quarta-feira, abril 13, 2011

Verdades, auto-flagelação, gente parva, Beja, coisas que devem ser ditas e outras que surgem no contexto!

Adoro o debate de ideias! Por ter formação jurídica aprendi que divergir é salutar! Erro muitas vezes, falho, engano-me, mas defendo as minhas convicções! Por vezes com tanta veemência que dá ares de arrogância, sobretudo no discurso escrito! Mas irrita-me quem recorre à mentira e ao disparate por fala de argumentos! E cada dia tenho menos paciência para aqueles que por capricho partidário atacam o bom nome a honra alheias, incapazes de ter um debate sério, porquanto, não têm ideias, nem projectos, nem coerência, apenas a arrogância estúpida de se acharem brilhantes quando ofendem os outros, sem assumir o desvalor das suas acções! 
Para mim é completamente irrelevante que a CMBeja seja PC, PS ou PSD! Nunca ganhei um cêntimo com a Câmara e não penso vir a ganhar! Mas se me dei ao trabalho  - e foi muito o trabalho - de com outras pessoas, muitas delas bem melhores do que eu, lutar por uma mudança, foi porque assisti a minha cidade a desfinhar e senti dos poderes locais uma total incapacidade para contrariar o declínio acentuado de Beja, uma cegueira profunda que os levava a dizer que Beja estava a crescer!!! (infelizmente, parece que alguns só perceberam como estava a cidade, depois de uma reportagem da RTP!). Mas ser crítico do anterior executivo, nunca me cegou e sempre aplaudi o que era bom para a cidade! Para citar dez exemplos, fui grande defensor da Vinipax, Festival de Banda Desenhada, Palavras Andarilhas, Parque da Cidade, da procura de instalar em Beja uma fábrica chinesa, a intransigente defesa da Ovibeja, dos investimentos no sector do azeite, do trabalho da diocese no que concerne à arte sacra, da magnifica biblioteca José Saramago e do bom trabalho feito no apoio aos idosos! 
Sou amigo do Pulido Valente, não é segredo! Mas ser amigo não é dizer sempre que sim, mesmo quando erra: pelo que, e para voltar a citar dez exemplos, critiquei não ter feito uma auditoria às contas e ter-se arrastada para a guerra de números mais estúpida do mundo, a parolice dos autocarros para ver o avião passar, o retirar dos cartazes da festa do avante, proibir o estacionamento no largo do carmo, o atraso nas hortas, ainda nao existir a empresa de promoção económica - e faz tantaaaa falta! -, o tempo perdido em resolver o problema do Diário do Alentejo, os atrasos no pagamento dos clubes, a não contratação de uma boa equipa de assessores e a incapacidade para assumir algumas rupturas e a contratação de uma prima!
Admito que seja irritante ver aqueles que durante anos disseram mal de tudo, agora estarem calados ou a defender o que sempre criticaram! Mas.. não me confundam com essa gentinha!
Estas linhas têm o aeroporto como pano de fundo! Aquele que poderá ser o projecto decisivo para mudar a cidade! A única vez neste ano e meio que liguei ao Pulido Valente foi na sequência do relatório nojento do TC porque era imperativo que os bejenses se unissem para defender o projeto contra a demagogia dos idiotas! Ha duvidas? Claro que sim! As perguntas sobre o futuro que alguns agora acordaram para fazer, faço-as há anos, quando em Beja só se falava nas obras!
Mas se percebo que em Lisboa critiquem o projeto, se não me espanta que dos blogues de Évora venha o veneno triste da inveja, enoja-me que os bejenses ataquem o aeroporto, na primeira semana positiva em anos, por pura cegueira partidária! Basta ler o que vem de alguns sectores da rua da Ancha por estes dias, para perceber que infelizmente, muita gente sente azia quando há boas notícias! E não venham com a tolice recorrente do anti-comunismo secundário, quando mais nada sabem dizer: comparem as palavras de Carreira Marques com as dos outros, para perceber a diferença entre um bejense... e uns ... (momento de auto-censura) tipos que andam por aí!

Carrego em mim todos os defeitos do mundo: adoro mamas, faço compras no Modelo e não na Cooperativa, sou ainda incoerente porque não sou dador de sangue ou de medula - e tenho vergonha de contar a razão -, acho que o Pinto da Costa devia estar preso, tenho muito pouca paciência para hipócritas e chicos espertos, mas, nunca me esqueci que o meu partido é Beja e coloco a cidade antes de outros interesses! 

35 comentários:

  1. Anónimo11:36

    Brilhante! Um texto de um homem superior!
    MR

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:53

    Foi um bom esclarecimento! E fez bem! Uma mentira muitas vezes repetida, pode ser verdade!
    Parabens!

    ResponderEliminar
  3. Gostei do que li, e a proposito do aeroporto, Beja esta de parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:14

    Como se diz no Face, GOSTO MUITO!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns!!Pelo texto, pela forma clara das tuas ideias e como sentes a cidade. Obrigado!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:16

    Excepcional!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15:27

    Infelizmente, há pouca gente a defender Beja. Voce é dos poucos!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo16:15

    Estou boquiaberta com tamanha dissertação.Sabedoria e corajem mesclam-se nos parágrafos de forma sapientíssima...Parabéns!

    ResponderEliminar
  9. Luis Amarante16:35

    Parabéns pelo texto. Fazes bem em esclarecer para que não te confundam. Quanto aos teus pecados, são muito parecidos com os meus :)
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Anónimo16:38

    Eu propria não diria melhor :) parabens hugo pela tua dedicação as vezes invejo a tua coragem
    SC

    ResponderEliminar
  11. Anónimo17:00

    Lá tinha de vir Évora ao baile...

    E os eborenses é que têm inveja...lol...

    Parabens pelo Aeroporto e que contribua muito para a região!!!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo17:15

    Caro Hugo, desculpa mas tens de comprar na Coop

    ResponderEliminar
  13. lição de tango18:03

    Caro Hugo, admiro a sua postura, frontalidade, carácter e também eu adoro um bom par de mamas. E partilho de muitos dos seus pensamentos porque o interesse geral deve-se sempre sobrepor aos interesses pessoais. Um abraço e continue a lutar pelos seus ideais!!!!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo19:12

    Hugo, fez bem em sublinhar as várias vezes que discordou do JPV! Eu por acaso muitas vezes discordo de si, mas reconheço que é coerente, mesmo na sua teimosia!
    E continue!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo21:17

    Beja está de parabéns pelo Aeroportoo e o Hugo pelo seu excelente texto é mesmo muito bom.
    SC-B

    ResponderEliminar
  16. Anónimo21:43

    "Alguns só perceberam como está a cidade depois de uma reportagem na rtp1" mas que reportagem foi aquela? alguém me explica? entrevistam uma senhora que está cheia de dinheiro, mas que resolveu não modernizar o seu negócio! e um senhor que nunca teve simpatia para angariar ou manter os clientes que tinha! por favor!!!! façam-se á vida... Beja não está assim tão mal como pintam

    ResponderEliminar
  17. Reinaldo Louro22:37

    Por uma questão de dignidade relacionado com o Aeroporto de Beja e face ao que hoje se disse, escreveu e noticiou com o 1º voo internacional civil a partir de Beja para Cabo Verde, direi quem em 1986 e com a matéria prima que tinhamos entre mãos no aeroporto na Base Aérea, a primeira pessoa a fazer um estudo de viabilidade económica ou financeira para a Câmara Municipal de Beja, a pedido desta e do executivo que a governava à data, foi o economista bejense Carlos Figueiredo .

    Será por mero acaso que o mesmo personagem filho da terra que o viu nascer, educar e criar, foi também o responsável e director de planeamento na década de 1980 da EDIA e se hoje essas mesmas instalações e saber estão em Beja, e não noutro qualquer lugar ( lembro-me por acaso ou não de Évora ) a ele se deve que teve essa visão logística e estratégica ...

    Por vezes a memória é fraca na mente de alguns mas não de muitos !!!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo23:08

    Gostei de ler! Que texto! bj A.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo09:41

    Essa da diferença entre um bejense (Carreira Marques) e... uns tipos (???) que andam por aí??? Que falta de educação! Sinceramente !

    ResponderEliminar
  20. Anónimo10:41

    ultimo anónimo - Deves ser grande otário! Como o texto está brilhante.. foi a única parvoíce que conseguiste vomitar!

    ResponderEliminar
  21. Anónimo11:05

    Gostei muito do que li, e infelizmente tem toda a razão, Beja, também a minha cidade, cada vez a vejo mais morta!!
    A meu ver qualquer partido é tudo farinha do mesmo saco, e quando lá chegam para governar, o interesse que prevalece é o seu própio e não a valorização da nossa cidade e dos Bejenses...é pena!!... Eu estou a tentar!! E mais, todos os Bejenses se deveriam preocupar com a cidade em si e não com o que os outros dizem ou possam dizer.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo11:07

    Gostei muito do que li, e infelizmente tem toda a razão, Beja, também a minha cidade, cada vez a vejo mais morta!!
    A meu ver qualquer partido é tudo farinha do mesmo saco, e quando lá chegam para governar, o interesse que prevalece é o seu própio e não a valorização da nossa cidade e dos Bejenses...é pena!!... Eu estou a tentar!! E mais, todos os Bejenses se deveriam preocupar com a cidade em si e não com o que os outros dizem ou possam dizer.

    ResponderEliminar
  23. MARIA FLORES12:49

    Parabens ao Dr. Hugo Lança pelo magnifico texto

    ResponderEliminar
  24. Anónimo14:37

    Anónimo anterior ao desbocado e ainda mais mal educado defensor do H. Não seja tão ingénuo pode ser?

    ResponderEliminar
  25. Também gosto muito de Beja e faz-me espécie tanta confusão que vai por aí e pelo país em geral... Agora já mudou, é Continente :)

    ResponderEliminar
  26. Anónimo16:23

    Conheço o Hugo há quase vinte anos! Foi ele que me apresentou Beja! Para mim Beja é sempre a terra do Gongas! A nossa Beja!
    Nunca conheci ninguem que gostasse tanto da sua cidade como tu! Beijo

    ResponderEliminar
  27. Nem te consigo responder...

    ResponderEliminar
  28. Beja não tem bejenses, tem anonimos!
    :s

    ResponderEliminar
  29. Pedro Margarido19:16

    Parabéns pela competência com que defende as suas ideias e pela clareza de espírito... embora seja algo que já conheço, gosto que seja público. Quro apenas deixar aqui umas questões no ar (já que se trata de aviões):
    1- O executivo camarário tem um plano operacional para maximizar o funcionamento do aeroporto ?

    2- Porque é que a CP não estabelece rotas interessantes para a utilização de comboios que tragam ou levem os passageiros ?

    3- Já alguém falou com o irlandês da Ryanair ?

    4- (desculpe hugo mas não podia deixar de ser...) Será que o ACB vai trazer mais mamas para Beja ?

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  30. Anónimo20:15

    Parabéns. Excelente!!

    ResponderEliminar
  31. Pedro
    1. - Não sei! Havia um esboço no meu tempo, mas apenas sei que nada sei e mesmo isso chego a duvidar!
    2. - TAnto quanto sei a CP nada sabia do Aeroporto!
    3. - A ryanair veio a Beja há anos e fez proposta firme! Mas.. as obras atrasam e a Ryanair foi para o Porto!
    4. - Não sei quem é a ACB, mas, se trouxerem mamas, voto neles!

    ResponderEliminar
  32. Anónimo21:22

    Fenomenal! Que seja escutado, por alguns bem mais velhos, mas sem bom senso!

    ResponderEliminar
  33. Anónimo20:51

    Excelente!!!! Como sempre.
    Eu também sou do Partido Beja.

    ResponderEliminar
  34. Pedro Margarido21:15

    H:
    1- Mas devia, é óbvio que devia !
    2-Esses srs da CP ganham muito mal e portanto temos que os desculpar.
    3- O irlandês é lixado... mas um dia oferecemos-lhe umas migas e dobramos o gajo. (ver entrevista Exame de Abril)
    4- Podia ser um novo partido, uma Associação ou até uma fundação para juntar a tantas inúteis que por aí há.. mas não referia-me ao Aeroporto Civil de Beja (ACB) !!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!