terça-feira, abril 22, 2008

Vivaci Beja

Chama-se ViVaCi e vai ser um verdadeiro centro comercial, com cerca de 100 lojas, um cinema a sério, restaurantes e um hipermercado! Vai ser construído na zona nordeste da cidade e vai arrumar com o resto do comércio dito tradicional, ou seja, as lojas chinesas, porquanto o outro já morreu!
Prometem 1.500 postos de trabalho: acho o número exagerado, mas acredito em algumas centenas de empregos não qualificados, com baixos salários e precários: ou seja, muitíssimo bom numa cidade como Beja, porque mais vale mau emprego que não haver emprego nenhum! E será algo importante para fazer de Beja uma verdadeira capital de Distrito!
Eu sou a favor!

30 comentários:

  1. Anónimo19:22

    Senhor h , sendo eu uma nulidade com os pontos cardeais e sabendo as noticias da cidade pelo seu blog , diga-me lá exactamente onde é que vai ficar esse Vivaci, sff.
    SA

    ResponderEliminar
  2. @SA - Chamam a Zona Norte a toda a localização na Zona do Parque que chamam Industrial!
    O Vivaci irá localizar-se perto do Carmo Velho ou Bairro da Esperança...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20:53

    Espectacular, vamos ter um hiper mega centro comercial.
    Aplauda-se os responsáveis pela viabilização do projecto, acho que têm razão, o futuro é isso mesmo um caixote de betão bem decorado e com escadinhas rolantes, neons, comida de plástico e em pé, cheiro a fritos, salinhasssss de cinema para 30 pessoas onde se vão passando os últimos exemplos da cultura da violência como se já não chegasse a televisão....., muitas pipocas e piropos na sala.
    Mas óptimo temos os postos de trabalho, (será?), perguntem a quem trabalha nestes centros pela higiene e segurança, pela medicina no trabalho, pela segurança social, pelos contratos de trabalho, pela estabilidade de emprego, etc.... Acordem para a realidade de quem trabalha lá, são 40, 44, 48, 60 ou mais horas por semana. Nem tempo têm para passear no monstro do consumo, e também não têm garantido o ordenado na CGD ao dia 22,23.. e que para além disso, não têm vida familiar, nem acompanham os filhos à escola, sabem porquê, porque ou têm uma loja ou trabalham numa loja ...... Certamente não é por serem funcionários públicos com 35 horas semanais.....
    Mas se é ser Velho do Restelo não querer que o Centro histórico de Beja seja ocupado por prostitutas, pelos sem abrigo, pelos marginais, mas sim por vida, vida de pessoas das 8 às 24 horas, então eu quero pertencer a essa elite....
    Adiante... voltando à questão do centro comercial... pelo que sei este «edifício» terá o seu próprio estacionamento que, tal como outros do género, será completamente gratuito, ou seja, será muito mais económico e inteligente fazermos as nossas compras no dito centro.

    Assim, e para terminar, coloco 3 questões:

    Câmara:
    1.De que forma um projecto como este, e nestas condições (parque gratuito), dinamizará a vida bejense no centro da cidade?
    2.Qual o futuro do comércio tradicional?
    3.Não será mais sensato mudar o local do projecto ou permitir estacionamento gratuito, também, no centro da cidade?


    Sugestão: Comerciantes indignem-se, protestem ou então minimizem os estragos e livrem-se do vosso querido negócio enquanto é tempo. Peço, por fim, que nem a Câmara nem os comerciantes levem a mal as sugestões e perguntas colocadas, pois a minha intenção é, simplesmente, zelar por um progresso que não ponha em causa a dinamização da nossa cidade!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21:02

    100 lojas???
    Quantas lojas existem no centro da cidade???
    Beja suporta um projecto desta natureza???
    Se não dá para os locais, como irá dar para estes futuros lojistas???
    Isto é verdade???
    Ou é pura demagogia Política???
    Será que a Câmara está a fazer guerra aberta ao comercio da cidade?
    Chineses - FDO e afins, o que é isto???
    Estamos à espera de quantos aviões cheios de pessoas para virem viver para Beja???
    Alguém pode dar uma ajuda para tentar perceber isto???

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21:36

    Obrigada , senhor h.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo21:40

    ò Rui p, mas que queres tu? Que a cidade fique na mesma??? Tu ainda vais ao mercado? e onde vais ao comércio tradicional???

    ResponderEliminar
  7. Anónimo22:16

    E o que é que o Comércio Tradicional fez pelos seus clientes? Aliás, eu não sabia que ainda existe CT ou os Chineses também contam? Oh Sr. Rui se não gostas deita-te ao lado, porque os bejenses ficam contentes por não terem de gastar gasolina na deslocação à Guia ou Vasco Da Gama, entre outros. Quando era para ir às ou era Lisboa ou Algarve, mas daqui adiante será Beja. Aleluia

    ResponderEliminar
  8. Anónimo22:18

    Oh Rui, és mesmo da aldeia! Pela tua conversa não gostas dos Centros Comerciais. Temos pena!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo22:23

    Acorda Rui! Até parece que os postos de trabalho nos outros sítios são melhores. Deves trabalhar para o Estado atrás de uma secretária! "Acordem para a realidade de quem trabalha lá, são 40, 44, 48, 60 ou mais horas por semana." Pois, Sr. Rui, mas a realidade em Portugal é essa e não somente nos Centros Comerciais

    ResponderEliminar
  10. Anónimo22:30

    Só deixa de ir ao mercado e ao comercio tradicional, os que não sentem qualquer alegria por uma cidade.
    Parolos são os que passam a vida nos centros comerciais.
    Sair de Beja para ir à Guia ou Vasco Da Gama… é para ir comprar, ou é para ver e ser visto!...
    Vai ser uma abertura oficial com mais de metade das lojas sem estarem ocupadas, e digo mais, as poucas que abrirem vão fechar umas atrás de outras.
    O problema é que não há pilim para gastar.
    Mas vai ser lindo um verdadeiro centro comercial. Estou para conhecer o centro comercial que vingou em Beja.
    Quem sai para comprar fora de Beja, vai continuar a fazê-lo.
    Este Centro não só vai arrebentar com a maior parte dos que forem abrir negócios lá, bem como arrebenta com o pouco comércio tradicional.
    No futuro, nem um nem outro.
    Só não vê quem é cego, ou menino, ou burro, ou não sabe o que é uma empresa, ou então é funcionário público!....

    ResponderEliminar
  11. Anónimo22:53

    Vocês, não percebem nada disto então não estão a ver que este C. Comercial é para dar "emprego" à malta do Bairro da Esperança. Sempre é um trabalhinho mais asseado que a antiga lixeira. E com a quantidade de habitantes da Colina do Carmo com certeza que está sempre cheio, pois estes assim não precisam de se deslocar ao comércio Tradicional.

    ResponderEliminar
  12. Eu bem digo.... Tenho que voltar para Beja! Assim tiro outro curso e posso ter um part-time na loja dos pijamas! Entretanto, se o Centro Comercial demorar tanto a construir como a Estig, se calhar já não me aceitam é para o part-time....

    ResponderEliminar
  13. Estes comentários ao post do H é a prova viva de que as pessoas são de uma mesquinhez total. Faz-me lembrar o big brother, todos diziam que não gostavam mas sabiam o nome deles todos...

    ResponderEliminar
  14. Isto é lindo... um centro comercial com 100 lojas para Beja... bem, alguém perguntou e bem... "Quantas lojas existem no centro da cidade?"
    Eu não sei o que as pessoas pensam da vida... mas vejamos uma coisa... em média quem vai às compras aos centros comerciais, quanto dinheiro deixa no centro? Com compras, alimentação?
    Há quem vá ao shopping simplesmente passear e não compre nada, quer dizer, nada não, mas muito pouco.
    Temos que pensar que eventualmente dos arredores é capaz de virem alguns visitantes...
    Não há muitos shoppings desta envergadura que tenham dado barraca (digo eu, que pouco percebo disto), mas tendo em conta que em Beja tudo acontece...
    Eu não sou fã de shoppings, fico carregada de dores de cabeça quando lá vou…
    Agrada-me o da Guia, tem algumas áreas abertas que tornam o ar mais puro... O que para Beja parece-me muito pouco provável… acho que querem ter clientes no verão quando tiverem 40º à sombra…

    ResponderEliminar
  15. Anónimo00:06

    Qual Comércio Tradicional? Cego mesmo só os teimosos. O sgpax sabe de quem estou a falar.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo00:11

    Anónimo(sa)9.40-10,16-10,23 e n » caríssimos, esclareço v/ esplendorosas cabecinhas:
    O crescimento de uma cidade não se faz com investimentos em centros comerciais, deve ser sustentado. Aumentar serviços está mais do que provado que não gera riqueza.
    Posso gabar-me que o meu contributo para que a cidade não fique na mesma, já foi dado e ….
    Vou ao mercado de 3ª a sábado diariamente, esquisito não é, pois é, para certas cabecinhas.
    Onde vou ao comercio tradicional, isso é cá comigo, não te convidei para ires comigo, pois não? Não tenho por hábito convidar anónimos.

    Não me deito ao lado, mas de lado, muitas vezes.
    Os bejenses ficam contentes…não gastar gasolina….Aleluia
    Passaram-lhe alguma procuração, não me lembro de assinar nada. Oiça quem não tem € prá gasosa, vai a pé. Aleluia, vê-se mesmo que anda para aí a pregar!...

    Oh n, sou da aldeia sim senhor e com muito orgulho. Fique sabendo que na minha aldeia há com cada parolinho…. Também é verdade que não gosto de centros comerciais, sabe porquê? Não sabe, nem vai saber. Já agora por mim fique com a pena à vontade.
    Adoro o trabalho que faço, e passo muitas horinhas numa secretária (volta e meia também me deixo a dormir). Sabe, você é mesmo muito bom a fazer interpretações e a tirar ilações. Parabéns!...

    ResponderEliminar
  17. Anónimo00:12

    Como o investimento é privado e logo tem como objectivo o lucro, das duas uma ou a empresa promotora FDO que tem cerca de 14 centros comerciais em portugal,é louca ou então acredita que beja tem futuro.
    Ainda bem que o investimento em beja é feito pelo o pessoal de fora sejam de braga ou espanhois pois caso contrario nao saimos dos gatunos das portas de mertola com os seus preços altissimos para roupas de mercado nem de celeiro da nação onde meia duzia de senhores eram os ricos e os outros a arraia miuda.
    ass. Vozdebeja

    ResponderEliminar
  18. Anónimo00:21

    Tenho duvidas da viabilidade de algumas lojas que irão se instalar, mas no caso das lojas ancora quaisquer que sejam tem sempre lucro ao final do ano.
    Adenda: Caso não saibam, o AKI já tem licença da camara para tambem se instalar na zona

    ResponderEliminar
  19. Anónimo00:24

    Olha Olha, afinal não é Centro Comercial, mais deve ser a reunião de umas quantas superficies comerciais.
    Demagogia Politica, já li isto hoje em qualquer lado!...

    ResponderEliminar
  20. O que vale que fica perto da minha "volta"...

    ResponderEliminar
  21. Acho Piada. Nesta terra acabo por chegar à conclusão de que tudo o que é evolução é sempre criticado...

    ResponderEliminar
  22. Anónimo13:56

    na minha opinião que venha para ca o raio do shopping, sempre vamos ter um cinema como deve ser, provavelmente podemos comprar roupa a preços normais e não a 100€ umas calças como no comercio tradicional (depois ainda dizem que anda na merda o comercio tradicional... claro com preços desses!!)

    GrimReaper

    ResponderEliminar
  23. Anónimo15:36

    Liberdade?! Já alguém ouviu falar? Sim, liberdade: mesmo em Beja! Liberdade! Sabe-me bem pronunciá-lo. Liberdade!!! Liberdade de escolha; de iniciativa.De decidir se vou, ou onde vou, por onde vou. Se compro ou deixo de comprar. E oferta variada! E simpatia; E o risco. A valorização do empreendedorismo. Poder preferir ganhar pouco a não fazer nada. Ou a não filiar-me para poder ter algo que fazer. E poder ser livre de não trabalhar. Mas ter a liberdade de optar. Fazê-lo na minha disponibilidade. E mudar de loja quando me tratam mal ou não disfarçam o incómodo pela minha chegada.
    E sim: estacionar de graça! Ou ir a pé! Ou não ir. Mas acima de tudo ser livre. Eu, consumidor, livre! Porque sou que decido e não deixo que decidam por mim!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo19:19

    Subscrevo o anónimo na íntegra!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo19:23

    anónimo das 3:36 PM

    Esclareça por favor.

    Estás preso?
    Sentes-te preso?
    Porque é que te prenderam?
    Quem é que te prendeu?
    Quem é que te prende?

    ResponderEliminar
  26. Anónimo19:25

    n
    Também!

    ResponderEliminar
  27. Anónimo21:44

    K seca de conversa!É absolutamente natural a instalação de um centro comercial na cidade!Isto é mesmo conversa à Bééja!Incrivel!

    ResponderEliminar
  28. Anónimo11:26

    E para não variar, mais uma conversa entre anónimos! ;)

    Por mim detesto centros comerciais, única coisa boa que de lá poderei retirar é uma maior panóplia de filmes para assistir no cinema e eventualmente uma ou outra loja mais específica.

    Poderei parecer saudosista mas a meu ver, uma das maiores características (se boa se má é discutível)de Beja é a inexistência de um shopping (arrepia-me pronunciar tal expressão) onde as gentes do burgo passem todo e qualquer momento livre. Por não ser cego, também sei ver que se actualmente modelos ou intermarches abarrotam de gente que considera uma ida lá boa opção para passar o tempo, o que nao sucederá quando surgir um centro de maiores dimensões?!

    JH

    ResponderEliminar
  29. Anónimo22:47

    Penso que foi tudo dito no post acima: "Liberdade de escolha".
    Quem quiser vai, quem não quiser não vai. E se é uma coisa que incomoda tanto, mudem de cidade!


    Abraços e viva Beja!

    ResponderEliminar
  30. Anónimo23:06

    Eu realmente estou admirado com a quantidade de opiniões contra o centro comercial em Beja,e faço uma pergunta: Que comércio temos em Beja, que comerciantes temos, porque havemos de travar o desenvolvimento de uma cidade morta, sem ninguem e com empresáios retrogados e sem a minima ambição?
    Muitas mais perguntas eu teria a fazer, mas penso que não vale a pena, quando leio algumas opiniões de tótós a dizerem que os funcionários desses centros comerciais não podem ir buscar os filhos à escola devido aos hórarios,fico com a sensação que vivem no século passado, e que em Beja ninguem trabalha ao fim de semana, pois eu sou "funcionário público", não trabalho atrás de uma secretária, trabalho fins de semana, feriados, de noite, etc, e vou buscar e levar os meus filhos à escola.
    Sou um Bejense, e fico feliz por este tipo de investimento chegar à minha cidade, só tenho pena que seja com vários anos de atraso, devido ás mentalidades retrogadas que povoam a capital do baixo alentejo.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!