quinta-feira, novembro 12, 2009

IPBeja (Com Adenda)

O Instituto Politécnico de Beja comemora esta semana o seu trigésimo aniversário: já o escrevi antes e repito agora, que não consigo imaginar como seria a cidade de Beja sem o seu Politécnico! Nem pretendo realizar esse exercício de masoquismo! Mas, usurpando palavras alheias, digo apenas que Beja podia viver sem o Politécnico. Mas não era a mesma coisa…
Trinta anos são milhares de alunos, inúmeras histórias de gentes anónimas, cuja vida mudou por terem escolhido estudar no IPBeja, histórias de gente que ficaram na história da gente que há anos trabalha no Politécnico e se habituou a ver aquela casa, como a nossa casa! Um sítio onde se ensina e aprende, onde se trocam partilhas e esperanças, onde alguns desejos se tornam realidades e outros não, porque este estranho percurso que é a vida é feita da certeza que a vida nos oferece incertezas, caminhos que escolhemos ou não percorrer!
Trinta anos, podem parecer muitos num tempo em que tudo é efémero, mas trinta anos de história de uma Instituição de Ensino Superior, pouco excede a sua primeira infância, aquele saudoso tempo das nossas vidas onde o erro nos é permitido, um tempo de descoberta e procura de um caminho, de um rumo, de um percurso que faça sentido! Pelo que os erros na infância são travessuras desculpáveis, de quem apenas quer crescer e fazer-se maior, de quem procura desbravar o seu próprio caminho!
Mas ser-se criança nos tempos de hoje é cruel: e as dificuldades conjunturais e estruturais que assolam o Ensino Superior na Lusa Pátria, obrigam a que o IPBeja seja uma entidade madura, que saiba concorrer, pela sua diferença, com Universidades seculares e Politécnicos com mais anos de história! Porque os desafios são múltiplos e complexos: o novo quadro legislativo, o cruel sub-financiamento, a baixa natalidade, a interioridade, a necessidade de formar a correr o corpo docente e outros em condições de profunda desigualdade, fazem com que os presentes anos, sejam decisivos para o futuro do Instituto Politécnico de Beja.
Trinta anos fazem do Politécnico parte da história da nossa cidade! E a cidade deve continuar a exigir mais e melhor ao Politécnico, que tem de assumir-se como o principal motor do desenvolvimento, um parceiro activo da criatividade e inteligência da região, um companheiro das empresas, um amigo das iniciativas da sociedade civil! Mas da mesma forma que a cidade deve exigir mais e melhor do IPBeja, também a esta se deve exigir que dê mais e melhor ao IPBeja, para que com todos o Instituto seja mais forte e possa cumprir melhor o seu papel: para que seja um espaço de ensino, onde se formem não apenas bons técnicos mas sobretudo bons cidadãos, um lugar de liberdade, onde a diversidade de opinião seja entendida como positiva, um local de excelência para espevitar as qualidades dos nossos alunos, que sem dúvida são a única e verdadeira razão para o Politécnico existir! Porque se a cidade era mais pobre e triste mas sobreviveria sem o IPBeja, o Instituto só subsiste enquanto tiver alunos!


Adenda: Isto são boas notícias! Até porque há coisas que de tão óbvias, fazem impressão!

10 comentários:

  1. Anónimo00:19

    Agora é tudo bom.

    Viva o PS

    LOL

    ResponderEliminar
  2. Por vezes, as pessoas até conseguem juntar as letras: mas.. ler e pensar é bem mais complicado...

    ResponderEliminar
  3. R...00:30

    "Quando um Homem aponta a lua, o imbecil fica a olhar para o dedo."

    Como é que o H atura ainda estes imbecis...

    Fantastica junção de letras que nos faz ler e pensar!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo09:37

    Ainda bem que ainda voltou a falar no politécnico, porque me esqueci de comentar algo que acho ser muito importante.
    É com muito orgulho que sou aluna do politécnico (ESTIG), e foi a minha primeira opção!Ao contrário do que já foi comentado.
    Não percebo nada de política e nem quero! Só sei dizer que ao longo destes cinco anos de curso me deparei com EXCELENTES PROFISSIONAIS.
    Por isso aqui deixo os meus parabéns a todos e um grande obrigado por fazerem parte deste meu percurso escolar.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo15:21

    Só o colega para apesar de tudo, defender o Politécnico!
    Cumps

    ResponderEliminar
  6. Será desta que vamos ter o curso de Solicitadoria em Beja?

    ResponderEliminar
  7. @SZ - É "coisa" que até tenho medo de responder...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21:54

    Agora até a Rádio Voz do Município é boa

    Viva o PS


    hehehehehehehehehe

    ResponderEliminar
  9. Anónimo21:58

    Anónimo - Já pensou em comprar um vibrador? É que parece que anda a precisar!

    ResponderEliminar
  10. Dar e receber. Tem que ser a atitude permanente entre a cidade e o IPB e vice-versa. Não entendo a existência de débitos ou créditos. Estamos todos pagos ... ou não!!!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!