sexta-feira, novembro 07, 2008

Ainda Praxes...

Não gosto de alimentar querelas inócuas, mas, se sempre defendi os meus alunos de ataques absurdos, não vejo razão para hoje ser diferente: sempre que oiço dizer que os caloiros são obrigados a ser praxados pelos "veteranos" maus, recordo sempre aquela senhora, que queixava-se escandalizada, afirmando que os "veteranos" tinham proibido a filha de ir dormir a casa numa quinta-feira à noite...

11 comentários:

  1. Anónimo22:29

    Desculpe lá você não é professor? Então porque não pede melhores condições para trabalhar, alunos mais dispostos a aprender e a trabalhar e se deixa dessas meninices e gaiatices. Realmente com profs assim é que o ensino universitário está a merda que está.

    ResponderEliminar
  2. @anónimo - e o que é que a minha frase colide com o resto?
    Sobre ser eu o responsável por o ensino universitário estar a merda que diz que está, honestamente, acho que é dar-me demasiada importância. Mas respeito todas as opiniões, mesmo as suas!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:49

    Quando era estudante universitário tive 2 ou 3 professores a sério. Para além de me exigirem muito (o que muito me agradou e beneficiou) quando era a altura destas macaquices a que chamam praxes estavam sempre a protestar junto do Reitor para acabar com estas gaiatices terceiro mundistas. Enfim, gente que estava muitas décadas à frente dos outros.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:50

    Quando vejo um professor universitário a falar sobre praxes que não seja condená-las viementemente desconfio logo.

    O anónimo anterior.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22:55

    Queria dizer veementemente.

    ResponderEliminar
  6. @anónimo - Respeitosamente, acho que se deixou cair na confusão. Está escrito de forma clara neste blogue, o que penso sobre as mesmas. Mas.. nem confundo todas as iniciativas dos alunos com praxes parvas, porque existem excelentes, como, não tolero, que se tente dar por assumido que os estudantes mais velhos obrigam os mais novos. É "praxado" simplesmente quem deseja. Sabe.. errar, fazer tolices e asneiras, faz parte da adolescência: e desconfio de quem nunca errou...

    ResponderEliminar
  7. gaiatices terceiro mundistas? que profundo...temos k ir pas universidades do bangladesh

    ResponderEliminar
  8. Anónimo10:57

    É fácil ofender através de um blog caro anónimo...quando à qualidade do h como professor não vai ser uma espécie de pessoa a por em causa um trabalho que tem sido excelente e de salutar, onde não entra o facilitismo e o confundir da amizade com o lado profissional.
    Quanto a sua opinião sobre as "maquices" deixe-me lhe dizer que as mesmas também passam por conhecer pessoas novas, dar a conhecer a nova cidade, coisas que fazem parte de uma vida normal (sair a noite, namorar etc) mas compreendo que você não deva saber o que é uma vida normal...

    JC

    ResponderEliminar
  9. Anónimo14:52

    Ainda sou estudante universitário, daqui a pouco mais de 3 meses posso dizer que este ciclo da minha vida esta concluído, sempre fui a favor das praxes, posso dizer que mais de metade dos meus amigo na universidade e das pessoas que conheço, conheci através das ditas praxes e "maquices", ainda nao acabei e ja sei que vou ter saudades do espirito das praxes e do espirito academico
    e uma coisa digo ao anonimo so quem la esteve e viveu as "maquices" sabe de que espirito falo.


    F

    ResponderEliminar
  10. Anónimo23:41

    "É "praxado" simplesmente quem deseja"

    MENTIRA. Há coacção e da forte. Valentia era num acto de um para um dizer "Eu vou-te praxar, agora fazes isto e aquilo...". Mas isso nunca se passa, os palermas das praxes são como os gangs, andam aos bandos porque sabem que se não fossem em bandos a malta até lhes cagava em cima.

    Eu errei e erro, nunca cometi foi erros baseados na humilhação e em rebaixar um próximo. Mesmo que não goste dele, quanto mais afirmando que gosto ou que sou neutro. Quanto a conhecer uma cidade e sair à noite isso são afirmações sem qualquer nexo assentes na premissa que os outros precisam de você para fazer isso. Eu parto sempre do princípio que os outros são inteligentes e adultos e que se tiverem dúvidas ou quiserem conselhos os pedem. Se eu souber ajudo, se não souber posso indicar quem saiba. Não preciso de humilhar nem fazer macacadas para posteriormente ajudar.

    A praxe é uma coisa tão avançada que faz parte da cultura universitária de todos os países nórdicos e anglo-saxónicos.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo23:45

    "ainda nao acabei e ja sei que vou ter saudades do espirito das praxes e do espirito academico
    "

    Tu vais ter saudades é da desresponsabilização que até agora a vida te deu. Para mim, por exemplo, relembro com saudades foi a época em que fiquei economicamente independente. Só aí me tornei verdadeiramente adulto na verdadeira acepção da palavra.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!