quarta-feira, novembro 25, 2009

A impotência da ignorância...

... resume o que senti ao fim da manhã! A história felizmente tem pouco para contar agora: a meio da aula percebo alguma agitação e ainda antes de perceber o que se passa, informam-me que uma jovem adulta (ou seja, uma pirralhita) estava a sentir-se mal. E ao primeiro olhar a coisa assusta.
Dar espaço, abrir a janelas porque 53 pessoas num espaço pequeno torna o ambiente complicado, tentar perceber se havia alguma doença, um qualquer informação sobre o histórico de saúde, mas nada de respostas. Pedir uma enfermeira, mandar sair e fingir que estava calmo e a controlar uma situação, quando interiormente me senti profundamente perdido, sem fazer a menor ideia do que podia fazer! Porque sou uma besta ignorante sem quaisquer resquícios de conhecimentos de primeiros socorros. Salvou-se que havia uma socorrista na sala, uma enfermeira na escola e que as coordenadoras de serviço social são profundamente prestáveis! Bem como o facto de os alunos terem tido um comportamento exemplar.
Passei agora pelo Hospital, falei com os pais e tudo está "resolvido"! E não passou de um pequeno susto! Mas o facto de tudo estar bem, não apaga uma verdade: hoje foi a minha pior aula de sempre, hoje fui um mau professor!

13 comentários:

  1. Há dias e situações assim... em que perante a eminência de uma eventual fatalidade para que não temos respostas nem conhecimentos, nos sentimos tão pequeninos!...
    Mas acho que, por paradoxal que ossa parecer, isso só mostra a nossa grandeza, o quanto nos importamos com as (outras) pessoas.
    Ainda bem que a situação acabou em bem.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:16

    Pois na minha opinião, não foi mau professor, mesmo que não tivesse acabado bem, procedeu da melhor forma. Manteve a calma e procurou ajudar dentro das suas possibilidades. Porque não temos que saber tudo, sobre tudo!
    Até os profissionais de saude, quando surgem casos em que não estão preparados para agir, ou que não são da sua àrea, procuram auxilio.
    E ainda lhe digo mais, sei que não vai ajudar, mas se fosse eu, tinha entrado em pânico.
    Beijo
    Se achar que deve tirar um curso de primeiros socorros, isso já é uma valorização pessoal.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:16

    Todos os dias somos surpreendidos por novas situações, às quais, por vezes temos resposta e outras não... Caro H, ninguém é o super homem, ou mulher, ou ainda algo intermédio... Mas pela sua discrição e pelo que conheço de si, há que dizer, seria bem pior se tivesse acontecido com outro professor...

    ResponderEliminar
  4. Caro H:
    Este verão dei um passeio pelo Languedoc e fiquei num Ibis em Albi.
    Para minha surpresa na Recepção, em local bem visível, havia um desfibrilador automático.
    A morte súbita em jovens é um drama que acontece, principalmente no esforço (vide história recente de alguns basquetebolistas.
    Nos doentes cardíacos é mais frequente, mas menos dramática.
    Actualmente em locais de grande concentração de pessoas (aeroportos, estádios, ...) já há desfibriladores automáticos dispersos (como os extintores)que poderão ser usados por um qualquer, pois só é necessário encostar as pás ao peito, que ele "lê" a actividade eléctrica do coração e decide se desfibrila ou se marca passo.
    Nas escolas parece-me difícil de justificar o seu uso.
    É bom haver uma percentagem significativa da população com capacidade de Suporte Básico de Vida.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20:09

    Não tem nada que ver com o post mas não resistimos a uma provocaçãozinha: hoje, dia 25 de Novembro, não deveria ser Feriado em comemoração do Dia da Liberdade?!

    ;)

    ResponderEliminar
  6. @anónimo fora do contexto: nunca desvalorizei o 25 de Abril. Mas também não esqueço a importância do 25 de Novembro!

    ResponderEliminar
  7. Caro Professor,
    Já foi aqui referido anteriormente, mas não custa reforçar....
    Fez o que podia ser feito, manteve a calma (eu pelo menos demonstrou que estava calmo), acalmou os restantes alunos e ainda deu apoio à família no hospital. Portou-se como o grande professor que sempre foi, amigo e companheiro. Não se martirize por não ter conseguido socorrer a aluna, não é o Super Homem, mas de uma coisa eu sou testemunha, é um Super Professor....
    Beijinhos
    Com saudades das aulas de Direito :P

    ResponderEliminar
  8. Não se tem que sentir mal por ter feito o seu melhor.Mas se isso não lhe bastou, porque não tirar uma formação de primeiros socorros? :)

    ResponderEliminar
  9. Não querendo parecer dramática nem ganhar-lhe aos pontos numa situação de crise, imagine um cenário semelhante em que de seguida lhe morrem à frente. Pois...
    (a grande diferença é que no meu lugar estavam a espera de partir e aí, felizmente, estão apenas à espera que um professor os deixe prosseguir).
    Mas portou-se bem, Prof. H.
    Digno de um verdadeiro House.

    ResponderEliminar
  10. EtelvinaSumares21:03

    Nem sempre a vida nos proporciona bons mommtos.O que se sucedeu durante a aula foi um mero imprevisto,mas como referiu as alunas tiveram um optimo comportamento, sem excepção do Prof.Hugo Lança!! ;)
    P'lo qual NAO deve se sentir que esteve num vazio, num poço sem fundo..ISSO NAOOO!!! Teve um comportamnte tal igual as alunas, PREOCUPOU-SE!!

    Fique bem ;)

    ResponderEliminar
  11. Anónimo20:56

    @a todas as pirralhas fãs: até enjoam com tantas lisonjas foleiras ... sugiro 'gurosam' para os enfadonhos e enjoados comentários!! ;)

    ResponderEliminar
  12. Anónimo20:58

    Com a humidade que estas "moças" emanam das partes de baixo ... quem é que não desmaia!!!

    Agarrem-nas antes que ...

    desmaiem.

    ResponderEliminar
  13. a mesquinhez é lixada!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!