quinta-feira, dezembro 02, 2010

Ainda o Aeroporto - crónica recauchutada...


Escrevi-o há dois dias, com linguagem diferente, que há pessoas que amam dar tiros nos pés, que faz parte do nosso fado, de ser portuga e de ser alentejano esta irresistível tendência autofágica!
No caso do Aeroporto de Beja temos assistido a um verdadeiro desfilar de disparates, tonterias e parvoíces ao longo destes anos de deixar brancos os mais recônditos cabelos! Como seria importante que a gente que vomita disparates sobre o projecto ganhasse cinco minutos a tentar perceber o projecto!
Percebo as críticas lisboetas ao aeroporto: afinal Lisboa critica tudo o que é investimento fora das grandes cidades do litoral e há demasiados interesses em construir um novo aeroporto e todo e qualquer argumento contra Beja e Portela são positivos! Mas... o que só a estupidez explica é a razão pela qual tanto bejense adere a estas premissas!
O PCP está de parabéns e deixo aqui um público elogio! Porque tem razão quando critica o atraso no projecto responsabilizando os últimos 3 governos, quando critica a falta de acessibilidades (pessoalmente mais que o IP8, faz-me confusão o comboio Sines-Espanha), - podia ter criticado o anterior executivo da CMBeja que durante 3 anos e 9 meses não se lembrou que havia um aeroporto em Beja -, mas... sublinhando o mais importante, aquilo que deve unir todos os bejenses: o projecto é bom, é exequível, é importante para a cidade, para a região e para o País!
Obviamente que só os esperam que vão existir voos Beja-Lisboa ou Beja-Porto, que só daqui a cinco ou dez anos este Aeroporto poderá ter um número significativo de passageiros: mas este poderá ser um excepcional Aeroporto de retaguarda, um Aeroporto para transporte de mercadorias - o caso do correio aéreo -, estacionamento de aviões e alguma indústria aeronáutica! Ou.. se tivesse havido a capacidade para lutar pelas oficinas da TAP!
Vamos ser honestos: Beja não tem características excepcionais, não têm demasiadas valências: não matem as que temos com parvoíces! Que haja a capacidade para a uma só voz, lutarmos todos por aquilo que é importante. Pelo menos uma vez…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!