terça-feira, setembro 04, 2007

Quem reboca o reboque?

É conhecido o facto da minha parca inteligência não compreender os critérios pelos quais um Agente da PSP decide multar, ou multar e bloquear ou multar e rebocar.
Obviamente que o reboque é necessário, apenas tenho reservas sobre se é necessário o uso que se faz dele, aqui no burgo.
Mas... a minha questão é outra! Quem reboca o reboque, quando este está ostensivamente mal estacionado? Compreendo que muitos discordem, mas condeno que seja licito e moralmente aceitável que o Senhor do Reboque estacione num local proibido o reboque, multe os carros que estão na mesma situação e continue mal estacionado!
Os agentes da autoridade têm a responsabilidade moral de dar o exemplo: estacionar onde mais lhe convém, de certa forma, não deixa de ser um exemplo: mas um péssimo exemplo!

12 comentários:

  1. Anónimo12:53

    Em minha humilde opinião o "dono" do reboque até poderá ser um bom profissional mas prefere usar de toda uma arrogância em vez da sempre necessária e louvável pedagogia.

    Lá está, é a tal coisa quase sempre frequente, vestem uma farda a um qualquer gajo e o gajo qualquer pensa ter atingido um plano superior ao do resto dos mortais resto dos mortais. Basta pensar em PSP´s, GNR´S, TROPAS, entre toda uma panóplia de anormais que para não variar confundem a pessoa com o cargo que se desempenha!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:52

    "Exemplo" é uma palavra demasiado complexa para ser nomeadamente explicada nas escolas de policia.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:55

    Caros comentadores deste blogue,

    Tenho consciência que existem muitos seres humanos que não deviam utilizar um uniforme...

    Mas não é menos verdade que a generalização nunca foi boa amiga da coerência...

    E a expressão "anormais" não pode vir seguramente de uma pessoa bem formada e que seja muito diferente do Agente visado neste post...

    Acresce que não podem olvidar que estão a falar de instituições com 22.000 pessoas (PSP), 26.000 (GNR), etc, etc...

    E isto quando se fala de elementos no activo... O que representa uma fatia significativa de cidadãos da sociedade portuguesa...

    Para além disso importa relembrar que não existe uma única Organização neste país que possa dizer, de forma lúcida e convicta que, na sua massa humana não haja um único funcionário que não mereça exercer funções nesse serviço...

    Para isso é que servem os Núcleos de Deontologia e Disciplina, a IGAI, a Inspecção Nacional, etc...

    Parece-me pois que estes comentários perdem pela falta de sensatez e ausência de clarividência...

    Apontar uma árvore menosprezando a floresta é um erro grosseiro e falar do que não se conhece muito mais.

    Cumprimentos,

    Post Scriptum: Aproveito a oportunidade para relembrar que todos os anos concorrem uns bons milhares de pessoas (centenas das quais licenciadas) para a função de Agente da PSP (a base da pirâmide)...

    E para o Instituto Superior o ratio candidatos/vaga é bem superior ao CEJ...

    É ainda curioso verificar que algumas das pessoas reprovadas não conseguem gerir um forte sentimento de frustração...

    Enfim... Sinais dos tempos...

    ResponderEliminar
  4. @nónimo 5.55 - Meu Caro, há comments anónimos, cujo conteúdo é uma assinatura!
    Não desconhece que já no passado fiz criticas às autoridades; mas penso que reconhece que sempre o fiz de uma forma não ofensiva!
    Obviamente que existe em alguns agentes questões de urbanidade no trato com o cidadão e com agrado registo que os responsáveis estão atentos!
    Mas, a questão que suscitei, é diferente e não se relaciona com a actuação isolada de um agente, mas, com uma prática que, por ser usual, cria a convicção de que é aceite! E era isso que quis perguntar: será legítimo que, em situações que não são de emergência, os carros das várias policias possam estar indevidamente estacionados?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10:16

    Caro H,

    O "anónimo" não era dirigido a si, como deve calcular, pois tenho uma noção inequívoca da "assinatura" que banha a minha forma de escrever, o que não passaria despercebido...

    Quanto ao post:

    O meu comentário não foi dirigido ao H mas ao conteúdo dos dois comentários que se seguiram.

    Naturalmente que reprovo todo e qualquer acto que demonstre falta de brio profissional. Estamos em sintonia nessa matéria.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11:46

    Caros Cibernauta,

    Depois de ler as vossas frases, não posso deixar de partilhar convosco o que me vai na alma :
    Amigos, realmente o nosso país é muito pequeno em relação aos países ditos desenvolvidos. Mas a dimensão é calculável em termos de território, tudo o resto depende de nós.
    Voces acabam por demonstrar que se preocupam com coisas tão futeis, ao inves de se preocuparem com o que realmente afecta a vida dos Portugueses. Preocupem-se com a Saúde, Educação, infrastruturas desportivas para os vossos filhos, Bibliotecas etc etc etc... Manifestem-se, critiquem, não sejam submissos, mas facam isso activamente na sociedade!!!!
    Não sejam pequenos, não se limitem à moda da internet, dêm a cara e contribuam de facto para um Portugal melhor. Preocupem-se com quem nao paga os impostos porque esses, sao verdadeiramente, os inimigos de Portugal e dos Portugueses!!!!!
    Bom trabalho para todos, se for caso disso!!!!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo12:00

    Chegou o Messias!

    ResponderEliminar
  8. @lusitano - se achou fútil este post, experimente ler os que escrevo todas as quintas (momento Cosmopolitan, versão Maria)!
    Se se der a esse trabalho, perceberá que no passado já falou aqui de bibliotecas, saude, direito, educação! No meu caso, não colhe o argumento de me cingir à Internet (excepto academicamente). Exerço os direitos de cidadania, quer neste meio, quer em outros! Mas, em algo concordamos: um País é o resultado do que os cidadãos desejarem... E fizerem!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo20:06

    De acordo com o previsto legalmente tendo em conta a hierarquização da sinalização e ordens rodoviarias a ordem do Agente está acima das restantes determinações estando assim legitimado qualquer estacionamento que VExas considerem ilegal

    ResponderEliminar
  10. Anónimo23:09

    Caros anónimos,

    Antes da correcta afirmação referente ao enquadramento legal podemos...

    E se o reboque não tem lugar por está tudo cheio?

    E se o local é de todo proibido, passa a terra de ninguém, já que nem o polícia se pode lá deslocar?

    Parece que estamos meios doentes...

    É como o juiz que diz "para detectar a velocidade a BT ia a duzentos logo também ia em infracção ao CE, absolvo..."

    Pois se a moda pega passamos a ter "o tipo usa armas e dá tiros, vai a fugir de carro em excesso de velocidade, paciência..."

    Pois é amigos, para poder existir autoridade temos que admitir que alguém pode ditar procedimentos que apesar de parecerem abusivos, têm que ser avaliados por quem tem dever e formação para tal, IGAI, etc.

    Nota: Por cada carro de polícia estacionado fora do estacionamento, onde se confunde com a imensa plateia, é preferivél ocupar o palco, sempre fica a convicção de que a polícia existe e está lá, se for precisa podemos voltar para trás pois acabamos de ver o talin.... a fazer asneira na nossa mediúcre forma de ver todos os erros dos outros, mas não conseguirmos olhar para o umbigo.

    Como dizia alguém, que penso ser eu "A Ética resume-se ao facto de, quando vamos ao WC e estamos sozinhos, lavarmos ou não as mão depois de ..., pois se só o fazemos com companhia dos olhares indiscretos é apenas um movimento reflexivo, sem valor ético".

    A para a primeira vez já disse muito,

    Cumprimentos a todos,

    E cumpram o código da estrada, essa sim a melhor forma de impedir o reboque de estacionar mal.

    LCS

    ResponderEliminar
  11. @nónimos - não considerei ilegal: apenas fiz a pergunta! É moralmente aceitável que um reboque, ou outro carro, esteja reiteradamente mal estacionado? Fui claro ao frisar que se está numa situação de emergência ou a desempenhar a sua actividade, que existe cobertura legal e moral!
    Sobre o resto... o reparo foi feito! Quem conhece a situação, percebeu o que foi escrito nas linhas, bem como nas entrelinhas!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo21:58

    Vais te foder, filho da puta!
    De um amigo!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!