escrevi e hoje repito, mais do que a tolerância de ponto, irrita-me a intolerância de gente tonta!

13 comentários:

  1. Anónimo00:23

    nice post ;)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:45

    Dito por um agnóstico,a "coisa" poderá ter um efeito de reflexão...

    Obviamente que gostei deste post e olhe que não é só por ser católica, mas tb porque me irrita tremendamente a leviendade corriqueira que por aí se lê...

    ;)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo01:11

    Há coisas que não se explicam ... sentem-se e a fé, seja ela qual for, não se explica, sente-se e por vezes é sentida por quem nunca achou que tal fosse possível.....

    ResponderEliminar
  4. Anónimo09:09

    A fé não pode ser aproveitada pela igreja para cometer maiores pecados http://www.odiario.info/?p=1594

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:25

    Hoje é dia de Fátima, mas nem por isso o país devia deixar de estar de luto:http://economico.sapo.pt/noticias/director-do-dn-demitese-e-acusa-jardim-de-bullying_89532.html

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:53

    Meu povo, hoje é dia 13 de Maio de 2010, dia de Nossa Senhora de Fátima, dia em que o Pápa presidiu às comemorações das aparições, dia que ficará na história do nosso País.

    Outras estórias ficarão para os anais, hoje PS e PSD compremeteram-se, hoje Sócrates deu último suspiro, acabou de se desmentir a ele próprio, aumentou os impostos, deu um caramelo aos "portugas" 5% sobre o vencimento da classe politica - em Espanha 15%.

    O PSD não quer tomar as rédeas do país numa altura tão complicada, mas não sei se terá alternativa, com este Primeiro Ministro cada minuto que passa o país atola-se mais.

    Cavaco Silva tem que esquecer o seu próprio calendário eleitoral e a bem do país, praticar a eutanásia a este governo!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo22:14

    Que tal falar na extinção do comboio inter-cidades e do silencio das entidades responsáveis desta cidade??? Dava um bom post ...

    ResponderEliminar
  8. Sempre que falo, gosto de ponderar uma opção: tem alguma ideia?

    ResponderEliminar
  9. Só um exemplo! Esta manhã, num dos meus cafés habituais, uma pessoa a dizer: tanto dinheiro gasto nesta coisa toda enquanto há tanta gente com fome...e na sua próxima frase pediu o segundo Vinho do Porto...e isso antes das 8 da manhã...fiquei simplesmente sem palavras!

    ResponderEliminar
  10. zig - convido-te desde já a ler um texto na madrugada de DOmingo com o título "os egoístas dos alemães"!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo19:19

    Há quem já tenha ponderado, talvez possa dar uma olhada pelas rádios locais, pax por exemplo.

    ResponderEliminar
  12. @anónimo - a que se refere??!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo21:14

    acho que ainda não esta tudo dito….
    E a tal velha tradição alentejana, que em outros tempos todas as vossas avos seguiam.
    Ir ao campo apanhar a espiga! Contam que no dia 13 se tem que ir ao campo apanhar espiga, papoilas malmequeres amarelos e brancos e fazer um lindo ramos que se devera conservar durante todo o ano para dar BOA SORTE
    Se não me escapa também ouvi falar nas lindas Maias …

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!