segunda-feira, junho 04, 2007

Senhor Director da Rádio Voz da Planície

Segundo parece, algumas das minhas palavras neste blogue “caíram mal” na Estação que V. Ex.ª dirige.
Não posso aceitar a alegação que existem ataques reiterados à Rádio Voz da Planície. A referência que alegadamente ofensiva é a utilização da expressão Rádio Voz do Município!
Outro aspecto que importa ficar claro: em momento algum existiu neste espaço (ou outros que subscrevo sem pseudónimo) qualquer ataque pessoal ou ofensa à honra de qualquer funcionário ou dirigente da RVP; aliás, desafio-o a encontrar neste blogue qualquer ataque pessoal, seja a quem for!
Na vida defendo e ataco ideias, não pessoas, comportamentos, não sentimentos! Por mais “bocas e rábulas que façam (e a dos Cães Danados foi boa!) entendo que podemos respeitar as pessoas, criticando as suas ideias! Mais! Podemos simpatizar com as pessoas e abominar o que elas defendem, como podemos não gostar de alguém e subscrever na integra aquilo que defendem!
Terminados os preliminares, vamos ao acto, propriamente dito!
Não sou ouvinte da RVP; aliás, sendo honesto, é raro ouvir Rádio, excepto no carro! A excepção são os noticiários regionais e, desde há muito, que não me sinto informado com os da RVP! Mas continuo a acompanhar a Vossa Informação através do site. E sinto-me esclarecido!
Seria interessante ser compreendido porque todos os leitores deste blogue perceberam que me referia à RVP quando usei a expressão “Rádio Voz do Município”. E, na minha opinião, o Vosso primeiro passo deveria ser de introspecção, tentar perceber porque a vox populi os identifica com a voz do PCP!
Uma segunda nota: não tenho objecções que um meio de comunicação seja cumulativamente um projecto político; recordo sempre o Independente (semanário que me fez despertar o gosto pela politica) que foi sempre um projecto político. Como não critico a Imprensa americana que em Editoriais assume em quem vota! Admito tudo isso, desde que esses projectos não sejam pagos com o dinheiro dos contribuintes! (não disse antes, nem digo agora, que seja o caso da RVP!).
Preocupa-me a falta de liberdade nos meios de comunicação social, seja através de instrumentalização política ou económica! Critico com igual ênfase o sensacionalismo abjecto como a disfarçada falta de independência!
Mas o facto de criticar, não significa que ofenda as pessoas! Estou convicto que a esmagadora maioria dos profissionais da RVP são pessoas sérias, honradas e trabalhadoras (alguns, até simpatizam comigo, imagine!!!)
A minha questão é outra: da mesma forma que assumo que eu era incapaz de fazer uma análise isenta ao meu Benfica, pergunto: com honestidade, não acha que o facto de a maioria dos dirigentes da RVP ter profundas convicções politicas e partidárias, defender com honestidade um modelo de sociedade, pode inquinar a imparcialidade que defendem nos vossos estatutos?

5 comentários:

  1. Anónimo15:06

    discordo profundamente sr.º H, a isenção da RVP é total! Aliás, em conjunto com o DA (quando a Associaçao de Municípios se pinta de tons mais carregados) parece 1 filarmónica de gabarito.

    Felizes deviamos ser todos os que vivemos em Beja por ver uma democracia tão aprofundada como a que usufruímos nesta região..

    Não fosse vocelencia do contra, iria perceber as vantagens do IPB passar a pólo da UA! Mas isso em si já sei que não é defeito, é mesmo uma questão de feitio..

    Remeto por aqui os mais eloquentes cumprimentos aos ludgeros e extremos desta terra, com a convicçao que o "sol para todos brilhará"!

    ResponderEliminar
  2. Mas... não apanhou você já sol a mais na cabeça?...

    ResponderEliminar
  3. @extremo - refere-se a mim ou ai anónimo 3.06?
    No meu caso a resposta é óbvio: eu já era parvo, mesmo antes de chegar o calor!!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:36

    Meu Deus, até onde vai a hipocrisia, elogiar 'comunas' q só sabem prejudicar quem trabalha e é honesto...Esse ludgero e outros como ele são exemplos bem claros!Esses não precisam que o sol brilhe, precisavam era que alguém lhe 'escurecesse os dias'!!!E desde quando é que essa 'personagem' se preocupa com alguém?!!Até dá vontade de rir!!
    Quanto à RVP se estão a ressentir-se com algum comentário teu, caro H, é porque a 'carapuça lhes serve' e alguma razão deves ter, pois basta saber-se q se essa radio está ligada à Assoc de Municipios de Beja percebe-se logo quais os interesses e ideais q defende, e a quem está ligada!O pior até nem é isso, cada um é do partido que entende, agora o q está mal é um meio de comunicação social não ser isento, e ser meio de divulgação de 1 só idealismo politico!E ainda por cima, um daqueles que já só faz parte da era dos australopitecos...Eu, realmente, faz-me 'espécie': quando será que esta gente 'acordará' para a realidade?!!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:15

    Sol?????

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!