quinta-feira, dezembro 30, 2010

A merda dos blogues...

Eu gosto de blogues! Acho-os um excepcional meio de comunicação! Desde puto que escrevo, em pequenos cadernos, alguns que guardei, muitos que joguei fora: preciso de palavras! É com elas que me perco, são nelas que me encontro é com elas que converso! 
Como sou o primeiro a reconhecer que os blogues, especialmente em cidades mais pequenas, podem ser armas políticas: parece-me axiomático que a mudança em Beja também passou pela blogosfera! (aliás, não é coincidência, que logo após as eleições o PCP tenha promovido a criação de vários blogues!).
Muito por influência do João Espinho - e não reconhecer isto, era burrice! - a blogosfera bejense é desde há anos profundamente activa, colmatando a ausência de tertúlias e de espaços de reflexão, sendo, por estes dias, em Beja existem mais de uma centena de blogues activas, um número deliciosamente pornográfico!
Mas quantidade não é qualidade: e a blogosfera bejense está uma merda! Algo absolutamente intragável! E falo de todos, obviamente incluindo o meu! 
Não apenas andamos todos com imaginação - no meu caso, a este acresce uma profunda falta de paciência -, os textos andam fraquitos como, e isto é o mais importante, as caixas de comentários metem nojo! Aliás... se formos todos honestos, percebemos que há uns meses (ou um ano e pouco!!) que se tornou impossível um debate de ideias inteligente nos comentários, porque aparece sempre um parvo a insultar alguém! Quando os insultos não aparecem nos próprios textos... (aliás.. os comentadores mais interessantes, estão a fugir dos blogues, sem paciência para a ordinarice e baixa política!)
A responsabilidade é nossa e é de todos! Sendo maior daqueles que, como eu, há mais anos têm blogues, têm mais leitores e como tal mais responsabilidades! No meu caso, vou assumi-las: mesmo sem moderação, vou moderar os comentários, regressando ao velho hábito de não responder a provocações! E fico a repto para que os outros se esforcem igualmente no mesmo sentido!

7 comentários:

  1. Qualidade da Democracia ...14:46

    Uma sensata decisão de optar pela qualidade e em vez da quantidade.

    A opção de ter opinião, ser e pensar diferente implica o respeito democrático nos comentários e nas palavras escritas, sem insultos ou qualquer outro tipo de insinuações maldosas e malcriadas.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:07

    Outro texto excepcional! Mas temo que os seus colegas bloggers não tenham capacidade para o ouvir!

    ResponderEliminar
  3. Dica15:10

    " O S B L O G U E S ... "

    A sua função cívica formativa e informativa na blosfera !!!

    Nesta época ainda natalícia é bom parar por uns momentos e pensar duas vezes, não valendo a pena perder tempo com a especulação, antes de escrever e comentar, pelo que ainda não se conhece e ainda se pode conhecer e supostamente dificilmente se pode antever neste grande palco da vida, em que todos nós somos os actores .

    Bom início de ano 2011, sem excepções a todos ...

    ResponderEliminar
  4. Concordo praticamente com tudo e também reconheço a mea culpa da falta de ideias. Acrescem situações conjunturais, próprias da vivência de cada um para que não se blogue mais. Verdede é que o mete nojo de alguns post e/ou comentários que por aí se fazem tiram, bastas vezes, a pica toda.

    Feliz 2011 a todos.

    ResponderEliminar
  5. Eu não comento os textos de teor politico simplesmente porque não gosto de politica e acho que não tenho conhecimentos suficientes para comentar, mas de resto gosto muito do teu blog!, e confesso que gostava de saber escrever mais e melhor. Ainda tenho muito a aprender.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo22:44

    Por vezes dá pena ver alguém com a sua inteligência a perder tempo com idiotas!

    ResponderEliminar
  7. Pedrada no Charco ...23:01

    Certos anónimos ( como este último ) conseguem ser os ingredientes como o ' sal e a pimenta ' em excesso, neste tipo de ' refeições ' das redes sociais e que originam intoxicações em algumas ( poucas ) mentes sem conteúdos.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!