sábado, outubro 20, 2007

Nu com jarros, por Diego Rivera


Diego Rivera 1986 – 1957 - Nu com jarros, 1944

Diego Rivera é um dos principais nomes da cultura mexicana, embora se possa considerar um pintor de origem espanhola, devido à imensa influência de nomes como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Juan Miró e o arquitecto Antoni Gaudí. A estas influências, a justiça obriga a nomear Frida Kahlo, musa, paixão e segunda esposa do pintor; confiando em alguns investigadores, podemos afirmar que Frida morreu por amor, porquanto se desconfia que tenha sido assassinada por uma das amantes do seu marido!
Por imperativos filosóficos, Rivera preferia os murais às telas; sentia que as telas eram elitistas, burguesas, privilégios de uns poucos, enquanto que os murais eram o único meio de conduzir a pintura ao povo.
De toda a sua obra, escolhi para este sábado o “Nu com jarros”; os jarros que têm um especial simbolismo em Rivera, sendo tema recorrente na sua obra.
Nesta tela, deslumbra-nos uma mulher nua, ajoelhada sobre um imenso ramo de flores, aninhando-o com delicadeza e ternura. O olhar deste que vos escreve, encanta-se com o facto de a jovem estar de costas, simultaneamente desnuda e coberta; sem é verdade que se apresenta despojada de roupas, a sua postura é uma penumbra de mistério. Recorda-me o enamoramento, quando a mulher é um enigma que nos excita a curiosidade e nos atrai com a máscara social com que se cobre; se nos soubermos conceder tempo, dedicar-lhe paciência, recebemos a bênção de descobrir o que se esconde nas sombras, o lado oculto das pessoas por quem nos apaixonamos, perdermo-nos encantados nas pequenas coisas que só mostramos para quem amamos, aqueles defeitos que nos tornam únicos e especiais.
Pode ser apenas um olhar, mas neste nu, vejo uma mulher vestida, preparada para se desnudar…

6 comentários:

  1. Um post delicioso!

    Abraço e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:39

    Concordo! Lindo o texto!

    ResponderEliminar
  3. não gosto particularmente do quadro, mas o texto está um espectáculo,a mulher é um ser magnífico, não é?
    bejos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. @xtk - indubitavelmente...

    ResponderEliminar
  5. não resisti...tive k roubar daqui umas coisitas ;)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo23:26

    Um lindo poema às mulheres!
    PL

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!