sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Manuel Narra

Duas notas preliminares: não conheço a realidade do Concelho da Vidigueira (pelo que não vou opinar em detalhe sobre o mesmo) e "parece" que Manuel Narra foi meu aluno uns anos atrás: digo parece, porque honestamente não tenho grandes recordações do mesmo, pelo que, apesar de especial respeito e estima que todos os ex-alunos me merecem, não subsistiu uma especial relação após o termo das aulas!
Dito isto, vamos aos factos: provocado por um leitor, ouvi parte do Estado da Região, programa da Rádio Pax onde se debatem os percursos autárquicos que agora findam! E foi muito agradável ouvir. De um lado a oposição PS, que mostrou ser séria, responsável, cooperante e activa, algo pouco comum no panorama distrital e nacional! Do outro lado, alguém que pareceu um Grande Presidente.
Para aqueles que se ofendem com algumas críticas que faço ao PCP - Beja, tentem ouvir o programa! Porque não fui eu que o disse, mas o autarca comunista, que este é o tempo de encontrar soluções para as pessoas, não culpar o Governo central (vide o pacote do Xico), que este não é o tempo de criar falso emprego mas garantir o que existe (vide post infra); mais: veja-se as medidas implementadas na Vidigueira (desde 2006) e compare-se com o paupério programa aprovado na reunião da CMB nesta quarta-feira!
Sempre entendi que ao nível autárquico a questão ideológica é de somenos importâmcia: Manuel Narra ou João Rocha, são eleitos comunistas com excelente trabalho. Diferentemente do caso de Beja! Não o perceber é cegueira ideológica!

27 comentários:

  1. Anónimo14:49

    Narra com N ou com M???

    ResponderEliminar
  2. @ H: Não me parece justo avaliar, com tanta veemencia, à distância. Lamento mas para além de não concordar, parece-me pouco objectiva a tua avaliação.

    ResponderEliminar
  3. @jorge - assumo que não conheço a realidade do Concelho e não me pronunciei sobre a mesma. Falei do que ouvi na RPax e que me agradou BASTANTE. Como acho o plano bom, especialmente comparado com a tristeza aqui de Beja. Mais. A própria oposição aplaude o executivo...

    ResponderEliminar
  4. H: Mas são realidades diferentes... E o Plano da CMVidigueira não é realista, pelo contrario é o reconhecimento de obras e projectos não cumpridos neste mandato! E comparar João Rocha com Manuel Narra é, na minha opinião, uma ofensa ao trabalho de JR. Abraço

    ResponderEliminar
  5. Anónimo17:06

    Jorge Barnabé, concordo consigo apenas num ponto. É verdade que não há comparação possível entre o trabalho de JR e o de MN. Até porque… Manuel Narra está na câmara da Vidigueira á 20 anos e o presidente João Rocha está em Serpa á pouco mais de 3 anos… Não é verdade!???

    ResponderEliminar
  6. @jorge - colhi informações antes de fazer o post. E confirmaram-me a ideia que tinha. E concordo com o comentador Quinta Queimada, sobre o tempo dos mandatos. MAis. MEsmo dentro da oposição, oiço os elogios ao trabalho feito.
    E.. vamos ver se há segundo mandato!

    ResponderEliminar
  7. Quinta Queimada e H: Os anos são invertidos: Rocha há mais de 20 anos e Narra há 3 anos. Quanto à oposição não devemos confundir educação e elevação com elogios... Mas enfim, é apenas e minha opinião e respeito a vossa.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo19:47

    Lá vem mais uma vez o mito João Rocha. Será que é mesmo que se diz? Ou não passa de um enorme bluff?
    E não é JR o presidente da associação de municípios há vários anos? E qual o resultado? Uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma

    ResponderEliminar
  9. Anónimo19:53

    João Rocha é mais um exemplo acabado de poder pessoal, como um eucalipto que tudo seca à sua volta. Veja-se quantos vereadores têm passado por Serpa, todos queimados pelo senhor presidente. E as vezes que ele próprio já anunciou a sua não recandidatura.
    Até que um dia ele vai ter mesmo de sair e depois vai ser um grande problema. Não para o concelho e para a população de serpa. Mas para o PCP. Como noutros concelhos, é o resultado dos homens providenciais, dos insubstituíveis. Até um dia.

    ResponderEliminar
  10. @anónimo - nao confundo o trabalho autarquico em Serpa - que salta aos olhos que é muito bom - com a indecorosa actividade da Assoc. Municipios, nomeadamente a sua politica de nomeações. Mas.. quem é que manda na Associação?!! É o João Rocha? Honestamente...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo00:48

    eu cá gosto do manel Narra com N maiusculo. Será por ser afilhado do joão rocha que são tão parecidos? obviamente que o manel é a versão moderna e melhorada...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo00:50

    Então e esse Jorge Barnabé quem é? Nunca ouvi falar... será que é um daqueles que anda pendurado na teta do PS?! secalhar...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo00:57

    Kerido H
    Fico contente com o resultado da provocação, que deu origem a este post.
    Pudeste confirmar que não era exagero o que te dizia, e acabarás por reconhecer que era uma pessoa assim que querias para a tua amada Beja. Pois....parece que não está disponível.
    A mensagem como terminou o programa deixa-nos preocupados aqui na Vidigueira.
    "...se valerá a pena continuar neste enojado mundo da politica".
    Esclarecedor.
    Quanto ao Barnabé, dizer só que este não se atrela a qualquer gabinete de assessoria de um ministro qualquer. Para bom entendedor.......!!!!!

    ResponderEliminar
  14. @anónimo 12.50 - o jorge - de quem tenho estima - está há anos afastado da vida politica e assumo o que pensa. Concordo com ele algumas vezes e discordo outras, mas sempre com respeito!
    E tem uma enorme vantagem: assina o que pensa!

    ResponderEliminar
  15. @ultimo anónimo - foi por sua causa que ouvi e gostei! Agradeço-lhe isso!
    Sobre o Jorge: fez o seu percurso e depois afastou-se! Podia ter ficado. Como voce sabe e eu também!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo02:02

    João Barnabé......
    O que sabe V.Exa sobre o concelho da Vidigueira?
    Quem lhe enfiou essa peta das medidas anunciadas serem projectos anunciados e não cumpridos?
    Anda a falar demais com o Mendes Pinto e assim fica mal informado.
    Venha à Vidigueira para não falar do que não sabe.
    Em 2005 este homem em plena campanha ganhou o meu voto. Sabe como?
    Com esta frase:
    O que vos prometo é nada. Rigorosamente NADA.
    Percebe a dimensão destas palavras?
    Pense um pouco, e registe.
    Sendo militante do PSD digo bem alto.
    Este é o melhor Presidente de Câmara do meu concelho pós 25 de Abril.
    Muitos poucos neste distrito estarão ao nível dele.
    Talvez o padrinho João Rocha. Talvez.

    ResponderEliminar
  17. Sobre tetas e gabinetes de assessoria ministeriais: Vivo do meu trabalho, e o que faço não é viver à custa de teta nenhuma. é engraçado que quando se perdem os argumentos a ofensa pessoal é o caminho fácil e alternativo. E isso prova muito das pessoas que o escrevem anonimamente. Se tenho o percurso que tenho e se optei por me manter afastado é por opção própria.

    Anónimo das 2.02: Estou atento ao que se passa na maioria dos concelhos da região, e garanto-lhe que não me pronuncio sem fundamento. Mas faço-lhe um desafio: faça um levantamento das medidas aprovadas em reunião de câmara desde 2005, e os prazos previstos e a taxa de execução destas medidas, e ainda uma comparação com o plano apresentado... depois falamos!

    ResponderEliminar
  18. mas que bom!
    termos aqui na vidigueira um senhor que bem fala melhor mente, que muito faz e nada aparece feito.
    Um perito em utilizar as armas da ditadura " a propaganda"
    vende a sua imagem como ninguem
    mas.........assim se ve a forca do PC
    projectos que se resumem a maquetes , qualquer um pode fazer o mesmo, não é necessario ser-se super
    publicitar a vidigueira, parece que tanbem se tem resumido a almocos para alguns , festas para copiar o executivi PS.
    Empresario somos alguns mas para este senhor Narra que afirma ter estado com todos tem de conhecer melhor a vidigueira ou ser um presidente de todos e nao de alguns.
    por agora é tudo pois comentar os feitos do GRANDE MENTIROSO necessitamos de muito tempo

    mas para fazer algo teve de se dedicar de carne e osso a um terminal feito a presa , um caminho para vila de frades , e assim não fica na historia como o que alterou a rotundas do outro

    Mas enfim terra boa onde temos 1 presidente e 4 vereadores da cdu

    uma maioria feliz

    ResponderEliminar
  19. @filho da terra: conhece melhor que eu a realidade social da Vidigueira. No post parti do debate que ouvi e baseei-me em conversas privadas que tive sobre a realidade do concelho. Claro que posso estar enganado ou mal informado!
    Acho positivo e interessante que se debata o seu concelho! Apenas não acho que algumas expressões sejam necessárias.
    Da mesma forma que não posso subscrever o que foi dito sobre o Jorge, nao subscrevo a sua expressão referente ao Narra!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo14:13

    Amigo João Barnabé:
    Aceito esse desafio, e falemos então dos projectos e das taxas de execução:
    - Remodelação das EB 1 das freguesias - Vila de Frades, Selmes e Pedrogão - executadas e financiadas no QCA III
    - Etar's Alcaria, Marmelar e Pedrogão - executadas, financiadas no QCA III
    - Polidesportivos - Vila Frades e Pedrogão - executados, financiados no QCA III
    - Alargamentos cemitérios - Vila de Frades e Pedrogão - executados e não financiados
    - Parques Infantis - Vila de Frades, Alcaria, Pedrogão - executados e não financiados
    - Caminho Pedonal - Vila de Frades/Vidigueira - executado e não financiado
    - Pista Pesca - Pedrogão - executado e não financiado
    - Manuais escolares gratuitos, comparticipação nos juros credito habitação, comparticipação em medicamentos, isenção da DERRAMA, FAME - capital da câmara como subsidio não reembolsável, PRIME - Juros bancários suportados pela Câmara nos dois primeiros anos.
    Já reparou caro João - 100% de execução nas obras financiadas pelo QCA III ou com capitais próprios (fundos municipais).
    Vou respirar um pouco e já volto...

    ResponderEliminar
  21. Anónimo14:42

    ....voltei, só fui ganhar folego:
    Pois passemos agora ás outras:
    - Estádio Municipal - executada a 1ªfase (arrelvamento) segue a segunda (balnearios e bancadas), medida 2 - primeiro relvado - financiado pelo POVT (plano operacional valorização do território), contrato assinado na passada 4ª feira.
    - Centro Multifacetado Novas Tecnologias - candidatado ao INAlentejo - aguarda aprovação - ínicio das obras - Março 2009.
    - Escola EB1,2,3 - 1º ciclo aprovado pelo INAlentejo, 2º e 3º ciclo candidatado ao POVT - aguarda aprovação - Obrigatoriedade de adjudicação Maio de 2009.
    LAR 3ª idade - Projecto reprovado no programa PARES, ínicio das obras Abril de 2009 - verbas do municipio.
    Contratualização -
    - Estrada intermunicipal Selmes, Pedrogão, Beja ( permite encurtar em 15 Km?!! a distancia entre o aeroporto e a barragem de Pedrogão/Alqueva.
    - Ampliação do parque empresarial (projecto em execução)
    - Remodelação das piscinas municipais (sistema aquecimento das piscinas com energias renovaveis)
    - Posto da Protecção Civil - Pedrogão - Obras tiveram inicio em Fevereiro 2009
    - Modernização Administrativa - A Ambaal lidera o processo.
    - Parque fluvial do Guadiana - aguarda aprovação da candidatura - projecto intermunicipal (Vidigueira,Serpa, Beja) para valorização do território entre a barragem do Pedrogão e o Pulo do Lobo
    - Museu do vinho da talha - aguarda aprovação da candidatura
    Amigo João concluamos então:
    Taxas de execução -
    Projectos finaciados pelo QCA III e por capitais municipais - 100%
    Projectos financiados pelo QREN - pouco mais de 0%.
    Porque será meu caro João?
    Talvez fosse interessante compararmos a taxa de execução destas obras com a própria taxa de execução do QREN. Sabe do que estou a falar, naturalmente?
    Talvez assim se explique a medida do governo de permitir em certas áreas os ajustes directos até 5,15 milhões de euros, não acha?
    Este Presidente, já reparou, que não faz eleitoralismo com as suas medidas, pois todas estas obras não estarão concluídas antes das eleições e as outras já cá vigoram desde 2006.
    Já viu a diferença?
    Abismal.
    Quanto ao filho da terra não se esqueça que a inveja tolda o discernimento.
    Espero ter contribuido para esclarecer alguma coisa.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo15:01

    desculpa joão... afinal chamas-te jorge

    ResponderEliminar
  23. @filho da terra:
    Chamas mentiroso ao Narra e então o que chamas aos srs do PS?
    Realmente o Narra mentiu-nos porque não nos prometeu nada e já fez tudo aquilo que está acima descrito. Já os srs do PS não fizeram rigorosamente NADA. Peço desculpa, afinal os srs estiveram lá 4 anos a gastar as cadeiras da esplanada do Frescas... local eleito agora pelo sr. dr. MP...
    Isso da dor de cotovelo é dificil...
    E o resultado é a maldicência infundada, que é especialidade destes srs do PS.
    Mas vão ter que engolir muitos sapos porque o Narra ainda vai fazer muito mais pela Vidigueira.
    Agora tome e embrulhe, e atenção cuidado para não morder a lingua.

    @H:
    Obrigado por manteres o nível a que nos habituaste, continuas o professor que conheci: sério e com muito bom senso e a reconhecer quem tem valor. Parabéns!

    ResponderEliminar
  24. @ Anónimo: Já percebi o tom e o espírito, de outra forma não se esconderia no anonimato, mas pelo registo a fonte é perceptível. Quanto às medidas: falta a comparação com o que está inscrito no plano para que se perceba o que foi prometido e não sendo cumprido (NÃO FEITO!) entra agora neste"pacote" para se prolongar no tempo. Desculpe o incómodo e sobretudo tanto esforço, mal seria se não tivesse feito nada, mas a amostra não é tão extraordinária quanto julga. João ou Jorge, este sim o meu nome, é uma identificação... quanto à sua... Mas deixe que lhe diga: Este plano é uma falácia, pura demagogia e um tiro ao lado nos nobres objectivos a que se propõe.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo17:30

    Caro Jorge
    Diga lá isso aos empresários locais que obtiveram as sub empreitadas destas obras, empresário onde eu também me incluo e que me permite não ter mandado empregados engrossar a lista dos desempregados.
    José Socrates tem o TGV, Manuel Narra têm o que lhe indentifiquei atrás.
    O que é falacia e pura demagogia, caro Jorge.
    Sem mais, um abraço.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo19:10

    Obrigado pelo convite para vir a este blog.
    Uma pequena opinião sobre os comentários que aqui li.
    1º Eu ouvi MLN dizer perante mais de 500 pessoas: o que vos prometo é nada.
    2º Também o ouvi dizer: qualquer obra é possível quando duas variáveis se juntam " a necessidade das pessoas e os meios financeiros para a realizar".
    3º Com este homem a oposição passou a deter sobre sua responsabilidade a edição de uma página no Boletim Municipal.
    Não conheço mais ninguém que respeite tanto a oposição como ele.
    Talvez peque por excesso de democracia e depois sujeita-se a alguns comentários nos blogs e noutros lados.
    Este homem vai deixar saudades, como deixou no Crédito Agrícola.
    Boa sorte.

    ResponderEliminar
  27. Anónimo15:13

    Qerido H

    logicamente que falou do que ouviu na RPax e que lhe agradou BASTANTE. porque é um BOM plano, como tbem é MANUEL LUIS NARRA um grande PRESIDENTE tbem o ouvi dizer o que vos prometo é RIGOROSAMENTE NADA... e isto é qqcoisa.

    Sem mais, um abraço

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!