domingo, janeiro 27, 2008

Cigarros, Bares e outras coisas...

Não é confidencial o facto de ser crítico da lei do tabaco! Não por ser fumador, vício ignóbil que estupidamente cultivo, nem por discordar do principio que o não fumador não deve ser abusivamente confrontado com o fumo alheio! Apenas, reprovo uma lei de plena de incorrecções técnicas, imbuída de espírito punitivo, cheia de conceitos indeterminados e cuja aplicação foi atribuída a fundamentalistas tecnocratas!
Reitero o que já antes escrevi: era possível uma outra lei para proteger os não fumadores, que conseguisse conciliar os direitos destes, com os dos fumadores, bem como os direitos dos empresários!
Mas o que me preocupa hoje é a proibição de fumar em bares e discotecas! Não faço apelo ao argumento fácil de que boa parte dos que frequentam os espaços fumam ou não se incomodam como o fumo alheio! A questão para mim é outra: um problema ambiental!
Uma das principais razões pelos quais se fumam nestes espaços, relaciona-se com a necessidade de inundar o ambiente com o cheiro a nicotina, de forma a abafar outros odores, mormente os corporais! E agora?
Sem hipocrisias meus bons leitores e leitoras (sim, elas também), que atire a primeira pedra quem nunca deixou sair um peido em pleno bar! Sejamos honestos: há prazer maior que passar junto a um casalinho, soltar um peido cobarde e escondermo-nos num canto afastado e assistir aos seus olhares constrangidos? Mas, agora, com todo o ar puro que se respira, será seguro continuarmos esta saudável tradição de soltar gases em locais públicos? Esta lei, faz lembrar uma outra lei fascista que impôs o cloro nas piscinas, como forma de detectar as discretas mijadelas!
Pessoalmente, desde 1 de Janeiro que não frequento bares: é que aguentar umas horas a beber copos sem fumar tudo bem, mas recuso-me a ir a estar uma noite num sitio sem poder dar um peidinho!

(PS- a razão da escolha da foto, parece-me óbvia: a retratada, tem um belo par de pulmões!)

8 comentários:

  1. Anónimo01:21

    Excepcional! A tua forma de escrever, quer a brincar, quer a sério, impressiona!
    De morrer a rir este texto!

    ResponderEliminar
  2. Pois, a foto, o quê é que ela tem a ver com o texto? Pulmões? Está bem, está...

    ResponderEliminar
  3. sinceramente, acho que devias tb pensar no teu belo par de pulmões!
    embora diferentes...

    ResponderEliminar
  4. Até parece que não és de Beja!!! Não há um único bar nesta terrinha onde não se fume!!!

    ResponderEliminar
  5. Oh pa eu nunca mendei um peido num bar!!! A sério! Só se já estava tão bebada que nem me lembro!!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo22:35

    temos que ir fumando! ade ser quém!

    ResponderEliminar
  7. @x - apenas repeti o que li: que agora se respira mto melhor nos bares!!! Aliás, desconfio, que pessoas que não saiam à noite devido aos cheiros, agora vão para a borga!

    ResponderEliminar
  8. @gaja boa 2 - agora a sério: nem uma discreta bufa?

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!