quinta-feira, abril 30, 2009

Porque a Ovibeja desceu sobre a cidade...

Quando estas palavras brotarem do rádio do paciente ouvinte, já estará a decorrer a 26ª Ovibeja, goste-se ou não, a maior feira do Alentejo e provavelmente a mais importante do Sul do País.
Uma Ovibeja diferente, em versão mini-saia, abandonando os tradicionais nove dias, para se cingir a apenas cinco. Esta alteração, bem como a instabilidade climática e a conjuntura económica, permitem supor que esta será a mais incerta Ovibeja, desde o ano em que os animais de quatro patas foram expulsos da feira por alegadas razões de saúde pública.
Porque esta crónica está a ser gravada antes do inicio da Feira, apenas posso adivinhar que nesta quinta feira, pelos cantos da cidade se resmungue que os bilhetes são caros, que os espaços caríssimos, que os concertos não são grande coisa, que o bigode do Castro e Brito esteja feio, que a comida é cara e as bebidas não chegam para tanta sede e outras quaisquer temáticas com que nos amamos entreter. Bejense que é bejense adora a auto-flagelação e nem o estupendo sucesso da Ovibeja cala as más-línguas!
Nunca vi a Ovibeja como uma vaca sagrada, pelo que eu próprio nunca tive pejo em fazer sugestões, apontar caminhos ou criticar aquilo que me parece poder ser melhorado. Mas procurar humildemente contribuir para que a Feira se torne ainda melhor, não é amesquinha-la nem desprezar a sua transcendente importância!
Irrita-me a frase de que a Ovibeja é de todos e sempre afirmei que a proposição é um disparate! A feira pertence à ACOS e é integralmente paga por capitais privados: se tiver lucros, os parabéns a quem a organiza, se tiver prejuízos, não será o meu dinheiro a ter de suporta-los. O que, sublinhe-se, é algo quase raro na nossa cidade, onde praticamente todos os eventos são suportados por dinheiro público, o que permite aos senhores que controlam estes orçamentos, todos os dislates, porquanto sou eu e quem me está a ouvir que vamos ter de pagar as escolhas erradas dos nossos estimados eleitos!
Criticar é uma nobre arte que todos cultivamos. Mas, quando se pretende ser intelectualmente honesto, antes de atirar a pedras à Ovibeja, importa repetir muitas vezes a excelência do trabalho realizado e dar o devido tributo à organização, agradecer o muito que têm feito por essa cidade! E se no balanço que fizer, ainda achar que a Ovibeja tem mais pecados que virtudes, recorde-se que ninguém é obrigado a ir. Pode sempre ir à Feira de Agosto, que não paga para entrar…

20 comentários:

  1. Anónimo00:09

    mas se não formos, como podemos criticar?

    ResponderEliminar
  2. Onde no texto diz que não pode criticar??!!

    ResponderEliminar
  3. Como disse alguém: os cães ladram e a caravana passa...no fim todos vão ter saudades da OviBeja!

    Os nossos cães pouco ladraram no dia de hoje, portaram-se muito bem. Continuam a poder estar nessa feira até inventarem uma doença qualquer...;)

    Peeenso (eu de) que o que estavas a escrever não é inteiramente verdade. A ACOS organiza a feira, correcto. Mas o espaço da feira é gerido por um consórcio em que a CMB tem a maioria, logo, nesta feira a CMB também participa, como, alias, a presença de inúmeros trabalhadores da câmara na segunda e na terça-feira bem comprovou!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo00:23

    Mas eu quero fazer a minha critica!
    Mas se não for à feira , não vai ser possivel!
    E os bilhetes são caros e os lucros ou prejuizos não me interessam, honestamente!!

    ResponderEliminar
  5. @Meu CAro Zig - Tanto quanto sei, a Acos paga pela utilização do espaço da Expobeja para a Ovibeja. Admito que com desconto, mas paga-o! (contrariamente a outras ... iniciativas!).
    Mas.. num ponto estamos de acordo: a maior do capital da Expobeja pertence à CMB de BEja, porque a esta de deve aplaudir ou criticar o estado do Parque de Feiras e Exposições!

    ResponderEliminar
  6. Meu caro anónimo - Pode sempre criticar e nem tem de ir à FEira para o fazer!
    Agora, permita-me a pergunta, com honestidade: se os bilhetes fossem mais baratos e a Ovibeja desse prejuizo, quem o devia suportar?!

    ResponderEliminar
  7. Belíssimo post! Subscrevo!

    ResponderEliminar
  8. Acho que desta vez o ZIG meteu a pata na poça.

    Se é assim, vão reclamar os bilhetes caros para a CMB.

    A CMB faz o mínimo que lhe compete, agora a organização e produção é ACOS.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo01:16

    Honestamente??

    Eu nao!!

    Mas sempre ouvi dizer, que, "quem tudo quer, tudo perde"!!
    Ou seja, se os bilhetes fossem mais baratos, considerando os tempos de "crise":numa familia com um agregado familiar de 5 pessoas (por ex) é "caro"!!
    e todos os "bejenses" deveriam ter o privilégio de visitar a Feira que evidencia Beja a nivel Nacional!!é provavel que esta minha teoria ,não faça sentido, na perspectiva de muita gente, pq desconhece a realidade das situações socio-economicas "desta" população e tambem pq sei,que hoje em dia as prioridades dos portugueses "variam", consoante o trocos que têm no bolso!
    Mas quando se pensa num evento destes, devemos pensar em todos!!

    fazendo contas: em vez de Tony carreira, viria um mais "economico" ate pq ja chateia!!

    Para terminar...uma critica pode sempre ser positiva e construtiva!
    Criticar não é só dizer mal!!

    ResponderEliminar
  10. @anónimo - Bateu na porta errada! No COnselho de Opinião, perante os principais rostos da Ovibeja sustentei que o preço era ousado, porque era susceptível de existir diminuição de receitas, por afastar algumas pessoas!
    Como há mto que defendi um bilhete nocturno e a possibilidade de entrar, sair e regressar!
    Mas, dito isto, tenho de reconhecer o mérito a quem organiza esta excelente mostra do Alentejo e respeitar as decisões de entidades privadas, que por sua conta e risco organizam eventos.
    E, como refere o comentador Luis.. se existissem outros apoios.
    Não o defendo, mas se os 260 Mil Euros que a CMB vai organizar na pré-campanha eleitoral fossem dados à ACOS, os bilhetes teriam um preço residual!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo01:42

    Não ouvi o conselho de opinião, mas, como o conheço, acredito que o tenha feito!
    Não "bati na porta errada", apenas manisfetei a minha opinião e defendendedo o interesse dos mais "desfavorecidos"!
    quanto aos que organizam, reconheço e sei que o eventual prejuizo é um risco que terão que correr!
    Voltando a questão inicial, acaba por conncordar comigo. Os bilhetes são caros!! Ou não?

    Esta é a minha primeira critica!

    quanto aos 260 mil...fico perplexa por saber que esse valor seja taõ mal aplicado...

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. @anónimo - Na actual conjuntura parece-me caro. Mas.. acredito que não fosse possível ser mais barato!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo16:17

    H- muita gente desconhece os motivos pelos quais os bilhetes não podem ser mais baratos!
    acredito que seja muito complicado, principalmente, porque sei, que metade dos Bejenses não pagam!!

    "eu tenho cartão vip, porque o meu tio avô, tem la umas ovelhas"
    "eu tenho bilhetes, porque ha dez anos atrás o meu pai ia para lá com as vacas"

    "eu tenho bilhete, porque sou amigo do sobrinho, do tio, do primo e ate da mulher adias do nao sei quantos da Acos ou do Nerbe..."

    Ehehehe

    Eu tenho bilhetes porque tive que os comprar....

    ResponderEliminar
  14. Honestamente desconheço essa realidade! Tenho um convite que é oferecido a todos os funcionários do IPB e de resto sempre paguei, excepto durante os muitos anos em que trabalhei na feira.
    No entanto, porque genuinamente respeito a iniciativa privada, importa-me pouco saber o que fazem com os bilhetes!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo17:09

    Eu tambem não tenho interesse absolutamente nenhum, quanto ao destino dos bilhetes!
    Vou porque quero, pago porque quero!
    Apenas apercebi-me desta realidade e fiz questão de partilhar. Fico "despreocupada" quando "afirma" que é uma iniciativa privada...e acredito!!

    ResponderEliminar
  16. Luis:

    Não sei onde é que meti a pata na poça...

    H:

    Caros ou não, é o que é, e ao contrário do antigamente, desta vez anunciaram o preço do bilhete no site da feira.

    Para que não restam dúvidas, a maior parte dos expositores tem 4 cartões e 10 convites grátis, e pude comprar 50 bilhetes a um preço reduzido de 4€. Claro que nesses bilhetes não diz o preço, diz convite, logo, muitos daqueles que receberam um bilhete desse género pensa que se trate realmente de um convite, mas são muitas vezes apenas gestos publicitários.

    Por fim, isso é como tudo, só lá vai quem quer. Até conheço pessoas que têm bilhete oferecido mas não "metem lá os pés"...dizem eles!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo17:35

    Viva a Ovibeja, temos eu reconhecer, que em mais altura do ano, Beja tem o movimento que tem nestes dias tão mágicos e proprios.
    São caros os bilhetes é verdade.
    Em vez de lá irmos 2 ou 3 vezes, vamos uma, temos que ser mais selectivos, e é ai, que els perdem.
    Um casal paga - 12 euros indo uma vez.
    se os bilhetes não aumentassem, ou seja, fossem os mesmos 5 euros do ano passado, pagaria 10, indo uma so vez, mas pensariam voltar.e seria mais 10 euros, já lá vão 20 euros...
    Quem perde???
    Claramente que a organização.
    E espero que este ano, não venham no final da feira dizer que tiveram 300 mil visitantes, porque já ninguem acredita.
    A feira durante muitos anos teve dinheiro da ccdra, foi ai que ganhou pernas para andar e agora, está a parcer-me que as vai perdendo,com alguma ganancia em tempos de crise.
    Acho que é altura de rever alguns pontos, pois a Ovibeja faz muita falta a nossa cidade.
    Termino como comecei, Viva a Ovibeja

    ResponderEliminar
  18. Anónimo18:36

    BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA ...

    É por demais evidente para quem queira ser honesto que a OVIBEJA já conheceu melhores dias e que o preço dos bilhete (caríssimo!!) se destina a não baixar os lucros (altíssimos!!) para fazer face ao notório decréscimo de visitantes expositores.

    A "maior feira do sul" é apenas propaganda como muitas outras coisas nesta cidade-capital-não-sei-do-quê.

    É pena mas a realidade é esta: a feira dos "casacos encebados e da bota caneleira" de muitos subsidio-depedndentes que andam por cá ociosos quase todo o ano.

    A maioria da população bejense actualmente ignora este "grande evento"!!

    P.S.: É verdade que a Fernentopão, empresa sedeada em Beja, preferiu estar presente na tal "feirita" de Estremoz do que na "maior feira do sul"?! A ser verdade, porque será que uma empresa de sucesso tomou tal decisºao?!

    (quase que valia a pena pensar sobre isto) HEHEHE

    Ana
    (de Beja)

    ResponderEliminar
  19. Anónimo19:02

    Pelo que sei a Fermentopão há muito que não faz a OVIBEJA, algume me pode esclarecer...
    E se não faz, é porque também vai atras do lucro...onde quer que ele esteja, não lhe parece Ana???

    ResponderEliminar
  20. @Ana (de Beja) - Dizer que a maioria dos bejenses ignora este "grande evento" entre aspas, é, confesso, uma frase que nunca tinha ouvido.
    É verdade que determinado partido a ignora! Mas.. que a cidade a ignora, para mim é novidade!
    Sobre a comparação com a feira de Estremoz, confesso que não a posso fazer, porque tal como a larga maioria dos alentejanos, nunca lá fui!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!