sábado, julho 19, 2008

A primeira bailarina, por Edgar Degas

Edgar Degas é um pintor francês cuja vida se cruzou entre os séculos XIX e XX para se tornar imortal graças à excelência do seu traço.

Degas teve uma infância faustosa, no meia da mais proeminente burguesia, privilegiado na vertente material, cresceu para vingar como aristocrata, na peugada de seu pai, insigne banqueiro parisiense. Na opulência de uma vida farta, o jovem adulto Degas ruma a Itália numa viagem de lazer, onde se encanta com os clássicos do período renascentista. Nesses dias ainda estava longe de ser o génio revolucionário que o imortaliza.

O percurso artístico nasce depois, após travar conhecimento com a obra do seu primeiro mestre Dominique Ingres e posteriormente o seu grande amigo Manet.

Faço parênteses no percurso de Degas, para convidar as leitoras a refugiarem-se na infância, os leitores a recordarem as suas pequenas petizas, retroagindo a um momento no tempo, em que todas as meninas sonharam um dia em ser bailarinas, perderem-se na musica, com um par de sandálias mágicas nos pés, que nos permitem viver todos os sonhos. E carregam convosco essa imagem pura e cândida para a leitura do quadro.

Na pequena bailarina vemos a negação do seu estilo impressionista, o momento que quebra os dogmas da técnica que lhe havia granjeado sucesso, deixando soltar o pincel para tons mais quentes e vibrantes, sendo espelho das minhas palavras, a bailarina que vou, que deixa o palco inóspito para entrar num mundo maravilhoso dos sonhos, aquele local acolhedor que apenas conhecemos nas primeiras infâncias. Um lugar de sonho!

Mas, quem é a bailarina serena pura e imaculada de Degas?

A bailarina é uma jovem artista de parcos recursos, uma família que vivia de miséria, tinha na irmã uma prostituta e ela própria vendeu o corpo como sustento para a vida artística. Ao retrata-la Degas expõe a hipócrita sociedade aristocrática parisiense que cultiva a futilidade com uma tela de realidade, pintando a vida, com cores diferentes dos contos de fadas. No rosto de uma bailarina que deixou de conseguir sonhar e ser criança!

9 comentários:

  1. Anónimo00:17

    Um texto Lindo! Comovente! Parabens, h

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito este quadro. E as palavras ainda mais.

    ResponderEliminar
  3. isadora15:45

    vc fralou que toda irmã de uma bailarina ja foi protituta a eu sou bailarina e minha irmã nunca foi foi prostituta e ela tem 2 anos de idade e eu nunca foi prostituta como vc diz no texto isso é uma merda e naoi achei k que tava procurando tenho prova de ballet hoje a tarde e vou contar para meu professor o que vc diz o meu professor foi o primeiro bailarino da Russia o professor Ramom quem fez isso ta falando merda quem fez isso é que foi ou é uma prosituta em to quase me formandpo no ballet falta ainda 2 anos para completar 10 anos de ballet,eu aposto que vc nem se formou ainda sua prostituta ssua putaaaa

    ResponderEliminar
  4. Pedro00:34

    Apesar das cores, apesar de tudo, o rosto (a)parece perfeito. E o redor parece estar a arder. Talvez fosse esse o desejo de quem o pintou.
    Arte.

    ResponderEliminar
  5. Xupa-mos15:17

    MUITO PODRE!!!

    ESSE GAJO NÃO VALE UM CU!!

    ATE O MEU TETRA TETRA AVÔ (LEONARDO DA VINCI) É MELHOR

    ResponderEliminar
  6. O texto está muito bonito e comovente mas, a história da irmã que tinha de se prostituir para sobreviver, é sobre a escultura "A pequena bailarina de catorze anos". Esta escultura representa uma bailarina da Ópera que Degas conheceu. Até aos dezasseis anos estudou ballet e depois teve de se prostituir.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Madalena - Admito que tenha sido induzido em erro por alguma interpretação do quadro. Agradeço o esclarecimento e as palavras amáveis!
    (ps . há uma rubrica do blogue - porque hoje é sabado - onde aparecem outros quadros!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo15:32

    ssaatanais

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!