quinta-feira, abril 23, 2009

Festas da Cidade e Festival da Juventude!

No ano passado a edilidade decidiu não comemorar o dia da cidade. E desde logo escrevi que este ano tudo seria diferente. Mas confesso que nunca pensei que fosse tão diferente: Carlos do Carmo e Xutos e Pontapés é um excepcional cartaz para as Festas da Cidade. E de borla, como é bonito em ano eleitoral!
Não vou tecer grandes comentários sobre evidências: o Partido Comunista Português fez o que todos os outros partidos fazem, usando o dinheiro de todos nós para a sua campanha eleitoral autárquica, procurando com pão e circo desviar atenções das inúmeras debilidades e faltas do actual mandato. E a crise económica nacional e mundial não pode atrapalhar o calendário eleitoral!
Mais interessante que as Festas da Cidade é meditar sobre o 1º Festival da Juventude, que vai decorrer em meados do mês de Maio, em plena ressaca da Ovibeja.
Se a memória não me prega uma partida, este Festival estava inscrito no programa eleitoral da CDU e visava substituir dois festivais de juventude que existiam na cidade. O que só por si não é um disparate, porquanto entendo ser preferível um bom festival que dois festivais medianos. Apesar de por razões ideológicas, preferir que a CMB apoiasse iniciativas de outros em vez de inventar uma sua, matando iniciativas da sociedade civil, aplaudo a iniciativa, porquanto a juventude da cidade, quer os que cá nasceram, quer os que escolheram esta cidade para estudar, merecem dos poderes locais carinho e atenção. E acrescento: ninguém mais do que eu, fica comovido quando ouve o Presidente da Câmara falar agora numa capital da juventude, depois de quatro anos de profundo desprezo por aqueles que são o futuro da cidade e da região.
Concordo com o local escolhido: o Parque de Feiras e Exposições têm condições excepcionais para este tipo de iniciativas, merece ser revitalizado e era uma tolice continuar a insistir na Casa da Cultura, que não apenas carece de condições, como era um inadmissível transtorno para os munícipes que habitam aquela parte da cidade. Sobre as bandas e as iniciativas escolhidas para o Festival, confesso-me impotente para opinar, porquanto é uma temática que não domino! Mas não posso deixar de tecer um comentário crítico à data que foi escolhida! E faço-o antes do Festival, abdicando da comodidade de ficar calado antes para criticar depois.
A data foi tragicamente escolhida, consequência lógica do secretismo eleitoral com que o festival foi concebido, decorrente do vicio de governar sozinho sem ouvir ninguém, excepto aqueles que se limita a dizer que sim a tudo! Não apenas se encaixa entre a Ovibeja e as Festas da Cidade, sendo portanto em comparação uma iniciativa muito menor e menos abrangente, como é totalmente incompreensível que se acumulem em vinte dias três grandes iniciativas para os jovens. Quando, ainda por cima, este festival vai concorrer com as inúmeras queimas das fitas e outras festas académicas, dispersando aquele que seria o seu público.
Se a CMBeja queria investir largos milhares de Euros num Festival da Juventude, a data escolhida teria de ser Setembro, fazendo-o coincidir com o regresso às aulas, num tributo aos alunos que escolhem Beja para estudar. Mas, para tal, era preciso ouvir pessoas e partilhar os louros…

Adenda: Daqui a algumas horas, vai poder ouvir este texto! Já pode ouvir aqui!

5 comentários:

  1. Anónimo00:43

    Á borla!? De certeza? O Presidente da Câmara afirma que uma parte dos € 260.000,00 do custo conjunto das duas iniciativas serão compensadas pelas "receitas de bilheteira"... Veremos.

    ResponderEliminar
  2. Borla as Festas. Seria impensável o contrário. A pagar o Festival. Seria impensável o contrário!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19:23

    Oh meu Kerido H
    Então não bastava o XICO copiar o festival Vidigueira Jovem, como agora vem o meu amigo opinar sobre a data do mesmo, colidindo com o festival da Vidigueira, em Setembro.
    Até parece que o meu amigo andou a espreitar os eventos da Vidigueira para agora os dizer em Beja.
    É o reconhecimento de algo que eu dizia ainda não há muito tempo:
    O melhor Presidente para BEJA era o Presidente da Vidigueira.
    Concorda?

    ResponderEliminar
  4. Não fazia a menor ideia da data do Festival da Vidigueira. Mas.. do que escrevi, parece-me óbvio que concordo.
    Já agora. Há recandidatura com a lista inicial... ou a coisa continua tremida? (ehehehe)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo16:43

    Já está on line
    www.festivaldajuventude.com

    Abraço

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!