terça-feira, abril 21, 2009

Autárquicas em Alvito!

Segundo a noticia do Zig, já é oficial que João Paulo Trindade não está disponível para ser candidato a Alvito! O que sendo mau para Alvito é óptimo para a Estig. Recordo-me de há três anos ter ameaçado recensear-me em Alvito, para votar na oposição e contribuir para o regresso de JPTrindade à Estig.
A decisão entristece-me mas não me surpreende. Há mais de dois anos quando convidei o Drº João Paulo Trindade para uma "aula" sobre poder autárquico, saí da sala com a convicção profunda que não se iria recandidatar.
Não me pronuncio sobre o seu mandato: acho que nestes quatro anos fui a Alvito duas vezes, pelo que apenas acompanhei o seut trabalho pela imprensa, pelos blogues e através de algumas conversas pessoais. Mas sei que JPT é um homem profundamente recto e sério, pelo que intui que não fosse capaz de lidar com a baixa política, que continuasse a dar o melhor de si num projecto autárquico cheio de dificuldades, lidando com a impotência de um orçamento rídiculo, expondo-se a acusações torpes.
Mas o que tem de mais pertinente a desistência de JPTrindade é a constetação de algo doloroso: a política não é para independentes...

12 comentários:

  1. Anónimo17:24

    Na elegância, serenidade, educação e ética João Paulo Trindade goleia, como Presidente da Câmara de Alvito, todos os que o antecederam.
    Na gestão fisica do Municipio ter-lhe-á faltado alguma experiência, que não é de estranhar.
    No global correspondeu.
    Por isso, meu caro,acredite que a politica vai ser principalmente para os independentes.
    Dê tempo.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18:45

    Que falta de nível.
    Hoje no seu site a Rádio P.., diz: Exclusivo: João Paulo Trindade não se recandidata.
    Aproveitaram a notícia no Zig, transcrita neste blog, para fazerem um "EXCLUSIVO", sinceramente.
    Ó Zig, manda-os ....

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19:53

    Kerido H
    Parabéns pelo post, pois o João Paulo é um dos Presidentes de Câmara da nova geração que podia ter mais futuro e dar mais contributos para o desenvolvimento do distrito.
    Chegou adiantado no tempo, foi maltratado por alguns "colegas", mas é amigo da grande maioria dos "outros".
    Percebam se quiserem.....
    Um abraço João Paulo e sucesso no regresso às aulas.
    Os alunos agradecem....

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:58

    Essa dos independentes não estarem talhados para a politica é o que se verá assim que as listas estiverem todas publicadas. Querem apostar?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:09

    JPT foi excelente: em Avito, na Associação Dos Municípios, a fazer favores ao PCP, a esfrangalhar o equilibrio alcançado no mandato anterior no Diário so alentejo, a fazer zero na câmara, a empatar, empatar, empatar... esta partida deve ser um alívio para os alvitenses!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:41

    Pois é. Estavam todos tão divididozinhos. Tão equilibradinhos. A decisão de JPT seria sempre malquista. Se fosse ao contrário levava com os outros.O DA é a grande questão regional. Prós politicos, óbviamente. Para os cidadãos há só 1001 coisas mais importantes.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo23:30

    Vale o que vale mas quando estive em Alvito, há uns meses, e falei com vários amigos, que ao acaso ia encontrando, no futuro político do concelho - alguns mesmo eleitores no MI - a desilusão relativamente ao desempenho do mandato era a ideia generalizada. Sábia decisão de não se reapresentarem a votos.

    ResponderEliminar
  8. @anónimo - por acaso, a percepção que tenho - também de conversas pessoais - é a contrária! Que voltaria a ganhar!

    ResponderEliminar
  9. Alvitense23:53

    Voltaria a ganhar se as pessoas fossem honestas nas leituras do trabalho efectuado, mas a politica não se coaduna com esse tipo de leitura.

    Não foi/é populista. Não foi/é demagogo e foi sem margem de dúvidas a prova provada que se pode ser politico e sério.

    Com seriedade "desencalhou" questões que se arrastavam há anos, como seja a EBI.

    Fizeram (ele e o outro eleito) um trabalho exemplar e vão ter os seis meses mais descontraídos do seu mandato.

    Não irão ser acusados de fazer coisas para ganhar votos (como nunca fizeram) e vão FAZER!!!!

    Não é isso que mais interessa - FAZER?

    E não, a sua partida (e não desistência como refere H) não será um alivio para os Alvitenses. Daqui a uns meses será um doloroso regresso ao passado...

    ResponderEliminar
  10. Alvitense - a percepção que tenho do mandato - ainda que a análise que faço não seja pessoal - é globalmente positiva! E.. a expressão que usei, mantenho-a!
    Acho que JPT desistiu, no sentido que não teve paciência para lidar com certo tipo de gentes e comportamentos! Como o compreendo...

    ResponderEliminar
  11. Só hoje tive tempo para vir aqui com mais tempo e agradecer-te que meteste esta "minha" notícia na "alta roda".

    Como sabes, raramente me pronuncio sobre a política, já que a minha causa é a cultura e a protecção aos animais. Faço apenas uma excepção quando se trata de amigos, como é o caso do João Paulo.

    Conhecendo-o como o conheço, acho bastante estranho as opiniões negativas dadas aqui no teu blog sobre o trabalho dele, mas, e ainda bem, as opiniões positivas estão em maioria. Porque, sempre pensei que até o último cidadão já entendeu que para câmaras pequenas como a de Alvito o orçamento é bastante limitado, e sem ovos não se fazem omeletas!

    Naturalmente que sei mais sobre as razões que levaram JPT a desistir da recandidatura, mas logicamente não o vou dizer aqui, também, já não interessa porque a decisão já está tomada. No lugar dele, também decidia assim...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!