sábado, outubro 13, 2007

Red Nude, por Modigliani

Amedeo Modigliani 1884 – 1920 - Red Nude 1912

Modigliani viveu de forma errática, deambulando entre o vício de uma doença que lhe inquinou a infância e a inevitabilidade dos seus excessos de álcool e haxixe, companhias sempre presentes na sua arte.
Das suas obras sobressaem os nus, com os quais se deliciou a chocar os meios artísticos do seu tempo. As mulheres que Modigliani pintava, tanto podiam ser amores carnais efémeros, prostitutas que consumia com a mesma volúpia com que as pintava ou as suas três grandes paixões: a poetisa Anna Akhmatova, a escritora Beatrice Hastings, por que o artista teve uma imensa atracção platónica ou a jovem estudante de arte Jeanne Hébuterne.
De Modigliani diz-se que não pintava mulheres nuas, antes mulheres despidas das máscaras sociais, da hipocrisia de vida urbana.
Vagabundo errante, conheceu o melhor da pobreza sem nunca experimentar o esplendor da fama, cruzou-se cedo com a morte, que ficou gravada com tons de dramatismo. Ao receber a noticia do falecimento do seu amante, Jeanne Hébuterne, grávida de nove meses, atirou-se de um quinto andar, para a morte que a acolheu chorosa, sendo enterrada com o homem que amava…

8 comentários:

  1. Anónimo00:35

    FABULOSO!!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo01:35

    O quadro é lindo, o texto está muito bom! É giro ver aqui quadros...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo02:20

    m k bem k escreve...um retrato escrito perfeito que representa bem o retrato pintad...

    k

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:44

    De Modigliani pouco conhecia, excepto alguns dos seus quadros. Quando surgiu o filme sobre a vida do pintor, representado pelo actor Andy Garcia, eu ñ resisti e fui ver. Escusado será dizer, q com uma história de vida tão trágica, saí da sala de cinema lavada em lágrimas...
    Foi de facto 1 artista soberbo!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:34

    Os mesmos olhos do "woman with black tie", talvez até a mesma mulher.
    E já de que Modigliani se trata, li há cerca de uma década o "Escândalo Modigliani" do Ken Follett, um livro do qual já não me recordo da história mas que retive que vale a pena ler, como outros do mesmo autor.
    Manuel

    ResponderEliminar
  6. @Manuel - tem razão! É um óptimo livro!

    ResponderEliminar
  7. Por acaso, Modigliani é quem patrocina esteticamente o meu blog de poesia.
    http://www.poesianu.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Anónimo05:19

    Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!