Adoro o debate de ideias! Por ter formação jurídica aprendi que divergir é salutar! Erro muitas vezes, falho, engano-me, mas defendo as minhas convicções! Por vezes com tanta veemência que dá ares de arrogância, sobretudo no discurso escrito! Mas irrita-me quem recorre à mentira e ao disparate por fala de argumentos! E cada dia tenho menos paciência para aqueles que por capricho partidário atacam o bom nome a honra alheias, incapazes de ter um debate sério, porquanto, não têm ideias, nem projectos, nem coerência, apenas a arrogância estúpida de se acharem brilhantes quando ofendem os outros, sem assumir o desvalor das suas acções!
Para mim é completamente irrelevante que a CMBeja seja PC, PS ou PSD! Nunca ganhei um cêntimo com a Câmara e não penso vir a ganhar! Mas se me dei ao trabalho - e foi muito o trabalho - de com outras pessoas, muitas delas bem melhores do que eu, lutar por uma mudança, foi porque assisti a minha cidade a desfinhar e senti dos poderes locais uma total incapacidade para contrariar o declínio acentuado de Beja, uma cegueira profunda que os levava a dizer que Beja estava a crescer!!! (infelizmente, parece que alguns só perceberam como estava a cidade, depois de uma reportagem da RTP!). Mas ser crítico do anterior executivo, nunca me cegou e sempre aplaudi o que era bom para a cidade! Para citar dez exemplos, fui grande defensor da Vinipax, Festival de Banda Desenhada, Palavras Andarilhas, Parque da Cidade, da procura de instalar em Beja uma fábrica chinesa, a intransigente defesa da Ovibeja, dos investimentos no sector do azeite, do trabalho da diocese no que concerne à arte sacra, da magnifica biblioteca José Saramago e do bom trabalho feito no apoio aos idosos!
Sou amigo do Pulido Valente, não é segredo! Mas ser amigo não é dizer sempre que sim, mesmo quando erra: pelo que, e para voltar a citar dez exemplos, critiquei não ter feito uma auditoria às contas e ter-se arrastada para a guerra de números mais estúpida do mundo, a parolice dos autocarros para ver o avião passar, o retirar dos cartazes da festa do avante, proibir o estacionamento no largo do carmo, o atraso nas hortas, ainda nao existir a empresa de promoção económica - e faz tantaaaa falta! -, o tempo perdido em resolver o problema do Diário do Alentejo, os atrasos no pagamento dos clubes, a não contratação de uma boa equipa de assessores e a incapacidade para assumir algumas rupturas e a contratação de uma prima!
Admito que seja irritante ver aqueles que durante anos disseram mal de tudo, agora estarem calados ou a defender o que sempre criticaram! Mas.. não me confundam com essa gentinha!
Estas linhas têm o aeroporto como pano de fundo! Aquele que poderá ser o projecto decisivo para mudar a cidade! A única vez neste ano e meio que liguei ao Pulido Valente foi na sequência do relatório nojento do TC porque era imperativo que os bejenses se unissem para defender o projeto contra a demagogia dos idiotas! Ha duvidas? Claro que sim! As perguntas sobre o futuro que alguns agora acordaram para fazer, faço-as há anos, quando em Beja só se falava nas obras!
Mas se percebo que em Lisboa critiquem o projeto, se não me espanta que dos blogues de Évora venha o veneno triste da inveja, enoja-me que os bejenses ataquem o aeroporto, na primeira semana positiva em anos, por pura cegueira partidária! Basta ler o que vem de alguns sectores da rua da Ancha por estes dias, para perceber que infelizmente, muita gente sente azia quando há boas notícias! E não venham com a tolice recorrente do anti-comunismo secundário, quando mais nada sabem dizer: comparem as palavras de Carreira Marques com as dos outros, para perceber a diferença entre um bejense... e uns ... (momento de auto-censura) tipos que andam por aí!
Carrego em mim todos os defeitos do mundo: adoro mamas, faço compras no Modelo e não na Cooperativa, sou ainda incoerente porque não sou dador de sangue ou de medula - e tenho vergonha de contar a razão -, acho que o Pinto da Costa devia estar preso, tenho muito pouca paciência para hipócritas e chicos espertos, mas, nunca me esqueci que o meu partido é Beja e coloco a cidade antes de outros interesses!
Carrego em mim todos os defeitos do mundo: adoro mamas, faço compras no Modelo e não na Cooperativa, sou ainda incoerente porque não sou dador de sangue ou de medula - e tenho vergonha de contar a razão -, acho que o Pinto da Costa devia estar preso, tenho muito pouca paciência para hipócritas e chicos espertos, mas, nunca me esqueci que o meu partido é Beja e coloco a cidade antes de outros interesses!
Brilhante! Um texto de um homem superior!
ResponderEliminarMR
Foi um bom esclarecimento! E fez bem! Uma mentira muitas vezes repetida, pode ser verdade!
ResponderEliminarParabens!
Gostei do que li, e a proposito do aeroporto, Beja esta de parabéns.
ResponderEliminarComo se diz no Face, GOSTO MUITO!
ResponderEliminarParabéns!!Pelo texto, pela forma clara das tuas ideias e como sentes a cidade. Obrigado!!
ResponderEliminarExcelente, Hugo!
ResponderEliminarExcepcional!
ResponderEliminarInfelizmente, há pouca gente a defender Beja. Voce é dos poucos!
ResponderEliminarEstou boquiaberta com tamanha dissertação.Sabedoria e corajem mesclam-se nos parágrafos de forma sapientíssima...Parabéns!
ResponderEliminarParabéns pelo texto. Fazes bem em esclarecer para que não te confundam. Quanto aos teus pecados, são muito parecidos com os meus :)
ResponderEliminarUm abraço
Eu propria não diria melhor :) parabens hugo pela tua dedicação as vezes invejo a tua coragem
ResponderEliminarSC
Lá tinha de vir Évora ao baile...
ResponderEliminarE os eborenses é que têm inveja...lol...
Parabens pelo Aeroporto e que contribua muito para a região!!!
Caro Hugo, desculpa mas tens de comprar na Coop
ResponderEliminarCaro Hugo, admiro a sua postura, frontalidade, carácter e também eu adoro um bom par de mamas. E partilho de muitos dos seus pensamentos porque o interesse geral deve-se sempre sobrepor aos interesses pessoais. Um abraço e continue a lutar pelos seus ideais!!!!
ResponderEliminarHugo, fez bem em sublinhar as várias vezes que discordou do JPV! Eu por acaso muitas vezes discordo de si, mas reconheço que é coerente, mesmo na sua teimosia!
ResponderEliminarE continue!
Beja está de parabéns pelo Aeroportoo e o Hugo pelo seu excelente texto é mesmo muito bom.
ResponderEliminarSC-B
"Alguns só perceberam como está a cidade depois de uma reportagem na rtp1" mas que reportagem foi aquela? alguém me explica? entrevistam uma senhora que está cheia de dinheiro, mas que resolveu não modernizar o seu negócio! e um senhor que nunca teve simpatia para angariar ou manter os clientes que tinha! por favor!!!! façam-se á vida... Beja não está assim tão mal como pintam
ResponderEliminarPor uma questão de dignidade relacionado com o Aeroporto de Beja e face ao que hoje se disse, escreveu e noticiou com o 1º voo internacional civil a partir de Beja para Cabo Verde, direi quem em 1986 e com a matéria prima que tinhamos entre mãos no aeroporto na Base Aérea, a primeira pessoa a fazer um estudo de viabilidade económica ou financeira para a Câmara Municipal de Beja, a pedido desta e do executivo que a governava à data, foi o economista bejense Carlos Figueiredo .
ResponderEliminarSerá por mero acaso que o mesmo personagem filho da terra que o viu nascer, educar e criar, foi também o responsável e director de planeamento na década de 1980 da EDIA e se hoje essas mesmas instalações e saber estão em Beja, e não noutro qualquer lugar ( lembro-me por acaso ou não de Évora ) a ele se deve que teve essa visão logística e estratégica ...
Por vezes a memória é fraca na mente de alguns mas não de muitos !!!
Gostei de ler! Que texto! bj A.
ResponderEliminarEssa da diferença entre um bejense (Carreira Marques) e... uns tipos (???) que andam por aí??? Que falta de educação! Sinceramente !
ResponderEliminarultimo anónimo - Deves ser grande otário! Como o texto está brilhante.. foi a única parvoíce que conseguiste vomitar!
ResponderEliminarGostei muito do que li, e infelizmente tem toda a razão, Beja, também a minha cidade, cada vez a vejo mais morta!!
ResponderEliminarA meu ver qualquer partido é tudo farinha do mesmo saco, e quando lá chegam para governar, o interesse que prevalece é o seu própio e não a valorização da nossa cidade e dos Bejenses...é pena!!... Eu estou a tentar!! E mais, todos os Bejenses se deveriam preocupar com a cidade em si e não com o que os outros dizem ou possam dizer.
Gostei muito do que li, e infelizmente tem toda a razão, Beja, também a minha cidade, cada vez a vejo mais morta!!
ResponderEliminarA meu ver qualquer partido é tudo farinha do mesmo saco, e quando lá chegam para governar, o interesse que prevalece é o seu própio e não a valorização da nossa cidade e dos Bejenses...é pena!!... Eu estou a tentar!! E mais, todos os Bejenses se deveriam preocupar com a cidade em si e não com o que os outros dizem ou possam dizer.
Parabens ao Dr. Hugo Lança pelo magnifico texto
ResponderEliminarAnónimo anterior ao desbocado e ainda mais mal educado defensor do H. Não seja tão ingénuo pode ser?
ResponderEliminarTambém gosto muito de Beja e faz-me espécie tanta confusão que vai por aí e pelo país em geral... Agora já mudou, é Continente :)
ResponderEliminarConheço o Hugo há quase vinte anos! Foi ele que me apresentou Beja! Para mim Beja é sempre a terra do Gongas! A nossa Beja!
ResponderEliminarNunca conheci ninguem que gostasse tanto da sua cidade como tu! Beijo
Nem te consigo responder...
ResponderEliminarBeja não tem bejenses, tem anonimos!
ResponderEliminar:s
Parabéns pela competência com que defende as suas ideias e pela clareza de espírito... embora seja algo que já conheço, gosto que seja público. Quro apenas deixar aqui umas questões no ar (já que se trata de aviões):
ResponderEliminar1- O executivo camarário tem um plano operacional para maximizar o funcionamento do aeroporto ?
2- Porque é que a CP não estabelece rotas interessantes para a utilização de comboios que tragam ou levem os passageiros ?
3- Já alguém falou com o irlandês da Ryanair ?
4- (desculpe hugo mas não podia deixar de ser...) Será que o ACB vai trazer mais mamas para Beja ?
Um abraço,
Parabéns. Excelente!!
ResponderEliminarPedro
ResponderEliminar1. - Não sei! Havia um esboço no meu tempo, mas apenas sei que nada sei e mesmo isso chego a duvidar!
2. - TAnto quanto sei a CP nada sabia do Aeroporto!
3. - A ryanair veio a Beja há anos e fez proposta firme! Mas.. as obras atrasam e a Ryanair foi para o Porto!
4. - Não sei quem é a ACB, mas, se trouxerem mamas, voto neles!
Fenomenal! Que seja escutado, por alguns bem mais velhos, mas sem bom senso!
ResponderEliminarExcelente!!!! Como sempre.
ResponderEliminarEu também sou do Partido Beja.
H:
ResponderEliminar1- Mas devia, é óbvio que devia !
2-Esses srs da CP ganham muito mal e portanto temos que os desculpar.
3- O irlandês é lixado... mas um dia oferecemos-lhe umas migas e dobramos o gajo. (ver entrevista Exame de Abril)
4- Podia ser um novo partido, uma Associação ou até uma fundação para juntar a tantas inúteis que por aí há.. mas não referia-me ao Aeroporto Civil de Beja (ACB) !!