segunda-feira, abril 04, 2011

Não entendo a razão de tanta histeria contra a entrada do FMI! O FMI é como as sogras: só vem a nossa casa para ajudar...

Então parece que vamos falar de eleições! Ainda ponderei não trazer o tema para o blogue! Gosto de política mas estou farto de partidos e sem a menor paciência para cegueiras ortodoxas, mas... as próximas eleições são demasiado importantes para ficarmos calados! 
Porque as próximas não são apenas mais umas eleições. Porque o País está como nunca esteve desde o 25 de Novembro de 75, ou seja, desde que é democrático! 

Porque a 5 de junho não vamos discutir ideologias, normas programáticas, sonhos para o país: o que decide nas próximas eleições é a sobrevivência da sociedade tal como a conhecemos hoje! Mais do que nunca há um imperativo moral de lutar pela verdade, de pugnar pela honestidade, de defender a justiça, uma necessidade pedagógica de explicar o que realmente está em causa, de combater aqueles que nos vendem mentiras e soluções miraculosas! 

Bem sei que a maioria das pessoas prefere uma mentira caridosa do que ouvir a verdade nua, crua e bruta! Que prefere acreditar que basta mudar um Governo para que tudo se resolva por magia; não ignoro que o caminho mais fácil é culpar os mercados, os alemães, provavelmente também os americanos que de certeza que também têm culpa, do que reconhecer que Portugal há um País que há quatro séculos gasta mais do que produz! E que nada nem ninguém vive assim eternamente! 
Por tudo, apensar de ciente que vou ser insultado, ofendido, acusado de coisas terríveis, aqui vamos continuar a falar sobre política e defender aquilo em que acreditamos! 

4 comentários:

  1. Anónimo01:01

    Não desista! Precisamos de pessoas lúcidas e desinteressadas e inteligentes!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:58

    A arte de apanhar fazer as canas, atirar os foguetes, fazer a festa e dizer mal dos convivas está em exibição no blog do justino: inventa-se uma euforia e criticam-se as pessoas que alegadamente estão eufóricas!

    ResponderEliminar
  3. Destas eleições, à falta de melhor expectativa... espero que a minha geração não siga o exemplo do demissionário PM e se demita das suas responsabilidades. Porque de resto, infelizmente, a sogra vem cá para nos moer o juízo. A parte boa é que pode vir não só para trazer os seus típicos cozinhados austeros (quem é que gosta das iscas que a sogra para o jantar de Domingo?!), como também para trazer os cortes nos luxos desnecessários e puxar as orelhas a quem se comporta mal (i.e. serventias "boyanas"). Já abordei ao de leve o mesmo assunto no meu último post no meu blog.

    Quanto a si, Professor, espero que traga mais vezes este tema à baila no seu blog. Lembre-se do seu papel junto daqueles a que lecciona todos os dias. São espaços destes que têm o potencial de trazer esta minha geração um bocadinho mais para perto do centro das decisões, sem serem sujeitos a lavagens cerebrais e engolidos por máquinas partidárias que lhes amputam a consciência em vez de a fomentar.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!