sexta-feira, abril 15, 2011

Beja é um dos 5 melhores novos destinos do Mundo!

Diz o Times. Um dos melhores órgãos de comunicação do mundo! (ou era, até há semana passada!). Um claro e inequívoco exagero, sejamos honestos! Provavelmente motivado pelo desejo de ser gentil à empresa que vai voar para Beja! (viram a subtileza com que disse que o jornalista recebeu uns trocos?!)! Ou por uma daquelas felizes coincidências da vida de um jornalista querer ser exótico e Beja ter saído na rifa!
Mas a verdade é que a notícia é excepcional para Beja. Porque uma notícia destas - bem aproveitada - pode fazer mal que mil parvoicezinhas na divulgação da nossa região! Porque uma noticia destas deve encher-nos  todos de profundo orgulho! Porque uma noticia destas devia ser aproveitada, divulgada, esfregada na cara de todos aqueles que há anos e anos gozam com os alentejanos! Alguém duvida que se o Times falasse no Douro, Figueira da Foz, Açores, ou outra qualquer região do País, era destaque nos jornais e televisões?!
Mesmo em Beja a notícia é escondida! O importante era criticar a parolice dos autocarros - mesmo por parolos que %/%/$%/ =)&)& ()&)&)!!!!  - como se viesse algum mal ao mundo por alguns bejenses quererem estar presente num momento que, sendo meramente simbólico, para alguns é especial?!

Obviamente que o Times não disse o que disse por mérito do Pulido! Porque um ano e meio de Câmara não dá tempo para ficar na história da cidade, para deixar a sua impressão digital! Para o bem e para o mal! Da mesma forma que só os tontos culpam o Pulido pelo declínio do comércio tradicional, só os loucos podem elogia-lo por o Times se lembrar de Beja: o mérito é de quem geriu o Alentejo ao longo das ultimas décadas, das nossas gentes, dos nossos empresários, da região enquanto tal!
Ainda falta muita coisa? Claro que sim! Porque um projeto como um Aeroporto demora mais de uma década a implementar-se! Porque precisamos de uma década para preparar a cidade e a região para o turismo! Porque precisamos de atrair empresas de aeronáutica porque se o Aeroporto de Beja vivesse apenas de passageiros morria à mingua!
Mas mais importante do que tudo é mudar mentalidades! Porque da mesma forma que o Alqueva está a servir para beneficiar empresários espanhóis que tiveram a audácia de investir, se Beja continuar mais interessada em destruir o Aeroporto do quem em construí-lo, se continuarmos com este masoquismo estúpido de auto-flagelação, de nada vale o investimento! E vamos acabar por dar razão àqueles que sempre boicotaram este investimento que, recorde-se, no seu total, equivale a menos de 5 km de auto-estrada! 

PS - A TVI veio a Beja gozar connosco e fazer uma reportagem nojenta! E alguns aplaudem!!!

21 comentários:

  1. Reinaldo Louro08:57

    O jornalista Amilcar Matos e a TVI têm um pó a Beja e à região do Baixo Alentejo, que se vê nesta reportagem e na maior parte de todas as outras anteriores, a quem serve e porque é que as forças vivas da cidade não reagem ?

    Para quem tem acesso ao facebook vá ao do citado e veja como ele à cerca de 2 dias fez uma montagem maquiavélica e enganosa, ao reproduzir uma foto com um muar e uma carroça tirada no estacionamento da PSP junto ao LIDL e a colocou como se fosse no parque da PSP no aeroporto para a e o denegrir, quando os espaços são diferentes, os factos aconteceram à cerca de 2 meses e distam 10 Kms.

    É esta a isenção e o método de informar e formar a opinião pública, para além de fazer um directo horas depois com as instalações vazias e passar uma mensagem deplorável de um investimento estratégico e vital de 32,6 Milhões de Euros, para Beja e o Alentejo ?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:04

    A RTP essa sim fez um trabalho de louvar! A TVI e o Amílcar Matos, eborense de gema, metem-me nojo!

    ResponderEliminar
  3. Beja precisa é que os comerciantes se organizem todos, sobretudo os do centro histórico, e fechem ainda mais as lojas e as esplanadas. Deveria estar tudo rigorosamente fechado, inclusivé ao sábado de manhã.

    ResponderEliminar
  4. Luís Figueira12:19

    É claro que a notícia está um pouco exagerada mas não tenho dúvidas nenhumas em como poderia ser um destino de eleição. Sei do que falo pois tenho desenvolvido algum trabalho desde há cerca de 3 anos na divulgação da região e de projectos onde tenho investido alguma dinheiro nas àreas da caça, da pesca e de eventos onde há sempre como complemento a natureza. Sei o que aqueles que nos visitam sentem e pensam quando daqui partem. Todos querem regressar, todos querem repetir, confiam em nós como pessoas de bem e de trabalho. Disfrutam ao máximo aquilo que temos para lhes oferecer e que por vezes não lhes damos a importância merecida, talvez por "encalharmos" com elas diáriamente.
    Temos gente capaz para tornar Beja como um destino turístico de eleição, com tudo aquilo que de bom há para oferecer a quem nos visita. Para tal há que unir esforços todos no mesmo sentido.
    Em tempos (2 anos) realizei uma feira na nossa cidade. Como 1ª feira foi das maiores realizadas em Beja (90 expositores) e a 1ª ligada à temática que a envolvia (Caça, Pesca e Natureza). Estou certo que teria um longo caminho a percorrer alterando algumas coisas que por ser a primeira terão corrido menos bem. Umas pela nossa falta de experiência outras por rasteiras provocadas por aqueles que nos enganáram e nos aldrabaram. Uns ligados ao sector, outros nossos parceiros...e por incrível que pareça todos de Beja. Foi também de alguns de cá que senti o maior desprezo,... a inveja é terrível meus amigos...
    Como tal, há que sê-lo e não parecer sê-lo...e neste caso como na vida houve alguns que o quiseram parecer, mas não o foram...e assim não se chega lá...

    Abraço
    Luís Figueira

    ResponderEliminar
  5. Luís Figueira12:28

    Quanto ò Amilcar e a TVI o melhor que lhes poderemos dar é o desprezo e esperarmos se irão fazer o mesmo na Ovibeja...terão de esperar 5 dias até que ela acabe...ehehehe.

    ResponderEliminar
  6. "o mérito é de quem geriu o Alentejo ao longo das ultimas décadas, das nossas gentes, dos nossos empresários, da região enquanto tal"

    Gosto desta honestidade. E afinal, parece que os 30 anos de gestão CDU não deixaram isto no tal estado assim tão mau...

    ResponderEliminar
  7. @MAR - Nunca escondi que cheguei a votar Carreira Marques! Sempre fui claro: se o PCP ganhou tantas vezes foi porque mereceu ganhar!
    E nas ultimas perdeu, porque mereceu perder! Porque foi o pior mandato de sempre, ainda pior que a ultima metade do ultimo mandato do CM!
    Não me confunda com idiotas...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo12:49

    Gosto da forma como refere Beja, como se fosse a cidade o destino referido no Times, será que leu bem o artigo?

    ResponderEliminar
  9. Uma cidade fantasma ou deserta pode ter o seu charme. Por isso, temos que apostar nesse segmento de turismo que está muito em voga em algumas partes do mundo: visitar locais onde não se vê vivalma. Beja tem muito potencial...

    ResponderEliminar
  10. Luís Figueira14:19

    Aqueles que acreditam em Beja, deverão cá permanecer, os outros podem partir enquanto é tempo, de automóvel, de camioneta (a câmara faria bem em disponibilizar o autocarro), de barco (mesmo em cima de um atrelado), de comboio (por enquanto), a pé...e qualquer dia de avião ... BEJA AGRADECE.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo14:25

    Vitor - tanta dor de cotovelo....

    ResponderEliminar
  12. Anónimo17:46

    Vitor, cidade fantasma é o nome dado a uma cidade abandonada. Naturalmente, o Vitor deve estar confuso e das duas uma: Ou porque é pouco conhecedor da realidade local ou porque simplesmente é uma pessoa provocadora, que gosta de ser desagradavel.
    Sendo beja uma capital de distrito com 36 000 habitantes, deserto não será a palavra apropriada para a caracterizar.
    Tem uma vasta história cultural; entendo que nem todos a podem conhecer (nem todos temos de ser cultos)mas ser inculto é algo que poderá ser resolvido, ser uma pessoa deselegante, já não é ultrapassado com a mesma ligeireza.E você é deselegante.A.

    ResponderEliminar
  13. 1 - Quem é o Vitor?
    a) é o Amilcar.
    b) é a esposa do Amilcar.
    c) é primo do Amilcar.

    2 - Onde vive o Vitor?
    a) Évora.
    b) na mesma cidade que o Amilcar.
    c) na mesma rua que o Amilcar.

    2 - Qual o canal preferido do Vitor?
    a) o que o Sócrates tentou comprar.
    b) aquele de onde foi despedida uma jornalista por não gostar do Sócrates.
    c) a TVI.
    d) o mesmo do Amilcar.

    ResponderEliminar
  14. Mais valia q a tvi tivesse mostrado apenas isto em relação ao aeroporto em vez daquele trabalho jornalisto nojento:
    http://www.youtube.com/watch?v=RMDcpeQa3rY

    ResponderEliminar
  15. tenho medo de dizer quem sou21:33

    A azia continua!... Assim não vamos longe! Nem perto! Bom fds

    ResponderEliminar
  16. Anónimo23:27

    Linnnnnndo!! de Beja para a Cidade da Praia !! Gosto!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo00:09

    Pois.. ainda bem que assim é.. Beja internacional..resta saber como é que foi parar ao Times ;-).. mas como dizia a outra... isso agora tam,bém não interessa nada certo?!

    ResponderEliminar
  18. É sem dúvida uma bela notícia. Deixem-se de rivalidades políticas e geográficas. O Aeroporto pode abrir portas ao turismo para todo o território alentejano.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo11:03

    certo.;)

    ResponderEliminar
  20. Anónimo09:23

    A malta de Évora há-de andar sempre com "Dor de corno" em relação a Beja, nada há a fazer... Falerm com a malta da RTP em Évora, que eles contam-vos uma bela história! São de Lisboa, nem de Évora são e sabem o que eles me dizem? Preferem Beja a Évora, "cidade mais urbana, mais moderna, mas afável" ! Podem perguntar!
    Bastou ver a reportagem da RTP sobre o aeroporto e a da TVI e tirem conclusões!

    ResponderEliminar
  21. Anónimo09:29

    No dia em que Évora tiver órgãos de comunicação social regionais com a qualidade dos que existem em Beja e no distrito, os porcos deverão fumar cachimbo ao volante de um mercedes topo de gama!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!