sexta-feira, abril 22, 2011

Precisamos de um Salazar, diz Otelo Saraiva do Carvalho

Otelo Saraiva de Carvalho acredita que Portugal precisa «de um homem com inteligência e a honestidade do ponto de vista do Salazar» para resolver a crise que atravessa.
«Precisávamos de um homem com inteligência e a honestidade do ponto de vista do Salazar, mas que não tivesse a perspectiva que impôs, de um fascismo à italiana (...) Alguém que fosse um bom gestor de finanças, que tivesse a perspectiva de, no campo social, beneficiar o povo, mesmo e sobretudo em detrimento das grandes fortunas», disse, em entrevista ao Jornal de Negócios.
O «capitão de Abril» elogia o que se fez a seguir à revolução «ao nível da educação, da saúde» e mesmo económico. «Houve um rápido crescimento do nível económico das populações a seguir ao 25 de Abril à custa das reservas de ouro que o forreta do Salazar tinha amealhado no Banco de Portugal, mas depois, esgotada essa possibilidade, a coisa começou a entrar em dificuldades», lamentou.
«Não tivemos uma gestão honesta, incorruptível, capaz de levar por diante este barco que é o nosso país (...) Salazar foi uma pena, porque era um crânio em economia e finanças, podia ter feito maravilhas pelo povo, mas era um tipo de miopia política», concluiu

18 comentários:

  1. Vindo de quem vem é quase uma bomba! Mas, até na Alemanha há quem deseja o regresso daquele malvado austríaco, por isso, já nada me admira ;)

    ResponderEliminar
  2. É o cúmulo da nossa democracia...

    Quando Otelo lança uma bomba destas, é quando sabemos que, posto actual estado de coisas, estamos mesmo na sarjeta.

    ResponderEliminar
  3. Só se enganou num pormenor.....são necessários dois salazares um de dia e outro de noite.........!!

    ResponderEliminar
  4. tenho medo de dizer quem sou13:46

    Efectivamente foram tempos áureos e de grande prosperidade que o Dr. Oliveira Salazar ofereceu a Portugal pegando num país à beira da bancarrota e completamente descredibilizado pela 1.ª República e criando as condições para um futuro com qualidade para a esmagadora maioria dos portugueses das classes média e baixa. Infelizmente essas condições e os meios financeiros existentes foram desperdiçados e utilizados em benefício de alguns OPORTUNISTAS "democratas de última hora" (Mário Soares e Pandilha Xuxalista) com o golpe de Estado da Abrilada em que essa gentalha cobarde e sem escrúpulos, em nome do povo (coitado!) se aproveitou do golpe militar levado a cabo para enriquecer ilicitamente á custa da miséria do dito povo.
    Hoje estamos em "crise"? Ah pois estamos! Desde o 25 de Abril de 1974 ...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14:41

    É pena que tenha medo de dizer quem é...Atrevo-me a dizer que a crise já vem um pouco antes de Abril de 74...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:45

    Resta-me concordar, no essencial com o que foi dito, mas acrescento que talvez nós, portugueses, soframos de um mal difícil de curar: a corrupção clara e óbvia de quem gosta pouco de trabalhar e de quem prefere arranjar um tachinho para si, para os seus e para os conhecidos, pois, nunca se sabe o dia de amanhã! O país está cheio de cunhas e de oportunistas; veja-se que quem legisla não quer o FMI, não quer as incompatibilidades, prefere a demagogia e a hipocrisia...todos defendem o mesmo: a continuação da possibilidade do job for de boys, for de family e for the friends...os sérios afastam-se, são afastados ou seixam de o ser!
    Enfim, parece-me que não há luz ao fundo do túnel.
    SC

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18:10

    A FIAPE 2011 a maior feira agro pecuária do sul decorrerá de 21 a 25 de Abril no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz. Não deixem de visitar!

    ResponderEliminar
  8. Beja ja esta a encarnar esse espirito, este ano já nem temos comemorações do 25 de Abril Mas como a denocracia chegou a Beja......
    abraço

    ResponderEliminar
  9. Pedro19:49

    O título é falso e enganador. Precisamos é de "inteligência e a honestidade". Qualidades que o Salazar tinha, e agora não existe na política. E o povo lê o título e vem logo comentar, sem se informar.
    Oh povo ignorante! A culpa desta miséria, é dele próprio!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo21:00

    Pedro: pq considera o povo ignorante e pq generaliza em relação à política?

    ResponderEliminar
  11. Anónimo11:49

    @revez: Volta para Cuba, lá é 25 de Abril todos os dias, a democracia chegou lá há já 50 anos e é hereditária.

    @pedro: Salazar tinha muitos defeitos que hoje se espelham no povo e classe política ignóbil, se julga que Salazar era desonesto e burro apenas comprova os seus defeitos (do Salazar).

    ResponderEliminar
  12. Pedro17:37

    Anónimo das 21:00 - Porque fala sobre política sem saber. Porque reinvidica sem saber. Porque pede ouvindo os outros pedir. Não pensa. A prova disso é o facto de andarmos à anos a falar mal dos mesmos Partidos de sempre, mas quando chega o Domingo para votar, a maioria vota nos mesmos de sempre.
    Eu pergunto: porque uma criança quando mete os dedos uma vez na tomada de casa e apanha um choque, nunca mais volta lá a meter o dedo? Porque aprende certo? E porque o povo quando se torna adulto para beber, tirar a carta, etc não aprende?

    ResponderEliminar
  13. Pedro17:49

    Anónimo das 11:49 - Leu as minhas palavras? Eu nunca disse que o Salazar era desonesto e burro, antes pelo contrário! Se havia qualidades que ele tinha era a honestidade e a inteligência.
    A honestidade, de quando ia à sua terra Natal, nunca utilizava o carro do Governo, utlizando o seu carro que tinha e pagando com o seu ordenado a gasolina. Quem faz isso? Ninguém! Vai desde os Ministros (que deveriam dar o exemplo), até as autarquias e empresas. Chega ao absurdo de pessoas com carros do Estado, emprestarem esses mesmos carros aos filhos para irem passar 8 dias a Andorra! Enquanto esteve no poder, todos os Partidos acusaram-no de casos de corrupão, mas a verdade é que até hoje nunca ninguém provou nada.

    A inteligência porque conseguiu mobilizar um povo (de forma dura e sem liberdade, por vezes, é verdade) e incutir-lhe a todos os patriotismo e o sentimento do trabalho e acreditar no País, como um dos valores máximos! Actualmente, o maior inimigo do País é o próprio povo, que fala dele com nojo, repulsa, deitando sobre ele todas as culpas dos seus males!

    Não sou a favor de Salazar, até porque não defendo em nada a ideologia política que implementou. Mas havia qualidade no Homem, porque para mim todos os Homens tem qualidades.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo22:16

    @Pedro - a "ideologia politica" de Salazar era Portugal e o Bem do Povo Português e sem mão de ferro e muita repressão não teria conseguido fazer de Portugal um País rico, respeitado e a crescer economicamente como nunca mais se viu. Com a sua morte estavam preparadas as condições para um tipo de governação diferente ... Com salazar, ao contário do que se diz, Portugal nunca esteve só antes fazia parte de diversas organizações internacionais ...

    ResponderEliminar
  15. Anónimo19:46

    É, de facto, tão inteligente do ponto de vista de deter capacidades, é o psicopata que engendra estratégias para jogar com a morte dos outros até através de tortura (provavelmente nem a sua teme),como o heroi que o persegue para fazer perdurar o bem e a segurança dos outros...

    Mas para que as ditaduras se instalem basta que as pessoas se calem, relativizem a opressão em detrimento do dinheiro nos cofres só e só de alguns minoria rica, percam a memória doa libertinagem feita aos direitos humanos dos vulneráveis, esqueçam a essência e a vitória da liberdade de abril erigida para todos...

    Enfim
    Peço-lhe desculpa,pelo alongar,mas sabe o mecanismo de acção do prozac é lento no inicio da toma, eficaz mas lento face às necessidades, já o ... a descrição aponta para maior rapidez...
    Parabéns pelo seu blogue
    Deveras interessante
    Isabel Seixas

    ResponderEliminar
  16. Tem dias, Isabel! Quem o escreve é absoluta e assumidamente tonto, incapaz de se levar demasiado a sério!
    Acredite, que certos dias, terá vontade de me matar!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo00:46

    Pois o interessante é que se me estimular ou suscitar essa vontade eu escrevo a matar... mesmo só para saciar a sua vontade de ser morto...
    Sem outras leituras... aliás é um tipo de morte passível de ressuscitação imediata, não se preocupe, aliás senão liga-se 112 blogoterápico e chama-se logo o INEM e a VMER...

    Com respeito
    Isabel Seixas
    ah !Só para dizer que não sou fácil de intimidar...

    ResponderEliminar
  18. Como se diz em Facebookiano, gosto disso!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!