sexta-feira, junho 29, 2007

Chegou o rico Verão ao país pobre...



Parece que finalmente chegou o Verão, aquela deliciosa estação em que diminuem os tecidos e aumenta o nosso contentamento…
É interessante analisar sem complexos o verão rico num pais pobre. Sim, porque nos últimos anos Portugal tem ficado mais pobre: e nem me refiro ao profundo atraso na Educação e na Cidadania: utilizo neste contexto a expressão “pobre” no seu sentido mais primário! Mas dizia, somos um país pobre com a mania de ricos e quando chega o Verão interiorizamos que somos milionários. Agora que o calor nos despe, usamos os nossos telemóveis topos de gama, com funcionalidades que desconhecemos em absoluto, marcamos com os conhecidos que numa época de “fast food” chamamos amigos e vamos passear. Durante os próximos meses, dezenas de festivais de Verão vão percorrer o Pais em todos os seus mais recônditos cantos! Milhares e milhares dos nossos melhores jovens, vão gastar os Euros que outros suaram por eles, para ouvir magnificas bandas que poucos conhecem, até que o cansaço, o álcool ou quaisquer outras coisas, os derrubem por umas horas. O Algarve vai encher! Quem o escolher para inferno ou paraíso veraneio, vai lutar herculeamente por um centímetros de areia, estender a toalha e esperar que o Sol lhe traga o bronze perfeito, fingindo ignorar as maleitas que a exposição solar esconde! Nos restaurantes à pinha, vamos pagar o dobro do normal, para comer com um terço da qualidade! Numa época em que todos discutem sobre Aeroportos, vamos deixar os políticos em paz, para argumentar contra os balcões das companhias aéreas, reclamando de umas horas de atraso nas deslocações para o Brasil, Cuba, Republica ou outros lugares mais exóticos onde os cartões de créditos nos levem! Nós próximos meses vamos alegremente gastar o que não temos; depois do Verão logo pensamos nessas insignificâncias …

PS - Como esta crónica foi radiofónica, não deu para colocar a foto...

2 comentários:

  1. Anónimo11:50

    É akilo a k chamamos de Fado Tuga... =)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:26

    E o Estado faz o mesmo, um novo-riquismo absurdo e patético!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!