sexta-feira, janeiro 25, 2008

As obras da Estig...

Apesar de ser colaborador do CorreioAlentejo (ou opinador ocasional, para não defraudar um anónimo) não tenho a menor relação pessoal com o Director do jornal, António José Brito. Por estranho que possa parecer, a patética verdade é que falámos uma única vez, cerca de cinco minutos! Algumas vezes discordamos, mas hoje sublinho o seu Editorial!
"Depois de uma longa espera e muita abnegação, o Instituto Politécnico de Beja conseguiu iniciar as obras de construção da nova Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG). Na verdade, numa instituição que tem conseguido crescer e qualificar-se com grande desenvoltura, começava a ser incompreensível continuar a ter uma das suas unidades a funcionar em condições tão precárias.
O início das obras, a garantia do dinheiro para concluí-las e a certeza que a ESTIG estará no sítio certo até ao final deste ano, é um avanço relevante e o cumprimento de uma esperança. É também a materialização de uma promessa antiga, muito reivindicada por toda a gente. Por isso, é justo destacar o competente desempenho da direcção do IPB, sem protagonismos desnecessários ou discursos de ocasião. E é justo elogiar a paciência e abnegação de alunos e professores que, ao longo de 12 anos, suportaram e conviveram com dificuldades injustas face aos restantes colegas do Politécnico.
Neste momento, com o passo enorme de construção da ESTIG, a crescente adequação ao Processo de Bolonha, uma maior abertura para comunidade e uma aposta [que tem de ser ainda mais] séria na investigação, o IPB afirma-se cada vez mais como o quarto vértice de desenvolvimento, indissociável das outras pontas do triângulo baixo-alentejano – que contra os cépticos está a avançar cada vez mais!"
Adenda: Já agora, permitam-me um momento Bloco de Esquerda: dentro do esforço, incluam-se os docentes que há anos têm salários mais baixos que o que seria suposto, de forma a permitir financiar a obra! Como antes sublinhei!

6 comentários:

  1. Anónimo15:17

    o que e' um momento BE? e' tipo P da Costa: "contra tudo e contra todos?"

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:21

    "quarto vértice de desenvolvimento, indissociável das outras pontas do triângulo baixo-alentejano – que contra os cépticos está a avançar cada vez mais"

    Belo naco de prosa: triangulo a avancar cada vez mais....hum, cheira-me a...

    lembra um dos sketchs do Filme do Woody Allen "o ABC do Amor", viste?

    ResponderEliminar
  3. @anónimo 3.21
    - sou apaixonado pelos filmes do Woody Allen, mas não apanhei a analogia!
    Sobre o triângulo.. confesso que me enjoa o tema: o único triângulo que gosto.. é um desenho capilar...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16:22

    se eu soubesse que a estig seria construida, tinha chumbado mais uns anitos, para assim poder usufuir de uma salas de aula condignas, uns wc decentes, um bar confortavel, uma biblioteca á altura, uns computadores que não sao do tempo do ms-dos

    voz de beja

    ResponderEliminar
  5. Anónimo16:26

    h: no abc do amor há uma cena de uma mama gigante a perseguir o W. A., estava a comparar com um tal vértice/triangulo...peludo... GIGANTE aagghhhrrr!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11:26

    Como Aluno que sou da ESTIG e que fui do H, poderei dizer o seguinte:
    -A ESTIG merece;
    -Os alunos merecem;
    -Mas principalmete, merecem, os professores destá escola que como o H fazem dela aquilo que ela é, simplesmente a escola que melhores pessoas forma.

    PS: Não concordo com construção, se fosse eu a decidir teria tomado outra opção muito mais barata.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!