Wassily Kandinsky, 16 de dezembro de 1866 - 13 de dezembro de 1944
Para os admiradores de Wassily Kandinsky, a obra escolhida será uma decepção: está longe de identificar o inconfundível traço do pintor.
Com efeito, mas que marcar um estilo, Kandinsky foi o primeiro pintor abstracto, rompendo com o primado do Impressionismo e o Cubismo, que caracterizavam a época.
O abstraccionismo de Kandinsky inspira-se no determinismo das formas geométricas, quiçá procurando na certeza das figuras o contraponto com uma vida que o fez conhecer e fugir das duas grandes guerras, um russo apanhado em Munique, que terminou a sua vida com carimbo Francês no passaporte.
Escolher a “Senhora em Moscovo” mais que uma maldade é uma traição ao artista; não apenas não revelamos um quadro onde o seu traço único seja visível, como é quase uma crueldade falar de um artista que inventou um novo estilo, apresentando um quadro que bem podia ser de Chagall. Mas a beleza do quadro compensa a nossa leviandade: os tons muito fortes que contrastam com uma Moscovo onde reina o frio, as cores que desdizem umas das outras, o centro iluminado sob um fundo que se desenha sombrio, desenha um premonição de tempos que nunca devemos esquecer. Como dizem alguns peritos, esta é provavelmente a mais intrigante obra de Kandinsky. Talvez também isso, explique o seu contagiante encanto; porque, muitas das coisas que deliciam a vida, não conseguimos racionalizar…. Mesmo quando fantasmas parecem pairar no ar!
Por acaso não é dos meus pintores preferidos: mas este quadro é fabuloso!!
ResponderEliminarA caganita de mosca vista à lupa, em jeito de pensamento da Senhora, está demais!
ResponderEliminarlenor
o gajo era todo esoterico tb, maigo da madame Blavatsky
ResponderEliminartb gosto da fase "Miro" dele...
Um excelente quadro, bem ilustrado num texto magnifico!
ResponderEliminarJC
DEIXEM DE FRESCURA BANDO DE IDIOTAS, ESSA PORRA É UM DESABAFO DO CARA, ELE TAVA CHAPADO PRA CARALHO! A VIDA TODA ELE FOI UM AMANTE DO ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO E NADA MAIS!
ResponderEliminar