sábado, outubro 06, 2007

A noite estrelada, por van Gogh

Vincent van Gogh - 1853 - 1890

Vincent van Gogh personifica como poucos o brocardo que dita que todos os génios são loucos! Um eterno incompreendido no seu tempo, que mendigou toda uma vida alegadamente errática, só após a morte ganhou a imortalidade!
Apesar da incapacidade para constituir família, Van Gogh foi um homem de paixões arrebatadoras, homem de gestos grandiosos, cujos simbólicos actos eram impregnados pela sua insanidade, a coragem física de se queimar pelo amor não correspondido por uma prima, cortar uma parte da orelha para oferecer a uma prostituta.
A sua morte foi o culminar inevitável para um homem incompreendido no seu tempo, incapaz de compreender o tempo em que viveu, perfurando o próprio peito com um tiro de pistola, bem ciente que a bala era incapaz de parar a tristeza que durará para sempre!
No quadro a noite estrelada, elaborado no final da sua vida, numa época onde havia rompido com o impressionismo, ficamos deslumbrados com a escuridão de uma noite clara, onde sobressaem os misteriosos amarelos de van Gogh, cujo simbolismo divide os historiadores de arte.
Nos olhos de um leigo, o quadro arrasta-nos para a escuridão iluminada de uma noite de breu, onde apenas faltam os amantes escondidos no escuro com vista sobre a cidade!

3 comentários:

  1. Anónimo00:20

    Não quis opinar, porque nem o conheço a si nem aos factos! Mas,,, só por estes textos e quadros, peço que continue com o blogue!
    Olhe.. e também gosto daquelas sobre sexo, apesar de já ter idade para ter juizo!

    ResponderEliminar
  2. por que ele cortou a orelha para oferecer a uma prostituta ele e muito burro ainda se matou so podia se ele mesmo o senhor dos quadros van gogh senhores dos senhores dos quadros
    [red] beijok`sss

    ResponderEliminar
  3. Semelhantes e muito diferentes análises. Dois anos, por vezes, é uma etenidade.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!