terça-feira, julho 22, 2008

E depois do adeus?

Foi há vários anos, mas recordo-me como se fosse a semana passada! Regressava a Beja e no trajecto para casa, recebo a notícia por telefone. Parei num café para ver na Tv. Em Mértola! Debaixo de imenso calor, entro num café abafado, onde as vozes se calaram para ver a tv.
Era a notícia da semana: Vale e Azevedo e um qualquer treinador (alemão, acho!) tinham "despedido" João Vieira Pinto! E o Benfica perdeu o seu capitão, porque um qualquer palerma e um Presidente frouxo tinham assim decidido!
Claro que me lembro do célebre 3-6! Mas não é isso que melhor recordo do "menino de oiro"! Recordo um jogador que, mesmo jogando mal alguns dias, era o que mais corria em campo, mais se esforçava, mais orgulho mostrava naquela camisola, um exemplo para todos, o ultimo grande capitão do Benfica!
João Vieira Pinto não foi o jogador excepcional que podia ter sido: e tinha condições para chegar mais longe que Figo ou Rui Costa! Mas foi, sem dúvida, do melhor que passou pelo meu deprimente Benfica nas ultimas duas décadas! E, sempre que marcou um golo com outra camisola, festejei os golos do "meu" capitão! Mesmo com aquela com cor de gatinho...

2 comentários:

  1. Com a retirada dele a geração de ouro está mesmo no fim. Falta o Figo abandonar a relva das 4 linhas.

    Esse é o jogador que mais apreciava na selecção. Merecia muito mais na carreira mas mesmo assim ele foi grande.

    Viva o João Vieira Pinto!

    ResponderEliminar
  2. concordo que foi um grande jogador, concordo que foi um digno capitão do glorioso, aplaudi muitos golos do JVP (só no SLB e na selecção)

    mas...

    sem quere justificar a atitude, que envregonhou o clube, de despedir o capitão de equipa sem qualquer motivo forte (pelo menos que se saiba) o facto é que na epoca anterior o JVP andava desmotivado,corria é certo mas sem a mesma alegria, e sem a mesma magia

    não o culpo, ele mercia uma equipa melhor... o SLB mercia uma equipa melhor... mercia talvez ter jogado noutro campeonato embora as sua caracteristicas o limitassem fora de portugal... talvez a desmotivação fosse isso...

    continuo a não concordar com a atitude do outro joão, o VA, mas reconheco-lhe alguma razão.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!