sábado, dezembro 11, 2010

Obrigado Senhora Ministra

Um estudo - daqueles sérios e credíveis - da OCDE veio dizer que Portugal melhorou bastante na educação! E nenhuma notícia é mais importante do que esta: o maior pecado do País são as carências no sistema educativo, que forma gerações de iliteracia e de péssimos cidadãos! 
Mas estes resultados têm um nome: Maria de Lurdes Rodrigues! Por inúmeras vezes defendi a antiga Ministra, de quem sempre disse que a foi a melhor Ministra da Educação do Portugal democrático! Afirmei mesmo em 2007 que ainda teria direito a uma estátua!
Fez um trabalho excepcional - não obstante ser politicamente inábil - e este estudo internacional é a sua recompensa! Como põe a nu a hipocrisia! A hipocrisia de Sócrates que a deixou cair e agora esqueceu-a - colocando no seu lugar uma Ministra Aventura que a primeira coisa que fez foi abrir as pernocas aos sindicatos - a hipocrisia de todos aqueles que durante anos lhe fizeram a vida num inferno! Se Portugal fosse um País de gente normal o otário da Fenprof demitia-se esta semana e ia trabalhar como as pessoas!

47 comentários:

  1. Zéi20:07

    Para mim Maria de Lurdes Rodrigues e Vieira da Silva os únicos que se safam da era Sócrates.

    ResponderEliminar
  2. Dica21:28

    O otário presidente do sindicato FRENPROF o prof. Mário Nogueira do Ensino Básico tem cerca de 20 anos de carreira e 2 ensino efectivo, e como é mais do que óbvio vai progredindo na carreira sem nada ensinar e sem avaliado, porque ele de parvo nada tem bem pelo contrário.

    Quem faz reformas sérias em Portugal e tenta impôr disciplina, só tem mérito quando é demitido, substituido ou morre !!!

    É a vida ...

    ResponderEliminar
  3. Será que o Zé português só vai à escola quando é facilitado?
    As novas oportunidades só demonstram que as pessoas não querem aprender e demonstra que em Portugal premeia-se a preguiça e tenta-se colocar todos no mediano prato.
    quanto à antiga ministra, o país só quer mesmo é ramóia, porque trabalhar é só para os outros, e os professores que se manifestaram contra aquela ministra os maiores incopetentes do país ou seja quase 80% deles.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo00:42

    Só mesmo um professor de uma ESE poderia ter esta opinião sobre quem pura e simplesmente destruiu o ensino em Portugal.

    ResponderEliminar
  5. @anónimo - Eu e a OCDE!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo03:12

    Não é muito difícil encontrar aí pela net a desmontagem do dito relatório da OCDE. É só querer e ser honesto, nada mais.

    Ah, já sei, vc também é daqueles que acreditam nas Novas Oportunidades...

    É como eu digo, não se pode esperar muito mais que isto de um professor de ESE, essa rede tentacular que a máfia das Ciências da Educação (ciências??) lançou sobre o país.

    ResponderEliminar
  7. @anónimo - Sou crítico da forma como as Novas Oportunidades estão a decorrer! E por acaso concordo consigo: sou muito crítico de muitas das pedagogias vanguardistas!
    MAs.. não é isso que está em causa: fez-se um relatório internacional, com os mesmos parâmetros que em outros anos e Portugal teve comparativamente um excepcional resultado!
    Mas... há quem seja assim: se o relatório é mau para o País é credível, se é bom, o relatório não presta!
    sejamos honestos: o que é que se pode esperar de um anónimo?!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo12:33

    Claro, claro. Por acaso leu o dito relatório ou fala por aquilo que leu nas notícias e por alguns comentários?

    Qualquer pessoa minimamente inteligente sabe que uma reforma do ensino só é passível de ser avaliada ao fim de uma década. Não lhe parece um pouco estranho estarmos nas ruas da amargura e, de repente, como que por um passe de mágica, estarmos no níveis da Europa (mais uma vez, não estamos, leia o relatório)?

    E acha que eu tenho algum prazer em que o meu país esteja mal, seja no que for? Acha que eu não preferia que o dito relatório fosse aquilo que o PM anda por aí a propagandear? Simplesmente não sou ingénuo nem nasci ontem. Trabalho no Ensino e basta-me ver as evidências.

    Quer um exemplo? Há dois anos, no célebre exame de 12 ano de Matemática, o tal que estava quase ao nível do Básico, na minha escola houve dois 20 e catorze 18. Mas claro que o Hugo acha isto normal, foram as reformas da Milú que criaram, de súbito, uma luz na cabeça dos alunos.

    Mas no fundo, no fundo, eu entendo-o, ele há coisas que uma mente simples não pode entender. Quando o Hugo tiver filhos em idade escolar logo vẽ o que a sua heroína fez ao ensino em Portugal.

    ResponderEliminar
  9. @anónimo - Tem toda a razão: há coisas que uma mente simples não pode entender...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo12:56

    Ora vê como estamos de acordo. Há coisas que não estão ao alcance de um pobre professor de ESE, cuja a visão do mundo se baseia em notícias, propaganda, uns artigos da wikipedia e meia fotocópia lida à pressa.

    ResponderEliminar
  11. tem toda a razão anónimo. Você é que sabe tudo! DO BE ao CDS toda a gente concorda com a validade do relatório, menos o meu caro anónimo!
    O País a precisar de si e você perde tempo a comentar anonimamente num blogue de um pobre professor da ESE!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo14:57

    Se lesse com atenção o que eu escrevi (eu entendo, ler não é o seu forte, e honestidade intelectual também não), verificava que eu não coloquei em causa o relatório, apenas a propaganda que foi feita à volta.

    O que relatório diz é apenas que, em alunos de 15 anos (apenas esses), os níveis de literacia ficaram próximos da média europeia. Que grande vitória da ex-ministra! Que grande regozijo do pobre professor da ESE!

    Vamos ver é se os próximos relatórios não dizem exactamente o contrário. É que se há coisa falível e que anda para cima e para baixo ao sabor dos números fornecidos e das albrabices pedagógicas dos (des)governos são os resultados do PISA.

    Em todos os outros parâmetros, Portugal continua muito, mas muito atrás da restante Europa. Mas claro, isso que interesse tem se de BE ao CDS todos se sentem felizes e com o coração a palpitar como o pobre professor da ESE?

    ResponderEliminar
  13. @anónimo - Agora o relatório já é credível?! VocÊ é consistente como a gelatina!
    VocÊs anónimos são realmente todos iguais...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo15:25

    Ainda não percebeu o que eu disse? Caramba, está difícil, mesmo sendo professor de ESE com todas as letras pedia-se um pouco mais de inteligência e neurónios.

    Passo a fazer o desenho:

    1. O relatório é credível, segundo os dados que foram fornecidos à OCDE.

    2. Há muitas maneiras de manipular os números que são dados à OCDE, nomeadamente com práticas pedagógicas facilitistas e trabalhadas exclusivamente no sentido de dar boas estatísticas. Se foi isso que aconteceu ou não, está por apurar nos próximos relatórios.

    3. Os números do PISA são indicadores que partem de um universo muito restrito (alunos de 15 anos).

    4. Só em literacia é que Portugal se aproximou das médias europeias, no resto está muito mas muito longe.

    5. Não há razões substantivas para tanta alegria.

    6. Os resultados do PISA não estão relacionados com as "reformas" da ex-ministra. Estas só poderão ser verdadeiramente avaliadas daqui a uns anos.

    Percebeu agora? Ou preciso fazer mais um desenho? Aprenda a ler por favor.

    Quanto ao resto, pode ter os orgasmos intelectuais que quiser com a Miluzinha que ninguém lhe leva a mal. Afinal, sempre é mais saudável delirar com relatórios do PISA do que com substâncias menos lícitas. Até o estou aqui a imaginar de perninhas a tremelicar e o lábio inferior a latejar com tanta admiração pela ex-ministra.

    Ah, e a propósito da minha contribuição para o País, de certeza que contribuí muito mais para estes números do PISA que o pobre professor da ESE.

    ResponderEliminar
  15. Eu não sou da área Ensino, mas custou-me ler esta vossa discussão, porque me parece que duas pessoas válidas se digladiam como adeptos de Futebol.
    1º todos sabemos que apesar de todos os erros cometidos o país movimentou-se e que as facilidades económicas dos últimos anos só por si haviam de ter reflexos. Comeu-se melhor, houve tempo para ver TV, ouvir pares e até ouvir alguns professores. Mal era que de tudo isso não houvesse um reflexo na sociedade principalmente na área da literacia.
    Mas a opinião geral que eu de algum modo corroboro, é que era possível e desejável que o modelo de ensino adoptado permitisse ir muito mais longe, e nisso, ambos têm razão. A ministra esforçou-se com inabilidade, e o sr. Nogueira esforçou-se em habilidades.

    ResponderEliminar
  16. @capitão - Nada disso! Não se trata de duas pessoas a digladiar-se! Trata-se de um tipo a falar sozinho na esperança erótica de ofender o outro!

    ResponderEliminar
  17. Paulo Veiga17:13

    Sobre o dito cujo relatório:

    http://www.aventar.eu/2010/12/11/agora-como-nao-chumbam-estao-no-10%C2%BA-ano-e-fazem-testes-pisa-com-muito-melhores-resultados/

    http://blasfemias.net/2010/12/11/o-estudo-da-ocde-e-o-futuro-das-nossas-melhores-escolas/

    http://terrasdelisboa.blogspot.com/2010/12/dos-testes-pisa.html

    http://venerandomatos.blogspot.com/2010/12/pisa-com-p-de-propaganda.html

    http://educar.wordpress.com/2010/12/11/confidencialidade/

    http://educar.wordpress.com/2010/12/11/pisa-2009-literatura-muito-melhor-que-net/

    É mais do que suficiente para se perceber o embuste.

    ResponderEliminar
  18. PAulo, então e pegando nas palavras de Louça e da Fenprof de que o mérito destes resultados eram dos professores, sendo o estudo um embuste, devo depreender que a culpa é dos professores?!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo17:27

    Caro Paulo,

    não se esforce. O homem está lá na dele e não vale a pena. Se eu tenho esperanças eróticas com ele, ele tem fantasmas mal resolvidos com a Fenprof e o Mário Nogueira (cruzes credo!)

    Coitado, aquilo passa-lhe com a idade e se alguma vez conseguir vislumbrar o que é de facto o Ensino que promove o saber, como coisa diferente de habilidades de circo.

    Esteja descansado que ele não vai ler esses posts que indica. Arruma-os todos na prateleira da Fenprof / Louçã, mesmo que alguns dos blogs que indica sejam de direita. Assim se vê a seriedade intelectual do pobre professor da ESE.

    Ah, já agora, não sou comuna, muito menos do BE e abomino a Fenprof e ainda mais o sr. oportunista Nogueira. Digo isto só para não me meter já num dos compartimentos da sua estreita compreensão.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo17:58

    Gosto de vir a este blog, acho que o H tem sentido de humor e espírito crítico aliado a uma dose de inteligência qb, uma certa independência dos poderes instituídos, mas desiludiu-me e de que maneira ao elogiar e agradecer a uma pessoa que conseguiu unir uma classe contra as suas políticas de facilitismo e de virar o ensino para as estatísticas. E já agora, os relatórios e os números também se manipulam e até compram, como deve saber!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  21. @primeiro anónimo - Você não gosta da ex-Ministra. Eu gosto. São coisas da vida! Discordar, ter opiniões diferentes, debater é importante e é saudável!
    Mas.. o "senhor" prefere o insulto à discussão saudável de ideias! Se lhe causa tanta inveja o facto de eu dar aulas no IPB, faça como eu: trabalhe para atingir os seus objectivos!

    ResponderEliminar
  22. @segundo anónimo - Não vou repetir o que disse várias vezes sobre este Ministra! Está escrito no blogue! E o que uniu a classe contra ela não foi o alegado facilitismo do qual sou sempre crítico: o que uniu contra a Ministra foi as aulas de substituição e depois a avaliação dos docentes e das escolas, são medidas que sempre defendi!
    E nunca tive medo de defender contra a maioria, porque a razão não se mede em estatísticas!

    ResponderEliminar
  23. Anónimo18:53

    Engana-se meu caro, não o invejo nadica. Até já fui convidado várias vezes. Mas é exactamente por não me dar bem em antros de ignorância e estupidez, além de não querer ter que lidar com gentinha das pseudo-ciências da educação que sempre recusei.

    Para além disso, além de aulas no Secundário, também as dou, em regime de acumulação, numa Universidade. Mas daquelas a sério, não ESEs e Politécnicos.

    Até tinha era vergonha de ter no meu currículo o ter dado aulas numa ESE ou Politécnico. Deus me livre! Antes ser professor primário ou educador de infância, coisa muito mais digna.

    Quando ao gostar da ministra (com minúscula, pois então...) tem toda a razão, gostos não se discutem. Neste caso será mais desgostos, mas enfim...

    ResponderEliminar
  24. @anónimo - Com um CV assim tão bom e com vergonha de assinar? Ou... será algum receio da confrontação...

    ResponderEliminar
  25. @anónimo - Faz-me lembrar aqueles homens dos chats: eram todos lindos, altos, olhos verdes, grandes empregos e ricos...

    ResponderEliminar
  26. Anónimo19:01

    É isso mesmo. É que me disseram que vc e um homem alto e espadaúdo e eu tenho medo que me dê uma tareia. Por isso, sei lá, olhe, fico anónimo.

    Já agora, o que uniu a classe foi uma avaliação injusta e absurda, uma divisão da carreira em titulares e não-titulares com objectivos meramente economicistas e sobretudo a forma como tudo isto foi feito, afrontando a dignidade da profissão. Nunca vi nenhum professor que fosse contra uma avaliação justa e que se baseasse na verdadeira prática docente e não no número de anos em cargos administrativos e outras enormidades do género.

    Mas explicar-lhe o que era a avaliação da dona Milú levava muito tempo e nem vc quer perceber nem eu estou para me dar ao trabalho. Mais uma vez, lá está vc a falar sem saber, sem ler os documentos, sem perceber o que estava em causa.

    ResponderEliminar
  27. @anónimo - As tareias e as ofensas... são para quem não tem capacidade de argumentar!
    Sobre a avaliação.. a que existe é que é boa: auto-avaliação onde todos são soberbos, onde todos chegam ao topo de carreira, sem divisão de carreiras! Aliás... quem depois no superior tem de trabalhar com os alunos, percebe como eles tiveram uma soberba educação!
    Mas... o que sei eu disso!! Sou apenas um professor de uma ESE, ainda por cima de um Politécnico!

    ResponderEliminar
  28. Anónimo19:16

    Mau, então os alunos afinal não prestam? E o relatório PISA que diz que eles são bons? Ah, já sei, a partir de agora é que vão ser excelentes.

    Pois é, sabe o que é que eu fiz na avaliação da sua querida ministra? Escrevi quatro frases num portal online e recebi um "Bom" que me permite prosseguir na carreira. Se tivesse tido cargos na Escola ao longo destes anos, poderia ter tido um Muito Bom ou Excelente, se as quotas o permitissem, claro, que isto de haver muitos bons professores numa escola não se pode admitir. Ena que grande avaliação!

    Está a ver como um professor do Politécnico quando se quer meter nas coisas do Secundário não sabe mesmo aquilo que diz?

    Mas diga-me lá, leu por acaso os documentos da avaliação da sua querida ministra? É que se não leu, mais uma vez fala de cor.

    ResponderEliminar
  29. @anónimo - Falei vinte vezes sobre educação no tempo da Ex-Ministra, debati com sindicatos duas vezes, professores e assinei tudo o que disse!
    Nunca debati o modelo em concreto que me pareceu infeliz e muito burocrático!
    Sobre as quotas.. há em todas as profissões!
    Mas.. perdi! Você ganhou! Parabéns! E temos uma nova Ministra maravilha! O tempo dirá o que vamos ganhar com isso!
    Agora.. vamos é ver se o Benfica ganha!

    ResponderEliminar
  30. Anónimo19:25

    Ora nem mais. Até que enfim que nos entendemos. E logo em duas coisas: na opinião sobre a nova ministra e no futebol.

    VIVA O BENFICA!!!

    ResponderEliminar
  31. Meu caro anónimo, volte sempre! Acho desnecessário a história do Professor da ESE, mas gosto de pessoas inteligentes, mesmo que teimosas!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  32. Anónimo19:51

    Pois, tem razão. Desculpe lá os meus excessos. Mas quando ouço falar da Milú, puxo logo do meu revólver verbal.

    ResponderEliminar
  33. Ah! A Milú! Arrefinfei-lhe um beijo nas ventas quando me deu o diploma das novas oportunidades! E o pior é que nem o diploma nem a ex-ministra valem nada!

    ResponderEliminar
  34. Anónimo20:13

    A ex-ministra da educação foi, na minha perspectiva, a pior ministra desde o 25 de Abril, este país tem cada vez mais doutores e engenheiros que, infelizmente, muitas vezes escrevem mal, não sabem interpretar um texto, não sabem calcular uma raiz quadada ou efectuar uma simples divisão, mas para as estatísticas estamos a ganhar competências e a gerar pessoas mais qualificadas. A culpa não é exclusivamente dela, é um problema que já vem de trás, mas a sua postura arrogante do posso, quero e mando, eu sou a deusa iluminada e vós sois todos uns ignorantes, é algo que não tem explicação.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo e "H"
    Se o sr anónimo sabe do que fala porque tem filhos, eu também. Sei que os alunos deste país são em média preguiçosos, sei que o país não está preparado para tantos licenciados, que os putos e os pais são mal educados,mal formados. Os pais da minha geração, eu incluído somos uma desgraça e como o meu filho mais velho com 23 anos diz, uma geração perdida. Eu acrescento que tem toda a razão,somos uma geração rasca, com políticos rascas, com pais rascas, com empresários rascas, uma geração pós 25 de Abril rasca. Os professores não saem incólumes disto. São na maioria rascas. Salvo raras excepções, e aí incluo o "H" porque fui seu aluno, são umas grandes bestas. O meu filho mais velho a quem eu pedia para respeitar os mais velhos e os professores ouvia constantemente no liceu de Beja chamar "vaca Milú à Sra Ministra em frente dos alunos. Isto demonstra o nível da maior parte dos professores. Enquanto eu educava eles deseducavam, uma vergonha. Sem falar daquele Sr da Fentrof que se intitula professor. Onde e quando foi ele professor?

    ResponderEliminar
  36. Kruzes Kanhoto
    E mais uma incompetente e preguiçosa que só conseguiu ter um diploma porque lho deram. Não teve que estudar. Sei do que falo, ajudei muita gente que não sabe uma letra do tamanho de uma casa a tirar as novas oportunidades e agora dizem que têm o 12º ano, mas não sabem nada de nada.

    ResponderEliminar
  37. O Anónimo(o do debate pobre e de revolver verbal sempre à mão) não pode ser uma pessoa inteligente H! Não tão pouco educando. Apesar de já ter passado pelo ensino secundário à relativamente pouco tempo, acho que a pessoa anónima professor do secundário e superior ao mesmo tempo, percebe menos do que eu de politica educacional e relatórios de instituições certificadas! Eu acho inclusive que uns dos trabalhos mais aplaudidos da antiga ministra de educação fora a incisão em concreto dos verdadeiros objectivos de um professor: ensinar apenas! E não, como parece fazer vida esse tal anónimo, na busca de uma vida confortável tendo por meio o esgotamento do seu tempo profissional num objectivo mais do que satisfatório: o do seu próprio beneficio! Acho que todos demos conta num relatório de uma instituição certificada de que os professores do secundário são os que mais ganham! E penso que não será muito mais conclusivo aperceber-se da seu eficácia(eu próprio a reconheci no meu tempo!). O que sobrará na vida deste anónimo, senão defender o camaleónico conceito de ensinar? Eu digo-vos meus amigos, para depois, meus amigos, intervir na sociedade(em exclusivo neste blog) esquecendo-se educadamente da defesa da sua mais moral missão.

    ResponderEliminar
  38. Anónimo23:39

    Laurentino, primeiro aprenda a escrever, depois venha dar opiniões sobre a minha pessoa.

    "Não tão pouco educando." - realmente não sou educando, quando muito educador.

    "Apesar de já ter passado pelo ensino secundário à relativamente pouco tempo..." - "à relativamente" ou "há relativamente". Será mesmo pouco tempo que quer dizer? Então para quê o "já"?

    "uns dos trabalhos mais aplaudidos da antiga ministra de educação fora a incisão em concreto" - "uns" ou "um" ? incisão?

    "E não, como parece fazer vida esse tal anónimo, na busca de uma vida confortável tendo por meio o esgotamento do seu tempo profissional num objectivo mais do que satisfatório: o do seu próprio beneficio!" - bem, no meio deste atabalhoamento todo acho que o que quer dizer é que eu só estou preocupado com o meu próprio benefício. Se assim fosse, ficava em casa a escrever livros e a trabalhar para empresas e não me maçava em aturar turmas de alunos mal educados.

    "Acho que todos demos conta num relatório de uma instituição certificada de que os professores do secundário são os que mais ganham!" - a sério? por acaso na Universidade ganho muito mais e trabalho muito menos horas.

    "aperceber-se da seu eficácia" - pelo português, deve ter frequentado as Novas Oportunidades certamente.

    O que sobrará na vida deste anónimo, senão defender o camaleónico conceito de ensinar? ainda não percebi muito bem que conceito é esse, não se importa de explicar?

    "Eu digo-vos meus amigos, para depois, meus amigos, intervir na sociedade" - amigos, amigos, intervenções à parte.

    "da defesa da sua mais moral missão." - amen!

    ResponderEliminar
  39. As pessoas estudam, meus amigos, é isso que me fascina. Querem aprender, generosamente e esforçam-se por transmitir o que aprendem e, que é o que mais me comove, não abdicam de tentar fazer-se entender. Sendo esta caixa de comentários um antro do saber! Não posso garantir na minha intervenção a minha clareza, mas como portador de serviço de educar toda esta sociedade toda corrupta, penso que você chegou à(ou há? não percebo mesmo nada disto!) minha ideia. Obviamente que não sabe que conceito é ao certo "ensinar"(apenas sabe o de "corrigir"). Apenas gostava de ter alguma confrontação argumentativa relativamente às minhas ideias e não à(ou há) minha ortografia(é um acordo ortográfico entre a lusofonia e eu). Mas eu não lhe vou tirar o mérito! Alguma coisa que conte. Mais sendo evidente a sua felicidade ao dizer que o ensino é uma "maçava" e que passa o tempo "em aturar turmas de alunos mal educados". Por isso mesmo é que escolheu dar aulas em dois ensinos e sobrecarregar o horário! Mas eu não sou professor, muito menos no desemprego, para lhe chamar à atenção. Olhe professor, corrija-me se estiver errado.

    ResponderEliminar
  40. Anónimo13:47

    Lamento, mas não consigo perceber o que vc diz. Se fosse professor de Português dava-lhe umas explicações. Assim sendo, passe bem.

    ResponderEliminar
  41. HA HA HA...que professor hilariante! Se tiver uma cerveja paga no La Taska, explico-lhe devagarinho e ainda com mais cuidado. Obrigado.

    ResponderEliminar
  42. Anónimo23:38

    "Por inúmeras vezes defendi a antiga Ministra, de quem sempre disse que a foi a melhor Ministra da Educação do Portugal democrático! Afirmei mesmo em 2007 que ainda teria direito a uma estátua!"

    Hugo, tem dó!!!!
    Por este comentário que fazes, mais do que a ministra, és tu que precisas de uma estátua ... mas da ignorância ...

    ResponderEliminar
  43. claro anónimo - quem pensa diferente é ignorante! Já pensou em construir para si uma estátua para a tolerância?!

    ResponderEliminar
  44. Anónimo13:43

    Foi a pior ministra da educação pós 25 de Abril.

    ResponderEliminar
  45. @anónimo - e quem foi o melhor?!

    ResponderEliminar
  46. Anónimo16:47

    Têm sido todos maus na generalidade pois a qualidade do ensino, o respeito na sala de aula, etc., têm vindo a piorar desde o 25 de Abril. Mas esta ministra conseguiu ser a pior de todas. E já agora, a estátua em pedra servia para lhe atarem um acorda e mndarem-na para um sítio com águas profundas. Esta mulher tirou-me completamente do sério.

    ResponderEliminar
  47. Anónimo16:01

    UHHHHH...tive tanto medo que até me borrei todo!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!