sábado, janeiro 12, 2008

Egon Schiele

Egon Schiele 1890 - 1918

Egon Schiele é um recente encantamento. Fujo à tentação de usar a palavra paixão, porque a efemeridade do sentimento, torna prematura uma declaração de amor. Não escolhi este quadro; foi o quadro que me escolheu, enquanto desvendada o autor. Nem consigo explicar a razão! Obviamente, que o feitiço do Grito de Munch pode ser uma primeira razão! Mas não suficiente!
Detenho-me no quadro e reparo que estou na presença de uma adaptação que ganhou vida própria! A petiza de Schiele, grita a morte da sua mãe, num desenho quase premonitório dos gritos do autor, que perdeu a sua mulher, grávida de seis meses, para se deixar consumir pelo sofrimento, pintado três dias seguidos, até que a sua própria morte o juntou à mulher que amava!

O artista que pintava a luz que emana dos corpos, em cujo traço se nota a influencia do seu amigo e protector Klimt, morreu aos 28 anos, deixando uma obra impressionante. Com destaque para os nus com que veste as mulheres! Por todas as razões, em breve este blogue vai revisitar Schiele!

5 comentários:

  1. Anónimo01:48

    Mais um notável sábado...

    ResponderEliminar
  2. txiiii....até arrepia...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:14

    Mais uma excelente escolha...
    Tem quadros espectaculares!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:56

    Excelente o quadro, lindo o texto!

    ResponderEliminar
  5. Assim não vale. O anónimo das 3.56 "roubou-me" o comentário que eu ia fazer. Assim como não gosto de plágio. Mesmo que gostasse não arriscava fazê-lo em comentários neste blog porque sei que é frequentado por alguem que caça plágios. héhéhéhé...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!