quarta-feira, outubro 17, 2007

O comunista

O meu sobrinho pediu-me para assistir. É por natureza curioso e como tem o bom gosto de gostar do tio, queria ver-me na rádio pela primeira vez.
Recusei. Expliquei-lhe que hoje ia lá um comunista e os comunistas comem criancinhas. Ele retorquiu, negando a minha tese. Explicou-me que tinha lido a Drª Catalina dizer que eram os tipos do PS que comiam as criancinhas!
Mas prudentemente mantive a recusa: afinal os gajos são todos de esquerda e com essa gentalha todo o cuidado é pouco.
O comunista chegou! Esperava um tipo com fato-macaco e um chapéu de mineiro com uma lanterna no centro da testa, mas o tipo veio vestido de pessoa normal, a roçar o bem vestido. Até banho tinha tomado! É o que o povo chama um comunista à paisana.
Para minha imensa surpresa, apertou-me cordialmente a mão. Digo surpresa, não por estar à espera que ele não me cumprimentasse, mas, porque foi tudo tão rápido que nem me deu tempo para colar na mesa o macaco que tinha acabado de tirar do nariz! Pelo que, ainda fresco e verde, lá ficou colado na palma da mão do comuna.
Depois de uma falsa partida, lá começamos a guerra. Mas o sacana do gajo deixou a cassete em casa e começou a falar como se fosse uma pessoa normal, respondendo às perguntas, conversando e rindo, tendo a distinta lata de não fazer um único insulto ou ataque pessoal. Confesso, a dado momento cheguei a temer um embuste e que o tipo não era comuna; mas disse bem do Xico, logo, se não o Monge, é comunista!
E durante uma hora, lá se conversou sobre a região e a cidade.
Desligado o microfone, não evitei pensar aquilo que me parece óbvio para todas as pessoas que ouviram o programa: de certeza que o gajo tem lá para casa uma bimby!

12 comentários:

  1. Anónimo00:53

    Este texto está fabuloso! Um tratado!!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:45

    Ehehehe... Adorei!!

    M

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:19

    Admito que raramente gosto das coisas que escreve, sempre que tenta falar de política! Mas, este comentário está realmente bom! E estranho, vindo de alguem que tanto diz mal da CDU!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:25

    Disfarçado ou não, mal vestido ou bem vestido de certeza q trazia uma mala ridicula a tiracolo!!
    É a imagem de marca dos 'comunas'!!
    E esse se foi bem-educado, de certeza q levava o discurso bem estudado!Ou foi bem instruído...
    Porque todos sabemos que essa gente vive a anos luz afastados da realidade politica, social e económica do país!Tanto que o caro e 'lindo' H, até pensou que era uma espécie de ET!!...Ou não?
    No entanto, parabéns p'lo texto...está subversivo e como sempre, lê-se bem, nas entrelinhas!!
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Eu sou suspeito para falar do camarada Catalino, mas não resisto a fazer um comentário e o pessoal que não se preocupe que há muitos Catalinos (é verdade, devia haver mais) no PARTIDO.
    Não é uma questão de discurso bem estudado, é mais estruturado.
    Não é uma questão de bem instruído para uma situação especifica, é mais bem formado a todos os níveis (no PARTIDO trabalha-se isto).
    Não é uma questão de anos luz afastado, menos porra! também não são assim tantos, mas é lá à frente…
    hst

    ResponderEliminar
  6. @mazdak - apesar de alguns me tentarem colocar o cartaz de anti-comunista (e primário), apesar de profundas divergências ideológicas, tenho profundo respeito por uma geração de comunistas!
    Por outro lado, existe, na minha modesta opinião, uma nova geração de comunistas (de todas as idades) que são absolutamente iguais aos clientelismos do PS e PSD!
    Sobre o Camarada Catalino, já o escrevi aqui, foi uma surpresa muito agradável. Vai discordar de mim, mas considero-o anos luz afastado do que vamos assistindo no Concelho!
    Aproveito para esclarecer: só uma mente muito perturbada é que considera este post uma falta de respeito ao visado, gozando-o nas suas costas! Estou convicto que se o "visado" lesse este post, iria soltar uma gargalhada, compreendendo que não existe nenhuma ofensa, muito pelo contrário!!!

    ResponderEliminar
  7. Eu achei até muito jeito ao post, a minha resposta foi direccionada para o ultimo anónimo.
    Agora, quanto ao défice de conhecimento de tudo o que se passa no concelho, dou-lhe alguma razão (ainda que pouca, tipo 10 a 20 %), até porque, o camarada está aqui à relativamente pouco tempo e as suas tarefas e responsabilidades passam pelo plano distrital, mas acredito que continuando por aqui vai fazer um bom trabalho no PARTIDO que por inerência é bom para todos os munícipes.

    Já agora, ninguém me obriga a vir aqui, quando achar que há qualquer tipo de falta de respeito é simples deixo de vir, a brinca é tua...

    hst

    ResponderEliminar
  8. "Um bom trabalho no PARTIDO que por inerência é bom para todos os munícipes"

    Assim se vê! A lógica do PC!

    ResponderEliminar
  9. Então se o trabalho dentro de qualquer partido, tiver como objectivo primordial, servir as pessoas, logicamente é bom para estas, ou não?

    ResponderEliminar
  10. mazdak - começo por dizer que não imagino quem seja; percebi que temos uma amiga comum, mas nunca tive a tentação de desvendar a sua identidade.
    Percebo que é próximo do PCP (o que me é irrelevante) e reconheço que sabe discernir a diferença entre a discussão estéril e o proveitoso debate de ideias!
    Sou o primeiro a reconhecer que mtos comunistas o são com toda a seriedade intelectual, porque acreditam que defendem o melhor dos modelos socias. Apenas, não concordo com eles.
    Mas.. cada vez mais, encontramos no PCP os mesmos vícios dos outros partidos, o mesmo abjecto clientelismo, a mesma forma de trabalhar que no BCP se concedem os créditos...
    A verdade... é que demasiadas vezes, colocam-se primeiro os interesses egoistas de alguns responsáveis, só depois o bem da população!

    ResponderEliminar
  11. Mas se continuarmos todos como meros espectadores a fazer criticas (ainda que algumas construtivas) aos partidos e não nos inserirmos neles para os tentar mudar ou até criar outros, de certo que a situação nunca irá melhorar…

    ResponderEliminar
  12. mazdak - aqui estamos em profundo desacordo! Eu acredito que é possivel uma cidadania activa, fora dos partidos!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!