sábado, setembro 08, 2007

"A Virgem, por Gustav Klimt

Gustav Klimt – 1862-1918

A virgem poderá não ter a magnitude do Beijo, mas é uma obra soberba! Quiçá agastado com as severas críticas, mormente ao Friso de Beethoven, nesta ultima fase, muito marcada pela influência japonesa e pelo que viu em Paris, as suas mulheres perdem a excessividade erótica dos primeiros anos. Mas não o esplendor de um pintor no feminino, para quem o homem era um mero adereço ocasional nas suas obras.
A Virgem conta-nos uma história: uma jovem que se transforma em mulher, uma menina que desabrocha para a maturidade, envolta em medos, temores, sonhos perdidos, receios, que caracterizam a passagem para a fase adulta! Mas sem perder o erotismo que sempre o identificou: esta é uma virgem, com o corpo multifacetado em várias poses, expondo o despertar sexual até ao êxtase amoroso.
Nesta obra, Klimt transporta-nos para o drama do crescimento, o confronto entre os sonhos e a realidade a angústia de perceber que nem sempre vamos alcançar o que desejámos, o medo de não estarmos à altura do que pretendemos, o terror de estarmos perdidos, mesmo quando sabemos onde estamos!

5 comentários:

  1. Anónimo00:47

    Excelente pintura. Está de parabens!
    O que acho graça neste blog é o facto de nunca saber o que aqui podemos encontrar! Tanto lemos disparates, como temas sérios, com brinca com temas sérios, como nos surpreende!
    Continue...
    PL

    ResponderEliminar
  2. Klimpt
    como sabe gosto, muito
    concordo com o comentário anterior.
    até breve
    Jasmimdomeuquintal

    ResponderEliminar
  3. Anónimo03:33

    Ora, aqui está um pintor do meu agrado!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:33

    Ora ai esta 1 dos meus pintores preferidos, se não mesmo o meu preferido. Gustav Klimt tem 1 estilo inconfundível e as suas pinturas transbordam de sensualidade. H tem 1 excelente gosto para obras de arte, parabens!

    ResponderEliminar
  5. Klimt, o meu favorito há uns anos... quando achava q a paixão apenas podia ser detida por um... os seguidores tb os segui egon schiele, ainda vivo lucian freud...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!