sexta-feira, novembro 20, 2009

Maçada de Peixe!



O prato chama-se Maçada de peixe porque dá algum trabalho a fazer! E porque gosto de usar cotovelinhos, daqueles mais pequeninos, mesmo tipo embrião, nas primeiras horas do pós-coito!*
O primeiro momento da delicada operação é o refogado, que deverá ser feito com cebola e alho, mais o bendito azeite alentejano (por acaso sou mentiroso e compro um qualquer barato do modelo), mas o senhor poejo e, pasme-se, presunto! Sim, porque a parte gorda do presunto, fica perfeita num refogado para peixe! Com sal e bastante piripiri que ajuda a natalidade! (e a Natalidade!). Quando a coisa começar a fumegar bonitinha, junte os tomates (não os seus, os da lata que dão menos trabalho e foram feitos para isso mesmo!). Numa embalagem específica junte 98 decilitros de água à temperatura ambiente, deixe respirar, junte sal. Coloque o peixe: aqui o rapaz gosta de comprar peixe misturado para caldeirada (fresco, porque o congelado é bosta de trampa, passo a redundância) partida em bocados não muito grandes! Se tiver a mania que é de esquerda, pode juntar uns camarões, previamente despidos! Posteriormente jogue a água para a pia, porque cozinhar com medidas é coisa de maricas: gaja que é gajo cozinha a olho e mete a água que calhar e reza para ficar bom!! Junte a massa, rectifique o sal, junto mais picante se tiver a dita mole, tape a panela e vá fumar um cigarro à varanda e aparar a barba! De quando em quando espreite para o sal e prove com o olfacto! Quando a coisa começar a ficar bonita pode juntar uns coentros (ou poejos), baixe o lume e deixe apurar. Sirva num prato fundo que nos rasos é uma estupidez! Acompanhe com quem tiver paciência para o aturar ou coma sozinho, que assim dá para almoçar no dia seguinte!



*provavelmente a pior metáfora da história das metáforas!

4 comentários:

  1. Anónimo09:32

    E pergunto eu, e o que é que a srª tem a ver com a massada ou com o peixe?
    Não consigo associar....
    Quanto à massada, vou experimentar!
    Obrigado pela sugestão.

    ResponderEliminar
  2. @anónimo - parece-me óbvia a escolha da foto!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:21

    E se fôr mulher a ver? A "peixa" deixa de interessar. Não é?
    Prometeu pôr no blog qq coisa dirigido às senhoras. Estou ou estamos a aguardar!

    ResponderEliminar
  4. @anónimA - Peço desculpa por discordar: conheço inumeras mulheres que gostam da "peixa"!!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!