quarta-feira, outubro 03, 2007

Portugal-Espanha

Não vale a pena escamotear a verdade: existe e quiçá venha sempre a existir uma imensa rivalidade entre Portugal e Espanha. Excepto para José Saramago!
Obviamente que no século XXI não se coloca uma questão bélica: a ultima coisa que Espanha deseja é ter de governar este ingovernável e estranho país! A rivalidade hoje é sobretudo social, cultural e económica, com imensa vantagem, a todos os níveis, para Espanha.
Por tudo isso, é com saudável orgulho que hoje damos notícia que Portugal ultrapassou Espanha no ranking: a notícia pode ser lida aqui, mas é com orgulho que anunciamos que passamos Espanha, no desemprego!
Pela primeira vez em 20 anos! Só falta mesmo os casamentos com pessoas do mesmo sexo para sermos um país moderno e porreiraço!

8 comentários:

  1. Anónimo00:53

    De Espanha nem bom vento nem bom casamento, exepto claro para um senhor que, talvez por engano, ganhou o prémio nobel da literatura.

    ResponderEliminar
  2. @H

    Na sequência do meu post http://pontape-na-logica.blogspot.com/2007/09/416-pontap-histria-de-um-empreendedor.html, deixou o seguinte comentário no meu blog: “Experimente passar pelo Vasco da Gama...”

    1. Esclareço, desde já, que a situação relatada era uma situação tipo. O jovem em causa não sou eu (mas podia ser…).

    2. Conheço relativamente bem as actividades desenvolvidas pelo Centro de Estudos e Desenvolvimento do Instituto Politécnico de Beja – Vasco da Gama, e não me parece que as respostas que oferece sejam adequadas à situação tipo relatada.

    3. Recordo-lhe que a maioria dos programas promovidos pelo Vasco da Gama, como o InovJovem, têm como público-alvo jovens licenciados em situação de desemprego. Não era o caso do jovem relatado na situação-tipo. Ele estava empregado.

    4. Será que se referia ao Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica - Vasco da Gama, em Sines? É que esse só existe no papel?

    5. Excepção feita a iniciativas dispersas, como o Programa Leader +, o apoio e incentivo ao empreendedorismo e iniciativa empresarial na nossa região não passa de burocracia e propaganda política.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. @Meu Caro kicker - estamos em completa e absoluta sintonia! Desde há muito que reclamo e luto para a criação em Beja de um "ninho de empresas".
    Falei no Vasco da Gama, porque em conversa informal fui informado da intenção de passar à prática uma ideia com alguns anos. Porque confio na capacidade de quem vai liderar o projecto, acredito que desta vez será possível.
    Correndo o risco do "anónimo do costume" me voltar a atacar, reitero: não bastam as boas ideias, é preciso depois um grupo de pessoas boas para as colocar em prática: e sei que existem no Vasco da Gama/IPB!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. "...e sei que existem no Vasco da Gama/IPB!"


    A ideia de uma instituição de ensino superior ser promotora isolada de um “ninho de empresas”, para além de não me parece que seja o modelo ideal de infraestrutura, coloca-me inúmeras reservas.

    Acredito, sim, nas instituições de ensino superior como elementos criadores de sinergias e alimentadores dessas estruturas em termos de capital humano.

    Mas o capital humano não é tudo. Sem capital político, não é suficiente que existam pessoas capazes e com ideias – como é o caso do Vasco da Gama.

    Um dos bons exemplos ilustrativos do que falo é o Biocant Park de Cantanhede (www.biocant.pt), em que os promotores são o próprio Biocant Park, a Câmara Municipal e a Universidade de Coimbra.

    Neste caso, como em outros, foi fundamental a vontade politica da autarquia para que o projecto se concretiza-se.

    E sabendo nós a posição da Câmara Municipal de Beja em relação ao IPB…

    ResponderEliminar
  5. @kicker - mais uma vez estamos de acordo. Um projecto assim, só se consegue com sinergias: se uma Instituição de Ensino pode ser o motor, exige-se que outras entidades participem activamente! E é isso que está projectado!
    Sobre a CMB, desejo que possa ser parceiro, que não confundam o facto de não estimar algumas pessoas, com projectos e Instituições!

    ResponderEliminar
  6. Achas que isso interessa ao nosso inabalável governo? Até já os dois presidentes das regiões autónomas se "casaram", e falam de (quase) uma só voz. É assim....

    ResponderEliminar
  7. Ainda me lembro quando a Espanha tinha taxas de 22% de desemprego. É a diferença entre quem faz política a sério e os outros...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo02:33

    [url=http://sapresodas.net/][img]http://vioperdosas.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
    [b]nero startsmart, [url=http://sapresodas.net/]cs3 discount software[/url]
    [url=http://sapresodas.net/]price a software product[/url] nero 8 ultra office project software
    users purchase software [url=http://vioperdosas.net/]nero plugins[/url] acdsee promocode
    [url=http://sapresodas.net/]full version software downloads[/url] hole in adobe software
    [url=http://sapresodas.net/]adobe software price[/url] teacher discounted software
    Pro Finale 2009 [url=http://vioperdosas.net/]all educational software[/url][/b]

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!