terça-feira, abril 19, 2011

Asmodeus ou as políticas do demo!

Numa interessante crónica publicada no CorreioAlentejo a minha querida amiga Margarida Janeiro, cita um deslumbrante texto de Eça de Queiroz para depois ir atrás do Sócrates! 
O texto do Eça é soberbo e podia ter sido escrito ontem! Porque o retrato que faz do País nos últimos anos da Monarquia é o mesmo que podemos fazer hoje! Mas o erro da Margarida é não extrair as consequência do texto: porque se tudo mudou na política num século e uns trocados e o País continua igual, não é tempo de perguntar... se serão mesmo os políticos os culpados?!

4 comentários:

  1. Claro que não!
    É este estar miudinho, esta atenção ao outro para ver onde ele escorrega, para ... contar, este expediente para fazer "difícil" quando é possível fazer fácil, esta vontade de ser diferente nas coisas que são rotinas, este cantar de galo a 30 minutos do fim do jogo, esta dificuldade em aderir a objectivos colectivos.
    Na Dinamarca qualquer paisano pertence a seis ou sete associações. Em Portugal somos de um clube de futebol!

    ResponderEliminar
  2. hpalma00:22

    E o Capitão, pertence a alguma associação?

    ResponderEliminar
  3. Não sou nenhum Bom exemplo!
    Pertenço e contribuo para 4 associações, mas a minha participação activa deixa muito a desejar.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo09:48

    sem dúvida, um retrato lúcido e ironicamente intemporal do que é a sociedade. É profundamente triste que os ditos avanços tecnológicos não sejam a cauda dos fundamentais valores civilizacionais.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!