sexta-feira, junho 01, 2007

Quem é o Líder da Oposição

Numa democracia adulta é tão importante ter um poder sólido como uma oposição operante. A existência de uma alternativa politica preparada para assumir as dificuldades da governação é um factor decisivo para a qualidade da democracia.
Deambulando apressado pela realidade lusa, centrando-nos no poder central, encontramos um quadro desolador! O Partido Comunista Português, não obstante ter um líder simpático, desde 1976 que provou não ser alternativa; o Bloco de Esquerda, muito acarinhado pela imprensa de mais alto coturno, sendo muito hábil na crítica, demonstra-se inapto para a governação.
Se analisarmos a chamada direita, encontramos um CDS que não sabe se é PP ou um Paulo Portas que não se percebe se é CDS!
A solução para a alternativa deveria ser o Partido Social Democrata: assumimos a expressão “deveria ser”, porque a realidade mostra um líder fraco, demasiado preocupado a combater a estéril oposição interna, sem tempo para encontrar soluções alternativas para um triste Portugal.
Em outros momentos em que um Governo de maioria absoluta passeava sem oposição partidária, emergiu a figura de um Presidente da República que, bem ou mal, procurava mitigar a inexistência de opositores credíveis. Tal não acontece: a perfeita simbiose Cavaco/Sócrates deixa o País a falar a uma única voz. Pelo que a pergunta se exige: quem é o líder da oposição em Portugal!
Sinto-me tentado a responder Ricardo Araújo Pereira! O principal rosto dos “Gato Fedorento”, que semanalmente explora as misérias da governação, muito apoiado pelos vários ministros, secretários de Estado e Directores Gerais, que insistem em acrescentar conteúdos ao já vasto anedotário nacional.
Há um aspecto positivo no que acabámos de dizer: podemos continuar a divergir da Europa, assistir ao crescimento do desemprego, concluir que o poder de compra está a baixar, mas não perdemos a capacidade de sorrir, de rir do célebre país que não se governa nem se deixa governar.
Mas deixo uma pergunta: na eventualidade de Ricardo Araújo Pereira não se candidatar nas legislativas de 2009, em que urna vamos deixar o nosso voto?

1 comentário:

  1. é o único direita de antena k não perco por nada!!
    vai buscarrrrrrr

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!