domingo, novembro 08, 2009

Bacalhau à piruças...

Este prato que apresento pode ser confeccionado de três formas trabalhosa, se fritar as batatinhas e cozer o camaranito na hora e se fizer o béchamel caseiro, de forma fácil usando batata palha, béchamél já preparado , cenoura já ralada e miolo de camarão e de forma Bimby!!!

Ingredientes para 4 bons garfos:
1 embalagem e meia de bacalhau em lascas, demolhado de um dia para o outro, ou lavado em varias águas
1 cebola grande
1 dente de alho
1 cenoura grande
1 pacote de béchamel "Parmalat"
10 palitos de delicias do mar
Camarão já cozido , descascado(eu gosto de comprar no Pingo doce)
pão ralado
1 pacote de batata palha
azeite q.b
Comece por fazer um refogado com o azeite, cebola cortada em meias luas, o alho picado e a cenoura ralada, mexendo sempre. Junte o camarão já cozido partido aos bocaditos e as delicias do mar também partidas,deixe apurar um pouco. Adicione o bacalhau previamente demolhado e escaldado e mexa misturando bem todos os ingredientes.
Passe o preparado para um recipiente maior e junte as batatas palha e o pacote de bechamel, mexendo bem com uma colher de pau até ficar bem homogénio.
Coloque numa travessa de ir ao forno, povilhe com pão ralado solte-lhe por cima umas azeitonas e meta no forno previamente aquecido, até dourar!

FORMA BIMBY:
Coloque no copo os alhos e a cebola e pique 6/8 seg; vel. 5. Adicione a cenoura ralada, 70 gr de azeite e programe 7 min, Temp.100º,Vel.1 para refogar. (entretanto apanhei a roupa do estendal, dobrei e separei a que vai para a engomadora e a que fica para mim, preenchi o papelinho e pus o cesto no hall).A seguir adicione o bacalhau e desfie na Vel.4 e programe 8 Min.Temp100º; Vel.2.
(Dei banho ao meu Daniel, vesti-o e pus-lhe o babete).Terminado o tempo junte o camarão e as delicias e leva mais uma esfrega de 2m na Vel 2 sem Temperatura. (Fiz um xixi).
Retirei o preparado do copo da Bimby, reservei e fiz o bechamel no mesmo sem precisar de lavar.

Béchamel:
500 gr de leite
200 gr de natas
70 gr de farinha
60 gr de margarina
Sal, pimenta e noz moscada
Deite todos os ingredientes no copo, exepto as natas e programe 8min.,Temp.90º,Vel.4. (tocou o senhor da roupa à porta , fiz-lhe a entrega e mandei beijinhos à esposa. Dei a sopa ao meu pequeno faminto e ainda sobrou tempo para mandar um berro ao Pedro para ele levantar a carcaça do sofá e pôr a mesa).
Adicione as natas e programe mais 2 min. Á mesma temperatura e velocidade
Por fim é só envolver com o bacalhau a batata palha e forno com ele apenas para dourar , 10m chegam!!! Não esqueça o pão ralado que pode confecionar no mesmo copo da Bimby sem precisar de o lavar.Basta colocar restos de pão duro+1 dente de alho+coentros e dê-lhe TURBO!!!


Peço desculpa pela ausência de foto , mas quando me lembro já o prato não reúne as condições estéticas para ser fotografado :O)

Célia Palma

16 comentários:

  1. Anónimo17:19

    a seguir calhava bem uma fruta da época...
    http://www.politburolocal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:44

    estou tentado comprar uma bimby só para fazer esta receita.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:07

    uma bimby...
    engomadora ao domicílio...
    mas a bimby não engoma tb a roupa?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:21

    Vou experimentar.
    Gosto muito de um que fazem em Entradas no “Celeiro”, também leva camarão.
    Pode ser que fique parecido.

    ResponderEliminar
  5. Quem me dera que a bimby engomasse e desse beijos na boca.

    ResponderEliminar
  6. Célia - a parte de engomar, entendo! Mas... não compreendo essa mania das mulheres com objectos plastificados! hehee

    PS - OBRIGADO, pela receita!

    ResponderEliminar
  7. H
    Manias de gajas!!! LOL

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23:55

    Manias de gajas, o tanas!! Tem sido um descanso desde que a bimby se mudou para minha casa... Dá um jeitaço. Para além de detergente para a loiça e cozido à Portuguesa, a bimby dá-me também tempo para...os tais beijos na boca.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo23:57

    Ah, Célia, experimente fazer a delícia de chocolate, a perdiz com couve ou o creme de ervilhas... Aconselho vivamente!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo23:58

    Peço desculpa... Sou ainda eu, a do creme de ervilhas com beijos na boca ou whatever... Experimente os flanzinhos.

    ResponderEliminar
  11. Para que conste, não gosto da bimby, mas gosto muito dessa coisa do chocolate! Se fizerem...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo da perdiz!!
    Vou experimentar seguramente ,..mas tem de ser com calma, pois no primeiro mês de estadia da "magnífica" na minha casa engordei 2 kg (mas já estão recuperados). Sou fâ da dourada ao Sal, das ervilhas com ovos e do cheesecake, a receita que aqui deixei também fica sempre bem...e é uma delícia para impressionar no primeiro encontro em casa, que o diga o Meu Pedro, desde aí nunca mais comeu nada de jeito!!!LOL

    ResponderEliminar
  13. Anónimo00:52

    Experimentarei, então, o tal bacalhau. Quiçá no próximo fim de semana. Da dourada ao sal também eu sou fã. O H não é fã da bimby porque ainda não a experimentou, creio eu... Muito bom mesmo. Para usar e abusar. Com que então delícia de chocolate... Não sigo exactamente a receita. Costumo misturar chocolate branco com negro. Uma real delícia. Quem prova diz ser menos enjoativa.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo00:55

    Ah, fica sempre um ps por fazer, aconselho o cheesecake com bolacha da digeste - da embalagem encarnada - em vez doz corn flakes. Experimente.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo00:56

    Digeste ou digesta??? Fiquei na dúvida. Pensei "ta" e escrevi "te" e agora fiquei azoada...

    ResponderEliminar
  16. Anónimo21:54

    APROVADISSIMO ESTE PRATO, PODE DEIXAR MAIS RECEITAS QUE EU NÃO ME IMPORTO.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!