Para quem não acompanha o processo, pode parecer que o estacionamento de aviões são migalhas: mas não são! É o primeiro passo! Para depois começar as reparações. Depois as mercadorias. Depois chaters! E por fim os voos regulares com passageiros, obviamente low cost!
"O que nunca ninguém diz, porventura com medo de parecer vaidoso, é que a inteligência tem um preço: a solidão" (Nuno Lobo Antunes)
quarta-feira, março 31, 2010
Desculpem-me lá ser burro...
Para quem não acompanha o processo, pode parecer que o estacionamento de aviões são migalhas: mas não são! É o primeiro passo! Para depois começar as reparações. Depois as mercadorias. Depois chaters! E por fim os voos regulares com passageiros, obviamente low cost!
Hortas Comunitárias

Adenda: Musica nova, em Alentejano, com pronúncia do Norte!
O Governo Espanhol...
terça-feira, março 30, 2010
Ovibeja 2010 (Com Adenda)

Porque é este o tema, o Viagra e Prozac lança um concurso com os seus leitores: quem sabe a razão pela qual a Ovibeja foi tão atacada no ano passado?
1- Elogio ao Engenheiro Castro e Brito pelo muito que a cidade lhe deve;
2- Sem o dizer explicitamente, ficou claro que sou tendencialmente favorável a que a Rural Beja seja organizada pela ACOS;
3 - O ano passado disse algo como "só a cegueira política e estupidez explica que o Pavilhão do Azeite tenha sido encerrado após a Ovibeja"! Mantenho a frase: se este ano a CMBeja voltar a não aproveitar o Pavilhão do Azeite, continua obviamente a ser uma estupidez!
A Páscoa terá as suas vantagens...
segunda-feira, março 29, 2010
Serviço Público de Blogosfera
É mentira, é mentira é mentira! (Com adenda fantástica)
Adenda: Sobre um tema, um delicioso texto de Vitor Silva.
domingo, março 28, 2010
É por estas coisas...
Polvo à lagareiro

sábado, março 27, 2010
Benfica - Braga
(tive dúvidas sobre a foto! Espero bem que as pirralhas tenham mais de 18! Se não tiverem, fica um pedido de desculpas!)
Vamos lá falar a sério...
Pedro Passos Coelho (com adenda)

Mas surpreendeu-me a votação expressiva! E acabei de ver o discurso de vitória e foi realmente muito bom, sendo excelente a parte do elogia a Ferreira Leite! E termino com uma última nota, também positiva: é tremendamente importante para o País que finalmente exista uma oposição!
Vamos dar tempo ao homem...
sexta-feira, março 26, 2010
4 anos
Talvez nem me fique bem assumir, mas não tenho uma afectividade especial com o semanário: recebo sms a recordar o dia da entrega, envio a dita cuja por mail, pelo que basicamente sou apenas mais um leitor!
Pelo que li no editorial, o Jornal vai abrir esta semana uma página diferente, com mais e diferentes conteúdos, uma nova página na net e uma maior interactividade!
Fica a notícia, ficam obviamente os parabéns e os votos de boa sorte! Porque sei o quanto difícil foi erguer um projecto independente e livre!
Pirralha vende mãe na Internet
Um dia...
Serviço Público de Blogosfera

Permita-me esclarecer que eu gosto muito da Jennifer Love Hewitt; sendo certo que não conheço a vagina dela, estou ciente que com toda a certeza iria igualmente ter prazer em conhece-la. Recordo-me dela (estou outra vez a falar da actriz) numa inesquecível série - Party of five - que me acompanhou na adolescência e que me fazia chorar com um bezerro mal desmamado! E se a senhora gosto do vajazzling, então que fique a saber que eu também começo a gostar, embora no meu caso, seja difícil de praticar porque não tenho cristais!
Mas ainda assim a coisa faz-me confusão! Admito que seja pelo facto de ser provinciano, mas acho que deve ser esquisito um tipo despir a gaja e dar de caras com o raio de uma bola de discoteca dos anos 80! Eu não tenho nada contra a decoração de interiores, mas todos nós sabemos que os gajos que gostam de decoração de interiores não gostam de vaginas, pelo que pergunto - porque perguntar não devia ofender - valerá mesmo a pena estar a decorar a dita cuja? Até porque sejamos honestos: o que um gajo quer mesmo é despi-las e olhar para a obra da arte e depois elas vestem-se e vão se embora?!
Minha cara Jennifer e outras apreciadoras da arte: não vos passa pela cabeça algo mais divertido para fazerem com a dita cuja?!
quinta-feira, março 25, 2010
Bom dia, Senhor larápio
Mas caso não se importe e se não tiver mais nada para fazer, ficaria grato se esta noite, quando voltar a passar na minha rua, volte a colocar a antena onde a encontrou, porque ela é simpática e gentil e tem sido uma boa companheira, oferecendo-me música em passeios melancólicos.
Se o meu caro amigo tem uma apetência pungente por antenas, estou certo que caso partilhe esse sentimento com a sua namorada, ela terá prazer em oferecer-lhe uma ou, com sorte, até duas e poderá orgulhosamente ser proprietário de um par de antenas! Ou até uma terceira para enfiar no seu imaculado rabinho!
(nota - caso o fdp que me roubou a antena seja familiar do Bruno Alves, nesse caso retiro tudo o que fica escrito e é um prazer oferecer-lhe a antena que me roubou!)
A magia que faz com que os opostos se atraíam (Com Adenda)
Se esta crónica tivesse um título – na Rádio Pax, não têm – chamar-lhe ia como água e azeite ou a magia que faz com que os opostos se atraíam.
Não que a crónica fale de amores perdidos no tempo ou de pensamentos perversos; a perversão é mesmo o estado da arte da política no país e na região.
Peguemos no caso do PSD: se há memórias que convivem comigo desde a puberdade é ver na TVE o Verão Azul e os Congressos do PSD! Verdadeiros assombros mediáticos, agarravam o espectador ao ecrã, estupefacto de como é possível tantas sensibilidades diferentes ousarem reunirem-se num só partido! Mas a fragilidade do PSD, decorrente de ser um partido sem ideologia, que não sabe se é conservador ou liberal, se é de esquerda ou é de direita, se é socialista moderno ou social-democrata clássico, sempre foi a sua força, pela sua heterogeneidade, pela capacidade de fazer a síntese de pensamentos divergentes, unidos num espírito reformista, tendencialmente pouco estadista! E é exactamente que por na génese do PSD existir um estilo libertário é que a lei da rolha é uma vergonha para a história do Partido. Como é uma vergonha para o presente do partido inventarem um congresso para atacar Sócrates e terminarem com uma rolha enfiada!
No caso do PCP, enfiar a rolha e calar opiniões particulares, para que o Partido possa falar orgulhosamente a uma só voz, corresponde ao ADN do estatuto de camarada. Admito que nos partidos e nos rebanhos, seja esta a forma mais correcta, porque a diversidade de pastores nunca levou ovelhas ao seu destino: o que causa estupefacção é com um partido historicamente disciplinado como o PCP se perde em egos íntimos chumbando na CMBeja um orçamento que assume nem ter tido tempo para conhecer, sendo necessário a Assembleia Municipal desautorizar os vereadores camaradas e permitir a aprovação de um orçamento numa atitude clara de repreensão de meninos mal comportados e alegadamente birrentos.
O drama do PSD é similar ao do PCP: o PSD é um partido perdido por nunca ter tido ideologia e que vai amanhã votar mais uma liderança transitória e o PCP é um partido fortemente ideológico, mas perdido no tempo, porquanto as suas referências doutrinárias, sempre que estiveram no poder, pautaram-se por ditaduras anti-democráticas, com restrições intoleráveis nos direitos individuais!
Da mesma forma que o PSD apenas consegue estar unido quando é poder – e só isso explica que quando Durão Barroso se transmutou para José Manuel Barroso, o partido quase sem excepção tenho engolido um sapo chamado Santana, sem se dar ao trabalho de fazer eleições, o PCP aqui do burgo passa por um curioso fenómeno de psd-ização, onde a soma das facções mandou para a calendas gregas a famosa unidade da acção. E a razão é a mesma: com problemas ideológicas, com a inexistência de um projecto para a região e para o País, o único valor que importa é regressar ao poder, pelo prazer de ser poder e sentir-se poderoso!
Adenda: Ainda sobre a trapalhada da dupla posição da CDU sobre o orçamento da CMBeja, o Vereador Miguel Ramalho quebrou o silêncio num comentário do blogue Alvitrando! Com críticas ao Presidente e aquilo que ele chama - e curiosamente um anónimo em outro blogue - meninos de coro! Salvo erro, esta foi a primeira vez que o Vereador escreve oficialmente num blogue! Havia coisas giras que podiam ser ditas! Mas agora não me apetece...
Eu não quero estar a dar ideias...
(estes post provam que a estupidez não é um exclusivo nacional!)
quarta-feira, março 24, 2010
Congresso do Turismo do Alentejo

Não sei se vou conseguir ir ao Pax Júlia, até porque adoro discursos chatos! Mas esta é uma iniciativa que orgulha a cidade e deve ser aproveitada para pensar o Turismo no Alentejo!
A coisa mais ridicula do mundo!
Eu sei que o leitor está convencido que a coisa mais ridícula do mundo é defecar num wc público e descobrir que não há papel higiénico, mas permita-me que lhe diga, está completamente enganado! Como e apesar do que diz a doutrina que o dá como certo em alguns tratados, é mentira que a coisa mais ridícula do mundo seja ir a uma prostituta para depois voltar para casa e masturbar-se a pensar na esposa!
Depois de meditar alcancei a excelência e permito-me concluir, sem hesitações ou dúvidas, que a coisa mais ridícula que um homem pode fazer é ir lavar o carro ao Domingo de manhã! E não digo isto pelo facto de andar todo contentinho com as mangueiras dos outros na mão: uma coisa pode ser amaricada, sem ser ridícula, como por exemplo uma deslumbrantemente bela gravata cor-de-rosa bebé!
A constatação que hoje ofereço ao leitor é bem mais profunda que a mariquice subjacente: tem fundamentos na essência da própria masculinidade, numa inversão de valores, que leva o Homem a penetrar no Universo Feminino, realizando tarefas que não decorrem da sua própria natureza! E não me refiro ao simples facto de um gajo andar preocupado com as limpezas, mas, o leitor entende, o contra-senso de um gajo que veste um fato de treino cheio de nódoas, que sai de casa para ler a Bola sem tomar banho, armar-se em higienicozinho com a treta do carro, ciente, que mais tarde ou mais cedo vai chover e o carro podia lavar-se sozinho!
Percebia que um gajo lavasse o carro na rua! Isso é de macho! Porque aí a questão não era lavar o carro, mas desafiar as autoridades e fazer algo de proibido por lei; aliás, se repararem nos gajos que cospem na rua e mandam bananas do carro em movimento, não é uma questão de serem porcos, é mesmo por serem anarquista que usam a poluição como uma revolta contra a asfixia do Estado sobre o individuo, o que se saúda e aplaude!
Termino assim, sem dizer, obviamente, o que fiz domingo antes de almoço...
terça-feira, março 23, 2010
Orçamento da CMBeja aprovado! (com Adenda)
Ouvi vozes de satisfação quando sexta-feira tudo indiciava que a CDU ia chumbar o orçamento! Sempre discordei: era péssimo para a cidade ficar sem orçamento, uma ano a brincar à política! Os bejenses quando chamados a decidir quiser mudar, quiser um governo diferente para a cidade e o orçamento é indispensável para se começar a governar a sério. E o estado da cidade é péssimo, pelo que não se pode perder mais tempo com questiúnculas estéreis!
Por tudo, uma palavra de elogio para a CDU: teve inteligência para colocar os interesses da cidade acima da baixa política - embora com uma argumentaçãozeca para enrolar camaradas - e cumpriram o seu dever, oferecendo condições ao actual executivo para começar a governar! De certo modo, tiveram na Assembleia Municipal o mesmo sentido de responsabilidade que o PSD e CDS tiveram no Parlamento. (era giro que o BE viesse agora acusar o PCP de viabilizar orçamentos de Direita...).
Mas a votação de hoje - e as reuniões internas que a antecederam - provam outra coisa, igualmente importante! E falei nisto a semana passada: por mais eufemismos que agora usem, a CDU - AM desautorizou os vereadores CDU na Câmara, que votaram contra este orçamento, "porque sim", como antes expliquei, porquanto, para estes vereadores, é condição sine qua non votar sempre contra!
Como já afirmou publicamente quem conhece e bem o PCP, esta nunca foi a forma de actuar do Partido! Acontece que logo no dia a seguir a perderem as eleições, começaram as movimentações internas para a escolha do novo candidato a Presidente! E há claramente duas linhas em disputa: o PCP na CMBeja comandado por Miguel Ramalho e o PCP da AM comandado por Rodeia Machado!
Com esta decisão, no campeonato a candidato a Presidente da CMB, Rodeia Machado 1 - Miguel Ramalho 0. Mas o campeonato ainda agora começou...
Adenda: Ele também é um anti-comunista primário? Ou pelo contrário, qualquer pessoa com bom senso percebe que meteram água!
segunda-feira, março 22, 2010
Porque perguntar não devia ofender! (Com Adenda!)
Adenda: confirmou-se o que aqui tinha avançado! De noite espero ter tempo para escrever umas linhas sobre isto!
Foi há um ano ...
Façam-me o favor de ter juízo...
domingo, março 21, 2010
Hoje é dia de ir... (Com Adenda)
A adenda: segundo a Rádio Oficial, foram 1700 os convivas. Confesso que não consegui contar todos, mas aceito um número por bom. E todas as iniciativas para trazer pessoas à cidade, são positivas! Ontem presumo que tenha sido um dia bom para a restauração e hotelaria!
Hoje é dia de Benfica - Porto (Com Adenda)

Claro que a equipa está cansada. Claro que esta Taça da Liga vale o mesmo que o torneio de Vila Real de Santo António. Claro que o objectivo do Benfica é ser ganhar o campeonato! Mas perder com o Porto dá sempre uma sensação de supositório!
Para o leitor comentar!
sábado, março 20, 2010
E assim falou Vitor Siva...
A Câmara Municipal de Beja vai proceder a uma campanha de desratização e de desbaratização. Faz bem, porque ratos e baratas são animais que ameaçam a saúde dos ser humano e por isso é obrigatório que deles nos defendamos. Em comunicado público explicou a Câmara como vai proceder, nomeadamente quais os locais onde colocará iscos e as normas de segurança a observar.
Sem querer meter a foice em seara alheia, pois certamente os serviços técnicos da Câmara estão suficientemente bem apetrechados em meios materiais e humanos para desempenharem bem a tarefa, permito-me deixar aqui algumas sugestões.
Os ratos e as baratas são animais que acompanham o ser humano desde o seu aparecimento à face da Terra e que à custa dele vivem. E de tal maneira, ratos e baratas, têm a sua vida ligada à da espécie humana, que algumas vezes nós, os humanos, nem nos apercebemos que eles estão entre nós e que se multiplicam descontroladamente.
E foi isto que aconteceu nas últimas dezenas de anos
Mas há mais. São os ratos instalados na imprensa escrita e os ratos de biblioteca, as baratas radiofónicas e outras.
São estes animais que se instalaram entre nós, que se habituaram a viver à nossa custa e que muitas vezes contaminaram e continuam a contaminar, não só a nossa vida material, mas também a nossa vida social.
A vida em sociedade é muito complexa, temos que viver em conjunto pessoas muito diferentes, com ideias diferentes, e ainda bem. Só assim é que uma sociedade pode evoluir e avançar. E numa sociedade que queremos em continuado progresso também têm lugar os animais. Cães e gatos, periquitos e canários, galinhas e patos, vacas e borregos…, estes e muitos outros têm lugar e fazem-nos falta.
Ratos e baratas é que não.