terça-feira, novembro 10, 2009

O Ultimo sorriso de Robert Enke

Ainda me recordo de chegar miúdo ao Benfica, obrigado a ser guarda-redes titular por asneira da direcção, que não inscreveu a tempo um gigante argentino que era terrivelmente mau! Ficou no Benfica três anos e rumou para Barcelona onde não foi feliz!
Actualmente estava a recuperar de uma doença e esperava-se que fosse titular da Alemanha no próximo Mundial! Hoje perdeu a vida, vítima de circunstâncias que não se comentam!

7 comentários:

  1. Dos melhores guarda-redes que passou pelo Benfica. Paz à sua alma.

    ResponderEliminar
  2. Ricardo - e tinha a missão quase impossível de substituir o melhor de todos: Preud`homme!

    ResponderEliminar
  3. Sabe H, este seu post fez-me regressar ao passado...Porque já vivi uma réplica precisamente igual à que aqui refere. Não era jogador nem tinha problemas, era um jovem de 20 anos que amava a familia,estudava, era amigo do seu amigo, gostava de jogar hoquei em patins ( o meu filho herdou-lhe este gosto), enfim...aparentemente um jovem de 20 anos igual a tantos outros.
    Hoje, passados estes anos, olho para a minha vida e dos meus irmãos e penso, como seria a dele se ainda cá estivesse conosco... Penso nisto muitas vezes..olho para os meus pais e vejo o quanto eles morreram desde então...
    Enquanto escrevo este comentário recordo dele os melhores momentos... as festas de natal e de aniversários que, por sermos muitos irmãos, eram sempre festas vividas com muita intensidade; o sentido de protecção que tinha em relação a mim ( a quem ele carinhosamente chamava ppi das meias altas), enfim, momentos bons que, mesmo com lágrimas, conseguem fazer com que sorria sempre que o recordo.
    Desculpe este dasabafo...

    ResponderEliminar
  4. Pobre Enke. Fiquei perplexo com a notícia.
    Recordo agora esse jovem que Jupp Heynckes trouxe, na altura para ser suplente do argentino Carlos Bossio.
    Vinha do Borussia Moengladbach que tinha descido à II Liga Alemã. Era aos 22 anos uma esperança!
    Entretanto o Bossio não foi inscrito a tempo por o certificado internacional não chegar, e o jovem Robert assumiu o posto.
    Juntando a idade dele, aos 18 do outro jovem José Moreira e dava 40 anos, precisamente a idade do antecessor, de nome Miche Preud'Homme.
    Era uma pesada herança
    Três anos de contrato, três anos fantásticos a cimentar o lugar e a motivar o interesse do colosso Barcelona. Na catalunha não foi feliz, e depois de 2 emprestimos regressou à Bundesliga em 2004, onde realizou 164 jogos pelo Hannover, sendo inclusive o melho guarda-redes do campeonato na última época. Chegou entretanto à selecção alemã e estaria no Mundial 2010, sendo o provável titular.
    Desportivamente tinha razões para estar feliz.

    ResponderEliminar
  5. Recordo agora as vezes que fui ao Estádio da Luz em excursões promovidas pela nossa Casa do Benfica, ou as vezes que fui de comboio ou expresso.
    Sempre ficava atrás da sua baliza para o ver a aquecer.
    Estava lá no dia em que saiu lesionado e deu lugar a Moreira que se estreou. Foi um Benfica 0-0 Guimaraes.
    Enke aqueceu com dificuldade, estava ja lesionado, aguentou as dores e iniciou o jogo, aos 20 min fez sinal para o banco a dizer que não dava, e voltou-se para trás, olhou para nós adeptos e pediu desculpa por não conseguir.
    Eu teria os meus 14 anos, e fiquei seu fã.

    De quando em vez há alguém que se farta de viver e nos deixa assim, com dificuldades em dizer um adeus.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo08:03

    Há coisas mesmo dificeis de explicar o que se tera passado para tal acto de coragem ?? pois normalmente as pessoas dizem que é uma covardia alguem se suicidar e acho que é um acto de coragem de desespero montes de vezes ja me passou isto pela cabeça afinal de contas o que é que andamos aqui a fazer ?? é assim tão dificil viver , tenho passado muitos momentos maus e o suicidio ja me passou algumas vezes pela cabeça , mas é a minha filha que vou buscar algumas forças para continuar a sofrer mas a viver , descansa em paz Enke, Ass. Puma

    ResponderEliminar
  7. Anónimo11:31

    Perde-se um grande profissional.
    é isso mesmo, é preciso coragem e um grande desespero.
    Quem tem filhos sabe dar o devido valor.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!