sexta-feira, janeiro 11, 2008

A lei contra fumadores...


Começo por assumir-me como fumador, nesta época em que a lei parece querer fazer uma distinção entre os portugueses bons e nós!

Não me choca a existência de uma lei anti-tabaco! Defendo a liberdade de o não fumador não ser incomodado com o fumo dos outros. Como admito a veracidade dos estudos sobre o fumo passivo. Pelo que seria o primeiro a aplaudir esta lei! Como – e sou fumador há demasiado tempo – nunca me inibi de apagar um cigarro, quando senti que incomodava outros! Mas, esta não é uma lei anti-tabaco, é uma lei anti-fumador!

Para alem disso, sublinha-se o problema é que esta lei está mal redigida e é desequilibrada! Uma péssima redacção, que gera dúvidas sobre as excepções possíveis, facto que cumulativo a uma interpretação abjecta por parte da Direcção Geral de Saúde, levou a que muitos empresários, motivados por cobarde medo, tenham escolhido a decisão que parece mais fácil! Por outro lado a lei é desequilibrada, porque atentatória dos nossos direitos: importa não esquecer, que fumar é legítimo e é legal!

O que me indigna – e os defensores da lei, em breve irão compreender o preço que lhes custa o recente sorriso – é o surgimento de uma lei, que na sua génese tem um princípio: ridicularizar os fumadores, sujeita-los a um conjunto de situações embaraçosas, fazendo do seu ridículo um acto de campanha contra o tabagismo!

Só os tolos podem encontrar nesta luta, uma guerra que opõe fumadores a não fumadores! O que está aqui em causa é uma querela que divide aqueles que admitem que o Estado, ao abrigo de um puritanismo higiénico, queira interferir com as nossas escolhas individuais e os outros, onde me incluo, que acham intolerável uma intromissão do Estado na intimidade de cada um! Porque é disso que se trata em muitas destas proibições, que são injustificadas e absurdas!

Bem sei que pode ser demagogia, mas só no País de energúmenos se trocam seringas numa prisão e se proíbe os detidos de fumar! Só num pais com saudades do salazarismo ou que sente inveja do fascismo e do comunismo, é que se aprova uma lei, onde cada português tem o solene direito e dever de ser bufo, arrogando-se do privilégio de ir ligar às policias, só porque alguém cometeu o criem de acender um cigarro! Só num pais com pouco apego à liberdade é que um dono de um bar pode ser multado se alguém acender um cigarro, sendo-lhe licito não proibir o consumo de cocaína ou heroína! Só numa época de puritanismos, se proíbe a um empresário privado, de estabelecer as regras de acesso e permanência na sua casa!

A lei anti-fumadores é uma lei à medida de pessoas mesquinhas e menores, que se excitam com a possibilidade de exercer o seu pequeno poder para achincalhar a vida dos outros! E não se iludam: a seguir a estas, vão perseguir os gordos, os que gostam de beber um copo e os que têm comportamentos sexuais mais audazes… Porque o povinho gosta e fica toda satisfeito!

8 comentários:

  1. Caro amigo, olhe que não, olhe que não! Tu conheces bem a minha opinião, e respeito a tua, mas não a partilho. Essa lei está mal concebida, sim senhor. Mas não humilha ninguém, trata apenas de tentar evitar que aqueles que não fumam entrem em contacto com esse fumo. A maneira de como o faz é discutível, é certo. Mas tu podes continuar a fumar as vezes que quiseres, apenas tens que escolher os locais certos, e mais nada. Pronto, e agora não me bates, p.f.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo02:27

    Concordo plenamente com o comentário do Zig.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:36

    Ja fui fumador e por isso comprendo a atitude de quem fuma em relaçao a esta lei que me parece muito ortodoxa, o que me parece é que quem é fumador é cada vez mais um coitadinho aos olhos dos nao fumadores, o que me parece errado.

    ResponderEliminar
  4. @h: concordo plenamente! realmente esta lei é não mais que uma perseguição aos fumadores e aos comerciantes/empresários que vivem do que proporciona um belo cigarrinho. Estou chocada, mais ainda, com os dísticos que agora germinaram nos cafés e restaurantes: não é proibido fumar; é proibido FUMADORES! que vergonha!

    ResponderEliminar
  5. Antes de tudo sou não fumador e logo defensor da lei.

    Não sendo especialista na matéria legal, compreendo a má redacção da lei, as incongruências, as interpretações e omissões, enfim, tudo, mas existe alguma lei que tenha mais de 2 artigos e não tenha várias interpretações, omissões e diferentes leituras? (Mais uma vez reforço que não sou especialista nessa coisa das leis como o h*, mas como leigo na matéria, assim me parece).

    Relativamente ao texto, penso existirem dois factos indissociáveis e que se contrapõem:
    A “liberdade de o não fumador não ser incomodado com o fumo dos outros” não pode coexistir com “liberdade individual” (para acender um cigarro), já que uma afronta a outra, ou seja, o fumo do tabaco do fumador incomoda (no mesmo espaço físico) um não fumador. Já o ar respirado por um não fumador não deverá, á partida, incomodar um fumador, a não ser que se trate de um mau hálito insuportável...

    Já vi e li muitas coisas a contrariar a lei, mas também gostaria de ler artigos de opinião ou propostas, para mediar a relação entre fumadores, não fumadores e prejuízos e incómodos causados pelo fumo do tabaco, de maneira a que os fumadores não se sentissem excluídos, mas também para que os não fumadores não continuassem a ser incomodados e prejudicados pelo fumo do tabaco. Será tal possível?

    * já foi orador no 1º encontro de blogs em Alvito, certo?

    ResponderEliminar
  6. @zig - claro que não bato! Sou o primeiro a reconhecer que uma lei contra o fumo tem vantagens! Apenas condeno esta lei, não apenas a redacção, como os seus princípios! É minha profunda convicção que é uma lei imbuida de espírito de ditadura (e nao distingo o comunismo do fascismo), não me parecendo uma norma que orgulhe a democracia! Mais: tenho receio do que se pode seguir!
    Aquilo que sublinho o tottus é sintomático: são proibidos fumadores! Não é um mero lapso: explica muitas das motivações de quem fez a lei!

    ResponderEliminar
  7. @puss in boots - é correcto; por duas vezes, participei em Alvito numa conferência sobre blogues!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23:00

    Gostava que alguém me criasse uma lei em que todos saissem a ganhar...parece impossível! Alguém terá que levar sempre a melhor, e desculpem-me ter que dizer isto - fumadores, mas ainda bem que vocês são os que mais perdem com isto tudo. Claro, que com esta lei não deixam de fumar, infelizmente, para vocês!, todavia, eu posso regozijar-me por não ter que suportar mais o vosso fumo enquanto bebo o meu cafezinho. E digo-vos mais, eu não ando a bufar ninguém, nem tenho prazer de cometer tal acto estúpido e mesquinho, prefiro ser directo. Ademais, também digo-vos que existia e ainda existe falta de civismo por parte de muitos fumadores, disso não tenham dúvidas. Quantas vezes não tive que sair de um estabelecimento ou mudar de mesa, porque já não aguentava o fumo do tabaco ou o fumo do vizinho do lado, quanto mais quando uma pessoa como eu tem asma. E muitos desses insolentes energúmenos estão a pagar por isso agora, e não tenho pena deles, porque enquanto podiam também ninguém teve pena de mim e de outros não-fumadores! Simplesmente não se ralavam! Que direito dá aos fumadores fumar para cima dos que não fumam? Onde está aqui o civismo!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!