terça-feira, abril 28, 2009

100 razões para amar Beja - 61

Chamam-lhe "policias mortos", expressão pejorativa, mas que não deixa de ser "bem metida"! Pessoalmente tenho uma relação bígama com as lombas de segurança vomitadas nos asfalto. Claro que as mesmas me irritam profundamente, mas perante a insensibilidade de tantos condutores que procuram no acelerador do carro, compensar as suas disfunções sexuais e afectivas, sou forçado a aceitar que as mesmas têm necessidade de existir.
E até vou ao ponto de admitir que as mesmas não fazem falta apenas junto a escolas; perante a imbecilidade de quem conduz, admito que nas zonas residenciais as mesmas possam ser necessárias: recordo de morar uma rua habitacional, com estrada estreita e pouco estacionamento, onde energumenos passavam a dar quase tanto quanto o carro dava, curiosamente as mais das vezes, com a música bem alta!
Mas por mais que pense pela minha alegre e triste cabeça, não consigo perceber a razão porque uma mente pensante se lembrou de plantar duzias de lombas na Avenida do Modelo. Recordo os mais desatentos, que no raio da rua não mora ninguém, não há escolas nem jardins de infância, é dos raros casos na nossa cidade que temos ruas largas, a zona comercial está perfeitamente protegida por um passeio!
Aliás. Que raio tem a munícipio e a policia contra esta avenida? Eu sei que com as ruas que temos na cidade é extremamente complexo conseguirmos ser multados na cidade pelo grave crime de conduzir a 55 km/hora, mas é mesmo necessário tantas operações "Estope" neste local, logo logo após a curta descida que faz embalar o veiculo para a contra-ordenação?
De regresso às lombas, admito-as como um mal necessário, que os danos que causam nos carros são menores que os prejuizos que podem evitar. Mas plantá-las deverá exigir calma e ponderação, distribuindo-as onde realmente fazem falta, com critérios que se compreendam, não deixando no ar a ideia que a escolha do local teve uma única motivação: chatear, pelo prazer de incomodar!

10 comentários:

  1. Anónimo00:39

    Gosto muito da fina ironia com que fala de coisas sérias!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo01:47

    Não é qualquer um...só pessoas assim distintas é que conseguem!
    Mas até diz umas coisitas acertadas!

    ResponderEliminar
  3. Hugo. É favor corrigir o erro:" disfunsões" para DISFUNÇÕES.

    ResponderEliminar
  4. @Vitor: Muito Obrigado, Meu caro. Um tipo não têm e depois faz asneira!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:18

    numa de correcções: "não à escolas nem jardins de infância" para "não há escolas nem jardins de infância" :)
    Com o novo acordo ortográfico deve ficar 'á'

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:21

    continuando nas correcções...tambem já nao se chamam "jardins de infancia"!!

    ResponderEliminar
  7. Não gosto dos nomes modernos: fazem-me confusão e esqueço-os!

    ResponderEliminar
  8. É para proteger os carros novos e usados que por ali estão estacionados (loool)

    Brincadeiras à parte. Claro que essas lombas têm a sua razão de ser, mesmo que os moradores ali perto não os apreciam por fazer tremer a sua casa - escritório - consultório quando passar um camião.

    Por outro lado, para quem conheça o seu automóvel, é fácil "fintá-las", basta passar rente ao passeio e "apanhar" essa dita apenas com o lado esquerdo!

    ResponderEliminar
  9. Gostei do seu trocadilho/ malabarismo quanto às disfunções...

    ResponderEliminar
  10. Pedro19:46

    Já tinha comentado isso.

    Essa história dos radares, é outra. Casas assaltadas todos os dias na nossa cidade, e os polícias o que fazem? Montam operações com grande aparatos (3 carros, 2 motos e mais uma dúzia de polícias), como aconteceu na última sexta-feira, na estrada que vai desde a Mário Beirão até ao Hotel Melius porque há "malucos" que andam a 55/60 km/h. Por favor...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!