sábado, janeiro 26, 2008

Senhora em Moscovo, por Kandinsky (1912)

Wassily Kandinsky, 16 de dezembro de 1866 - 13 de dezembro de 1944

Para os admiradores de Wassily Kandinsky, a obra escolhida será uma decepção: está longe de identificar o inconfundível traço do pintor.
Com efeito, mas que marcar um estilo, Kandinsky foi o primeiro pintor abstracto, rompendo com o primado do Impressionismo e o Cubismo, que caracterizavam a época.
O abstraccionismo de Kandinsky inspira-se no determinismo das formas geométricas, quiçá procurando na certeza das figuras o contraponto com uma vida que o fez conhecer e fugir das duas grandes guerras, um russo apanhado em Munique, que terminou a sua vida com carimbo Francês no passaporte.
Escolher a “Senhora em Moscovo” mais que uma maldade é uma traição ao artista; não apenas não revelamos um quadro onde o seu traço único seja visível, como é quase uma crueldade falar de um artista que inventou um novo estilo, apresentando um quadro que bem podia ser de Chagall. Mas a beleza do quadro compensa a nossa leviandade: os tons muito fortes que contrastam com uma Moscovo onde reina o frio, as cores que desdizem umas das outras, o centro iluminado sob um fundo que se desenha sombrio, desenha um premonição de tempos que nunca devemos esquecer. Como dizem alguns peritos, esta é provavelmente a mais intrigante obra de Kandinsky. Talvez também isso, explique o seu contagiante encanto; porque, muitas das coisas que deliciam a vida, não conseguimos racionalizar…. Mesmo quando fantasmas parecem pairar no ar!

5 comentários:

  1. Anónimo00:45

    Por acaso não é dos meus pintores preferidos: mas este quadro é fabuloso!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:37

    A caganita de mosca vista à lupa, em jeito de pensamento da Senhora, está demais!
    lenor

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19:43

    o gajo era todo esoterico tb, maigo da madame Blavatsky

    tb gosto da fase "Miro" dele...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:21

    Um excelente quadro, bem ilustrado num texto magnifico!
    JC

    ResponderEliminar
  5. Anónimo02:25

    DEIXEM DE FRESCURA BANDO DE IDIOTAS, ESSA PORRA É UM DESABAFO DO CARA, ELE TAVA CHAPADO PRA CARALHO! A VIDA TODA ELE FOI UM AMANTE DO ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO E NADA MAIS!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!