sexta-feira, abril 03, 2009

Dizziness, por Iman Maleki

Iman Maleki nasceu em 1976 em Teerão e sempre foi fascinado pela pintura. Terá feito a sua aprendizagem com Morteza Katouzian o seu primeiro e único mestre.
Desconhecido do grande público e não obstante a sua terna idade e a sua naturalidade, já é considerado por muitos como o melhor pintor realista da actualidade, sendo muitos dos seus quadros verdadeiras fotografias, tal a veracidade que oferece à tela, sendo que muitas das suas pinturas se confundem com fotos.
Não é o caso do quadro que lhe ofereço este inicio de noite! Dizziness, pintado em 1988, oferece-nos uma estranha vertigem, onde os livros têm um enigmático papel.
Se numa primeira leitura os jornais são nuvens que passam, perante uma cidade que ao longe lhes é indiferente, a escuridão que cobre a cidade pode fazer-nos crer que lhe falta a luz que se poderia encontrar na Imprensa. Mas mais que os jornais, é o livro que lhe cobre o rosto que chama a atenção deste seu escriba e que oferece magia à tela.
Olhei o quadro semanas, sem compreender a função do livro; será uma fuga da realidade a necessidade de nos perdermos no romance para esquecermos a vida que passa lá longe ou o papel do livro é obrigar-nos a questionar porque a cidade se encontra pintado em tons de cinza, sem alma nem alegria?
O papel dos livros na nossa vida tem a mesma carga de mistério: por vezes sinto que temos a necessidade de ler para preenchermos um vazio de conhecimento, na incessante procura para saber mais; outras, que nas letras escritas, quando lemos as palavras dos outros, as outras vidas que nos romances se cruzam com as nossas, procuramos a estranha catarse de nos esquecermos de nós e da nossa própria vida!


2 comentários:

  1. Anónimo12:41

    Finalmente a reflexão sobre o quadro!
    Pensei que o tivesse ignorado!

    Todas as obras deste pintor iraniano são lindas!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:27

    Quando vi esta pintura... me bateu uma velha sensação, que sempre tenho... a potência do ser humano deve ser infinita... sempre você é surpreendido... músicas, livros, quadros, idéias...

    Neste... me vejo um pouco...
    quanto mais eu leio, mais eu vejo este o mundo cinza, sem vida... idéias sem peso, levadas pelo vento...

    as genizalidades com as quais eu me surpreendo, infelizmente não escorrem com facilidade para as realidades sociais...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!