sábado, julho 26, 2008

Coisas - Parte QUATRO: O Beijo de Klimt

Neste sábado, era obrigatório revisitar Klimt, expor aqui o Beijo, de todos, o meu quadro predilecto!

Pergunta-me o paciente leitor que acompanha estas miseráveis divagações de fim de Julho, porque amo o Beijo de Klimt? Não lhe sei responder: há coisas que extravasam a razão e os sentidos, que nos atacam sub-repticiamente como um sorriso, que nos confundem e desarmam, por vezes até nos ofuscam, deixando-nos encantados antes de perceber o como e o porque!

Podia maçar o meu bom leitor, repetindo frases feitas sobre a excelência do artista ou com misantropas teorias fantásticas sobre beijos!

Quiçá fosse eloquente neste post tão especial, rebater aquele mito de que as pêgas não beijam, invenção hollywoodesca pela tela da deslumbrante Júlia Roberts, deixar testemunho escrito, que sem nunca pagar meretriz, encontrei pegas que beijam, da estirpe mais perigosa, daquelas que nada cobram! E que oferecem os seus corpos, que gritam pulam e guincham, quase acreditando nas verdades das suas mentiras. Ou na ilusão de um castelo de sonhos, resistente como um baralho de cartas, cartas de jogar, não as cartas de amor que o amor se perdeu no tempo!

E onde reside o Beijo de Klimt no meu de tão tolas divagações, inquire-me o mais atento dos leitores, atónico com perturbantes devaneios. Pois bem: o beijo é o resido da verdade, o núcleo único da clarividência, quando as palavras parecem mentir, o olhar perdeu a transparência, quando os gestos faltar à verdade e os actos confundirem-se no limbo da falsidade…

Quando tudo é baço e parece mentir, quando o mundo nos arrasta na confusão dos medos e da incerteza, apenas no beijo encontramos a certeza forte da esperança, num encontro com volúpia dos lábios o caminho para o sorriso, a junção de lábios que se desejam, mais do que na entrega dos corpos, descobrimos a pureza dos nobres sentimentos, respostas para quixotescas inquietações, que nos arrastam e consomem, para que no instante mágico de línguas que se tocam, deixarmo-nos perder no enamoramento puro dos amantes perdidos!

Sim, porque Beijo, seja de Klimt, de Schiele de Rodin ou de uma qualquer trolha marmeleiro é o ultimo resquício da verdade, o momento sublime, a conjugação divina onde os amantes se fundem num só, para percorrerem juntos um só caminho, sem medos, receios e preconceitos, guiados pela certeza de um beijo!

Fala-se muito do primeiro beijo, mas tememos perguntar qual o melhor dos beijos, que raramente terá sido o primeiro! Disseram-me um dia que o melhor de todos os beijos foi o ultimo: nunca desisti de acreditar que o melhor beijo estará algures por aí, num qualquer futuro próximo ou longínquo! E não será as nossas vidas um complexo caminho, com avanços, recuos, medos, cobardias e actos heróicos, na incessante procura do Beijo perfeito? Perfeito como o beijo de Klimt, o ultimo quadro que aqui se comenta!

5 comentários:

  1. Bem, o meu primeiro era mesmo o melhor de todos! Lembro-me como se fosse hoje, num autocarro de regresso de umas festividades algures nas ruas da Baviera, com uma loira chamada Sonia (penso que era esse o nome dela), apaguei por completo, inesquecível...

    ResponderEliminar
  2. http://tv.rtp.pt/EPG/tv/epg-janela.php?p_id=21449

    porque o próximo e ùltimo "a vida íntima de uma obra prima" é sobre precisamente esse famoso quadro de Klimt achei por bem informar ou relembrar :)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:36

    Der Kuss...
    Vi-o ao vivo há poucos dias e Adorei!
    Presentes da viagem...kimtinhos para todos. Não lhe dou o seu pq não merece! seu cota malvado q acaba com blogues de referência para pitas pequeninas.
    Vou convocar os peixes aranha & alforrecas daquela praia que sabemos para uma vingança das boas.

    Também não merece kixes ;)

    ResponderEliminar
  4. bela despedida... muito bom sôr h... muito bonito... é por causa de posts destes, que se consegue ler posts como o de baixo com um sorriso nos lábios... estou deliciada com esta beijoquice...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:39

    miss u...:)

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!