sexta-feira, abril 10, 2009

Santa Sexta-Feira...

Para quem é agnóstico esta sexta-feira é Santa porque é feriado. Ainda por cima teve o bom senso de ser colado ao fim-de-semana, permitindo três dias de dolce fare niente!
Recordo-me em pirralho deste dia, onde era proibido comer carne! E custa-me a minha incapacidade de Acreditar. E entristece-me que hoje esteja cheio de vontade de ir a um rodízio (desculpa, mãe!). Tenho profundo respeito pelos crentes. Destas e de outras religiões, mesmo de algumas que usamos muito sarcasmo, mas cuja fé me habituei a respeitar e compreender a sua elevada formação moral. Mas sempre me irritaram as beatas! Não as de fumar, mas as outras! Sempre achei que a extrema necessidade de gritar a vocação escondia imensas misérias privadas. E mais que uma vez constatei o meu instinto!
Espreitei ontem a Igreja. E vi devoção. Mas vi também tanta hipocrisia que me senti ainda mais agnóstico.

6 comentários:

  1. Na minha aldeia chamava-se Sexta-feira de Paixão e respeitadoramente a minha mãe também proibia a carne nesses dias.
    Será que as pessoas que são hipócritas têm noção que o são se lhe perguntássemos, se calhar mentiam, outro grande defeito.

    ResponderEliminar
  2. Amén!
    Aproveitam-se os chocolates! ;-)

    ResponderEliminar
  3. Já agora, passo a deixar uma justificação para o facto de não se comer carne nesta altura, e que é desconhecida da maioria dos católicos que praticam tal hábito: esse facto ficou a dever-se aos longos jejuns que se faziam por altura da quaresma, sendo que fazer uma refeição de carne, depois deles, traria garantida má disposição. Assim, não comer carne não se fica a dever ao facto de ser pecado mas sim a uma prudência alimentar.

    ResponderEliminar
  4. Este feriado não me diz absolutamente nada, a não ser a recordação de ouvir o meu pai contar de, quando ainda era criança, ter visto o padre a almoçar carne de porco antes da missa de 6ª feira santa... é por estas e por outras que sou agnóstica e filha de agnóstico :)

    ResponderEliminar
  5. Há muito pouco tempo me lembraram que hoje é sábado de aleluia e eu ovelha tresmalhada e desconfiado que ninguém me abrirá as portas do Céu, sempre me fascinou a palavra ALELUIA, se calhar artibui-lhe uma dimensão que não tem, mas tenho a certeza que gosto de tudo o que constitua ALELUIA

    ResponderEliminar
  6. É dia de São Feriado!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!