sábado, janeiro 19, 2008

Fernando Botero

O colombiano Fernando Botero nasceu no ano de 1932, tornando-se no mais imponente pintor da América Latina, num estilo onde se encontra alguma influência do expressionismo, misturados com laivos naif, num estilo próprio onde a desproporção reina.
Numa primeira abordagem à sua pintura sobressaem elementos jocosos - bem presentes no quadro que hoje escolhemos -. Sem dissimulado pudor, registam-se pormenores hilariantes na sua pintura, mormente as desproporções, nomeadamente o contraste entre a corpulência da mulher e a ridícula pequenez do homem que a espera na pequena cama! Mesmo na robusta mulher (eufemismo que usamos de forma a não deixar escrito que a mulher é gorda), sublinha-se a disparidade do corpo com os pequenos seios!
Mas cedermos às débeis primeiras impressões, carregadas de preconceitos e pressentimentos é, em regra, um erro!
Tal como as pessoas, também os quadros exigem um segundo olhar, a nossa entrega e atenção, de forma a procurar o lado mais oculto. Se ganharmos tempo para interpretar o pintor, compreendemos a sua frase de que “não pinta pessoas gordas”! As meninas de Botero, são uma reacção à sociedade superficial da imagem exterior, que condena a mulher a ser uma mãe extremosa, profissional competente, amiga inteligente e, depois de um dia extenuante, ter a sensualidade para fazer sexo selvagem com o seu companheiro!
A gordura das meninas de Botero não é obesidade, mas a sensualidade de uma mulher feliz e realizada, sem receio de se desnudar, exibindo-se descomplexadamente! Botero eleva a mulher a um estágio onde tem a coragem de ousar ser quem como é!

5 comentários:

  1. Anónimo00:41

    Já começa a ser um ritual, passar por ai ao fim da noite de sexta! Parabens, h!

    ResponderEliminar
  2. ...tinha uma esculturas gigantes na Praça do Comercio, em Lisboa, ha uns anos atrás
    Era giro chegar de Beja, no Cacilheiro,e dar de caras com aquilo...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo07:52

    Es um grande pintor

    ResponderEliminar
  4. ...este texto está muito bom (cláp, cláp, cláps) se me permitir gostaria de "blogar" indicando o caminho deste espaço. Abraço do outro lado do Atlântico, da Rosangela

    ResponderEliminar
  5. Rosangela - será uma honra! Se quiser ler mais post meus sobre pintura, diga!
    Abraço

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!