quinta-feira, abril 07, 2011

Então vamos lá falar sobre isso...


No dia 24 de Março, no dia seguinte a Sócrates se ter empurrado do cavalo, escrevi “Hoje andei por aí, fui ao café, ouvi pessoas, folheei os blogues e fiquei com a mesma sensação que no dia a seguir à aprovação da lei do aborto: tanta gente feliz com algo que objectivamente é muito mau!
Porque tudo o que já aconteceu nestas semanas e tudo o que vai acontecer agora estava escrito nas estrelas e só os tontos e os demagogos não leram ou fingiram não ler! Mas infelizmente quem nos desgoverna colocou os interesses dos partidos antes do interesse do Pais! Todos, sem excepção! Procurar inocentes no Parlamento é como procurar virgens num bordel! Era óbvio que o tempo de Sócrates tinha terminado, que era mais problema do que solução, mas em plena guerra não se despedem os generais e esperam-se meses até que cheguem novos!
Era crucial um governo de salvação nacional que tivesse a audácia de dizer a verdade! Uma verdade dura, feia, bruta, mas infelizmente terrivelmente verdadeira: Portugal está falido e os únicos culpados somos todos nós porque, quase sem excepção, somos um bando de pindéricos armados em ricos, deslumbrados com casas próprias, carros, plasmas, telemóveis topo de gama, playstations, viagens e tanta coisa frívola mais!
Bem sei que é simples culpar este e os outros PM, dizer mal dos nossos credores, vociferar contra essa coisa agora terrível dos mercados, mas, a verdade é que gastar dinheiro que não temos faz parte do ADN da portugalidade! Desde esse flagelo nacional que foram os descobrimentos que nos viciámos a viver sem trabalhar: primeiro vivemos dos impostos do comércio alheio, depois explorámos o Brasil, fomos extorquir a África colonial, depois abusámos das poupanças dos emigrantes e, por fim, vivemos vinte e tal anos a desgovernar os milhões que a Europa nos ofereceu!
Mas esta é a verdade inconveniente que ninguém gosta de ouvir! Porque o Tuga achasse absolutamente extraordinário e uma vítima dessa entidade estranha que chama “Os Outros”! Mas … que dizer de um povo que há mais de cinco séculos suspira pelo regresso de D. Sebastião, o mais louco dos reis, que por uma obsessão absurda condenou à morte o melhor da portugalidade! Porque depois de Alcácer-Quibir… ficámos nós!

13 comentários:

  1. Esse flagelo que é querer ter o que não se pode ter e até o que não se precisa de ter, chegou a quem nos desgoverna... É a realidade que inevitavelmente nos está a acontecer. E mais do que criticar fica-nos bem reparar no que nos rodeia. Agora, é mesmo apertar o cinto (e encolher a barriga se fôr preciso). É que não há outro remédio. Estar atento e informado também é bom.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:27

    verdade verdadinha...

    ResponderEliminar
  3. maria00:46

    Todos uma porra! Deixemo-nos de demagogias populistas! O seu PS empurrou o país para o abismo em que se encontra!
    Claro que agora vc vai dizer que foi apoiante de PPC desde pequenino!

    ResponderEliminar
  4. Zéi08:22

    É claro que o sobre-consumo das familias portuguesas vai-se pagar caro, mas caramba, é uma gota de água a comparar com custos de PPP's, fundações, "tachos" de uma maneira geral( pode parecer que não, mas um "tacho" é das coisas mais perigosas, porque normalmente afasta-se uma pessoa competente para dar lugar a uma pessoa incompetente, com o cúmulo de normalmente ser para um lugar com algum poder de decisão e executório), assesorias jurídicas(aqui é complicado tocar, pois começam a ir aos bolsos de Júdices, Alves e companhia).
    Penso que para se endireitar isto só fazendo mesmo "reset" e começar de novo, não esqueçendo os erros do passado.

    ResponderEliminar
  5. ....."o seu PS"......só falta te chamarem super dragão!!!:)

    ResponderEliminar
  6. @maria - acho piada que todos os meses me mudam de partido!
    Como assino o que escrevo é fácil os leitores perceberem: porque quem lê este blogue sabe que nunca fui socialista - e que o assumi, quando era mais fácil nada dizer - e que tenho muitas reservas com PPC - preferia de longe Marcelo ou Marques Mendes! Aliás.. se as eleições fossem hoje não votava nem PS nem PSD, mas ainda aguardo pelas listas PSD, para saber de quem se vai reunir PPC!

    Sobre o resto... escrevi no texto: infelizmente a culpa é apenas dos outros!

    ResponderEliminar
  7. JC - é uma forma de algumas pessoas estarem na política! Inventonas para cima dos outros, por incapacidade para debater argumentos!

    ResponderEliminar
  8. Zei - Há anos que escrevo sobre isso! Há anos que no meu ensino critico o excesso de entidades que vivem da teta do Estado! Mas o drama é bem maior: o endividamento de todos e a incapacidade de criar riqueza são os dramas da pátria! E têm séculos!

    ResponderEliminar
  9. Ainda bem que se fez luz!!! Eu acho que este nobre povo que há cinco séculos suspira vai sair a ganhar do que está a acontecer, porque o que está escrito nas estrelas tem muita força, e tem mesmo que acontecer.

    É fundamental que saibamos viver com as condições que temos e que saibamos reinventar os nossos modos, estilos e modelos de vida pessoal,familiar, social...mais vale Viver de acordo com a realidade, ainda que, por motivos óbvios, tenha que ser temporariamente contida, do que uma falácia que só continuaria a descarrilar em desgraça.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14:36

    Excepcional reflexão, senhor H!

    ResponderEliminar
  11. Não tem que ver com isto, mas gostava de saber se alguém sabe sobre o que será o outdoor "Está quase?", agora "Já falta pouco". Sei que esta pergunta já foi feita aqui...mas, até eu já começo a ficar curiosa.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  12. (sei que me irão perdoar o descontexto)
    Tb não tem que ver com isto, mas....não podia deixar de dar os Parabéns aos benfiquistas(ainda bem que há imensos, imensos, no Alentejo!!!!) pelo resultado de ontem e, já agora, até agradecer por serem assim.

    Bem hajam e continuem a ser exatamente como são...é que esta É uma das razões mais fortes pelas quais dá imenso gozo ser Dragão aqui !!! :D

    ps: FCP 5-1

    ResponderEliminar
  13. Grande Falcão !!!!!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!